"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Águia voltou a voar!


O desfile da Portela na Marquês de Sapucaí (foto:UOL)


"A Portela, que passou por uma renovação em sua diretoria, fez as pazes com seu passado de glórias. O desfile garboso e emocionado garantiu um merecido terceiro lugar para a escola. O vice-campeonato até poderia ter vindo, mas a falta de um tripé prejudicou a agremiação no quesito enredo e tirou décimos preciosos. Para seus milhões de torcedores espalhados pelo mundo ficou uma certeza: a maior campeã do carnaval voltou para a briga de vez." - Uol.

E voltou com tudo! Durante a apuração, a disputa pela primeira colocação ficou acirrada entre as escolas Unidos da Tijuca, Salgueiro e Portela (ver resultado completo clicando aqui). No fim, todas três ficaram com 299 pontos, mas com poucos décimos de diferença: 299.4, 299.3 e 299.0, respectivamente. Ou seja, quem venceu  foi a Unidos da Tijuca com o enredo sobre o Ayrton Senna que, em maio, fará 20 anos de sua morte. Salgueiro ficou como vice-campeã com o enredo "Gaia, A Vida em Nossas Mãos" que fala sobre a criação do universo. E o azul-e-branco de Osvaldo Cruz e Madureira, que abordou o passado, o presente e o futuro da cidade do Rio de Janeiro com o enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião" levou a medalha de bronze. Isso significa que a nova administração da escola , com o Serginho Procópio na presidência (a torcida portelense lhe manda um beijo!) está mesmo dando certo. As três escolas, juntamente a União da Ilha do Governador, Imperatriz Leopoldinense e Acadêmicos da Grande Rio já têm presença garantida no desfile das campeãs neste sábado (08/03/2014). O curioso é que a Beija-Flor, pela primeira vez em 22 anos, não está entre os cinco primeiros lugares. A escola de samba de Nilópolis contou a história da evolução da comunicação e homenageou o empresário e ex-diretor da TV Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

O drone em formato de águia sobrevoando a avenida (foto: G1)


A Portela esta linda. Finalmente podemos ver a tradicional águia na avenida. Águia mesmo, não foi avião a jato e nem origami (referindo-se aos respectivos carnavais de 2010 e 2013). No desfile houve até um drone em formato de águia que sobrevoou o sambódromo. Mas o destaque mesmo foi o tripé "O Despertar do Gigante" que mostrou um boneco enorme com movimentos expressivos e bem realistas de olhares, tronco e braços rodeado por manifestantes. Só pelo close da câmera da Globo no rosto do gigante dá impressão de que parece gente e não um boneco. Um sinal de que a escola de samba do Rio de Janeiro com maior número de títulos (21 vitórias) acordou. Beliscou outro campeonato este ano, mas evoluiu. E isto é só o começo!

O boneco gigante é o destaque do desfile (foto: G1)


O que a Globo não mostrou...
 Ainda falando no gigante portelense, no início da Sapucaí, era uma alegoria parecendo uma montanha, mas depois vem um detalhe bem interessante: ao atravessar a altura dos setores 2 e 3 o gigante se levanta. Uma maravilha!



Video: http://youtu.be/WMOp-wkh2ao

Video: G.R.E.S Portela - "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião"
escrita por Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral
Intérprete: Wantuir
(P) 2013 Gravasamba, Gravadora Escola De Samba Ltda./ Universal Music (Brasil)



http://www.youtube.com/watch?v=e7cLfCFykuU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil