"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Os 60 anos da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí (foto: Baixaki)

BODAS DE DIAMANTE

 Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento: 60 anos de inauguração (1955-2015)


Comemoramos neste dia 15 os 60 anos de inauguração da nossa belíssima Igreja Matriz. Projeto arquitetônico de Simão Gramlich. Estilo gótico basilical e romântico, com 60 metros de comprimento e 30 metros de largura. As torres maiores medem 50 metros de altura. O pedreiro responsável foi Manoel Morgado, que utilizou a quantia de 700 mil tijolos. O início das obras foi em 19 de fevereiro de 1941, sendo então pároco Padre José Locks.
O término das obras ocorreu em 14 de novembro de 1955, sendo pároco o Padre Vendelino Hobold. Sua inauguração aconteceu no dia 15 de novembro de 1955, cuja solenidade foi presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo metropolitano de Florianópolis.
A decoração artística das paredes internas e teto é Aldo Locatelli e Emílio Sessa. Conta com quatro sinos, fundidos em aço, em Bockener na Alemanha, pesando 200, 300, 500 e 1.020 quilogramas. Seu forro é de estuque, composto de chapas de serragem com cimento. Os vitrais foram executados pela Vidraçaria Peniker, de Porto Alegre (RS), e Conrado Vitrais, de São Paulo (SP).
A estátua de "Moisés descendo do Sinai", colocada sobre o baldaquino do púlpito, é uma obra do famoso escultor de Pomerode (SC) Ervin Curt Teichmann. Os altares, em número de seis, cobertos de mármores diversos, nacionais e estrangeiros, foram fornecidos pela Organização e Vendas de Objetos Litúrgicos, da cidade de São Paulo (SP).
Obras importantes já foram executadas como recuperação das estruturas de sustentação da cobertura e teto com a colocação de vigas metálicas e troca das telhas de amianto por telhas de alumínio, obra executada pela Semofer da cidade de Itajaí (SC). Houve também restauração do teto e paredes internas. Os vitrais foram restaurados pela empresa Conrado Vitrais de São Paulo (SP).
Outras melhorias continuam ocorrendo até o presente momento. Aliás, a manutenção da Igreja Matriz é necessariamente contínua. Temos que preservá-la. (...) Ela é um belíssimo templo, considerado um símbolo de nossa cidade e um marco na arquitetura religiosa de Santa Catarina.

Texto de Áurea Araújo Silva Francisco para o Jornal Família Paroquial (Itajaí-SC), ano XVIII, edição 246, novembro de 2015. Bittencourt Editora.

Interior da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí (foto: Guascatur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil