"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 31 de março de 2014

Cláudio Pastro, o "Michelangelo Brasileiro"

Cláudio Pastro


Você que presta serviço à Igreja Católica como eu ou simplesmente a segue com muito carinho, já ouviu falar no Cláudio Pastro? Mas já viu pelo menos uma obra dele, não é? Aqueles desenhos sacros em capas de bíblias e de CD's de cantos litúrgicos, ambos da Editora Paulus, por exemplo, são algumas das inúmeras obras de sua autoria. O estilo dele é moderno, belo, delicado e celestial que parece que me chama quem vê sua pintura à missa ou a estar a serviço de Jesus.
Desde 1975, Pastro se dedica à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.Tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados e esculturas para presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais, não só no Brasil, como também na Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal. Inclusive foi ele o responsável pelas peças que foram usadas pelo Papa Francisco em sua primeira visita ao Brasil por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.
Ilustrou os seguintes livros: Os diálogos de São Gregório Magno (Alemanha), Vida de Santo Antônio (Itália), Músicas natalinas para crianças (Itália), A Virgem de Guadalupe (Alemanha, Espanha e Brasil), entre outros.
Atualmente dá cursos de Estética e Arte Sacra em seminários, escolas teológicas, mosteiros, museus e faculdades. O paulistano de 65 anos é também o encarregado desde 1999 de todo o projeto artístico do templo da Basílica Nacional da cidade de Aparecida, São Paulo. A basílica passa por um processo de modernização que será concluído em 2017. “Entre as novidades, teremos um mosaico de 2.000 metros quadrados ilustrado com uma grande árvore da vida e um painel de azulejos com imagens da flora e da fauna do Brasil”, diz. Devido a essa grande tarefa, Pastro vem sendo tratado como o "Michelangelo brasileiro".
Foi o artista escolhido pela Santa Sé para conceber a imagem do Cristo Evangelizador do Terceiro Milênio, para as celebrações do Jubileu do ano 2000, obra que se encontra permanentemente exposta no Vaticano.
Pastro continua trabalhando a todo o vapor. Sua rotina começa às 4h30 da manhã, quando acorda para o primeiro de sete momentos de oração do dia. “Vim de uma família muito católica e, por isso, minha arte foi por esse caminho, mas graças ao bom Deus nunca quis ser padre.”O artista sacro vive sozinho no mesmo apartamento onde fica o espaço de seu ateliê. Ele nunca se casou. “Eu sou a Virgem Maria”, brinca.

Fontes:
Wikipedia
Veja SP 


A seguir, algumas das muitas pinturas de Cláudio Pastro que eu adoro muito.


Pintura que retrata a crucificação de Jesus Cristo

A Santa Ceia.

Capa de um dos CD's de cantos litúrgicos da CNBB lançado pela Editora Paulus

O Cordeiro Sagrado na capa da Bíblia Pastoral, Editora Paulus.

Logo do programa Missa do Santuário da Vida da RedeVida de Televisão. Os desenhos do ambiente da igreja de São José do Rio Preto (SP) também são da sua autoria.

A fuga da Sagrada Família para o Egito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil