"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO - Depressão não é frescura, nem "falta de Deus"



"ELES SE EXPUSERAM E QUEM VIU OPINOU

São meus colegas mais novos de sacerdócio (sobre Padre Marcelo Rossi e Padre Fábio de Melo) e fazem um grande bem cada um do seu jeito e com o seu talento.
Recentemente os dois contaram para o público ( são milhões de seguidores) as suas dores de alma.
Creio que acharam honesto expor seu sofrimento porque muita gente sofre semelhantes dores. Portanto foram testemunhos não de glória, mas de sofrimento!
Como sempre, há quem reaja a favor, contra, ou como quem sabe a resposta que nem os doutores em psicologia ou teologia não sabem o suficiente.
Mas como gosto deles, digo que arriscaram. Imagino que sabiam o que faziam. Lido com mídia e comunicação há 45 anos. Dei aulas por 32 anos. E sei que contar suas dores pela TV ou pelas redes, é como deixar examinar o coração e os rins por curiosos que não estudaram medicina.
Imagino que sabiam das consequências. Nossa igreja criou o confessionário e os psicólogos e psiquiatras montam consultórios para que curiosos não opinem sobre as dores da alma .
Mas discordo frontalmente dos que disseram que as dores dos dois jovens sacerdotes foi falta de oração e de fé. Deveriam ler (Rei) Davi, (profeta) Jeremias, (Santa) Tereza de Avila (ou Santa Teresa de Jesus), (São) João da Cruz e de muitos santos que oravam muito e serviram o povo, mas passaram pela noite escura da alma.
O fato de eu não ter passado por esta escuridão não me faz nem mais sábio, nem melhor do que os que sofrem esta angústia !
Oremos por todos nossos amigos que tem dores de alma! Elas existem!"

Pe Zezinho scj, no Facebook
( https://www.facebook.com/padrezezinhoscj/photos/a.265837910231968.1073741829.264280620387697/848506398631780/?type=3&theater )

No post anterior, eu falei sobre o Setembro Amarelo, a campanha de prevenção contra o suicídio (clique aqui). E a raiz do suicídio é a depressão. É com esse texto do Padre Zezinho que começo este post. Aqui o sacerdote não só diz que os jovens padres foram corajosos em confessar publicamente que enfrentam distúrbios emocionais, mas também cita exemplos para negar que depressão é como muitos que nunca passaram por isso dizem impensavelmente ("frescura", "covardia", "falta de Deus", etc.). Contudo, embora ele nunca tenha sofrido esse distúrbio, Padre Zezinho não se envaideceu. Muito pelo contrário: pede aos outros que rezam por aqueles que sofrem.
Depressão é uma doença que acontece com qualquer um, não escolhe credo, espiritualidade ou classe social. Ela é muito mais que uma simples tristeza. "Atinge diversas áreas químicas do cérebro. Os neurotransmissores é uma grande parte atingida daquelas pessoas que desenvolvem essa doença". (site Saúde Mental).
Este mesmo site explica que alguns sintomas que podem ser detectados são ansiedade, angustia, falta de interesse social, desanimo, humor depreciativo, sentimentos de medo e indecisão. A depressão poderá também ter sintomas físicos, como: Dores de barriga, má digestão, azia, flatulência, diarreia, dores de cabeça, e outras dores sem qualquer explicação cientifica.
Para saber mais sobre depressão e como reagir diante de quem tem essa dor, recomendo que visitem os sites a seguir:

SITE M DE MULHER - "Coisas que nunca devemos dizer para uma pessoa com depressão"
Frases como "durma bem e amanhã não terá mais depressão", "foque só na parte feliz da vida" e "tem gente com situação bem pior que você no mundo", mesmo cheias de boas intenções, mais atrapalham do que ajudam. Leia e saiba por quê.

SITE DIÁRIO DE BIOLOGIA -  "Depressão é falta de Deus no coração" - Padre Marcelo Rossi e Padre Fábio de Melo enfrentam quadro agudo de depressão e ansiedade
Como eu disse, depressão não escolhe cara, credo e espiritualidade. "A depressão vem de um problema físico-químico e não da falta de Deus no coração e de orações", diz a matéria.
http://diariodebiologia.com/2017/08/depressao-e-falta-de-deus-no-coracao-padre-marcelo-rossi-e-padre-fabio-de-melo-enfrentam-quadro-agudo-de-depressao-e-ansiedade/

Sites com explicações mais científicas:
Site "MInha Vida" - Depressão: sintomas, tratamentos e causas

Site "Saúde Mental" -  O que é Depressão? Tem Cura? Saiba as causas, sintomas e tratamentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil