"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 16 de setembro de 2014

16/09/2014 - O Centenário de Lupicínio Rodrigues



CENTENÁRIO DE NASCIMENTO

Lupicínio Rodrigues, grande compositor brasileiro, nasceu em Porto Alegre, RS, no dia 16 de setembro de 1914 e lá morreu no dia 27 de agosto de 1974.
"Lupe", como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo "dor de cotovelo", que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo e chora pela perda da pessoa amada. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.
De 1935 a 1947 trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da UFRGS. Nunca saiu de Porto Alegre, a não ser por uns meses em 1939, para conhecer o ambiente musical carioca. Porto Alegre era seu berço querido e todo o seu universo.
Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos. Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor em 1953.
Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou então à espera de quem as resgate. Suas obras: "Aves Daninhas", "Cadeira Vazia", "Cevando o Amargo", "Ela Disse-me Assim", "Esses Moços - Pobres Moços", "Exemplo", "Felicidade", "Foi Assim", "Judiaria", "Loucura", "Maria Rosa", "Migalhas", "Nervos de Aço", "Nunca", "Quem Há de Dizer", "Se Acaso Você Chegasse", "Se É Verdade", "Sozinha", "Torre de Babel", "Um Favor", "Vingança", "Volta" e "Zé Ponte".

Adaptado da Wikipédia no dia 22/02/2013
Fonte: Almanaque Santo Antônio 2014, Editora Vozes.

Lupicínio Rodrigues cantando "Vingança"



https://www.youtube.com/watch?v=5xHACWki9Rg


Jamelão (1913 - 2008), o cantor que mais gravou músicas de Lupicínio, interpretando "Cadeira Vazia" 



 https://www.youtube.com/watch?v=QVc_7rzyRtg


Jamelão interpretando "Nervos de Aço"



http://youtu.be/zMX3LJIyDjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil