"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"Febre de Juventude" ("I Wanna Hold Your Hand", 1978)

"Eu quero segurar na mão dos Beatles!" Fãs em ritmo de aventura no hotel do quarteto britânico.


Recentemente eu vi e ri um monte com esse filme que, no Brasil, foi um dos clássicos da Sessão da Tarde da Rede Globo: "Febre de Juventude" ("I Wanna Hold Your Hand", Universal Pictures, 1978) que conta a história de seis adolescentes de Maplewood, Nova Jersey, dois rapazes e quatro moças, que fazem loucuras e outros absurdos para se aproximarem de seus ídolos, os Beatles, por ocasião da vinda da banda inglesa para a sua primeira apresentação antológica nos Estados Unidos no programa de TV do Ed Sullivan (1901-1974). Essa atração quebrou o recorde de audiência na noite de 9 de fevereiro de 1964. Por um lado, é uma comédia que consegue mesmo arrancar gargalhadas usando a beatlemania na América como o tema. Por outro, o psicológico, o filme acenderia a discussão sobre a extrema admiração de adolescentes por seus ídolos.
A primeira vez que eu tinha visto esse filme foi quando eu tinha 13 anos, em 1995, na Sessão da Tarde, claro. Eu lembro porque foi logo depois de eu ter acabado de conhecer parcialmente sobre Jovem Guarda e os três filmes de Roberto Carlos. Eu já estava no auge do meu fascínio por anos 60 e por Roberto Carlos.

Cabe mais um aí?

O sexteto era formado por Grace Corrigan (Theresa Saldana, 1954-2016 / dublada por Vera Miranda, 1939-2008), aspirante a fotógrafa que anseia em tirar fotos exclusivas dos Beatles e consegue o jeito de ela e suas amigas entrarem no hotel luxuoso em Nova Iorque onde a banda se hospedaria, Rosie Petrofsky (Wendie Jo Sperber, 1958-2005 / dublada por Marisa Leal), a mais fanática de todas, especialmente pelo Paul McCartney que no meio dessa aventura toda conhece Richard "Ringo" Kalus (Eddie Deezen / dublado por Nizo Neto), um beatlemaníaco fora do normal que conseguiu se alojar clandestinamente em um quarto no hotel, Pam Mitchell (Nancy Allen / dublada por Fátima Mourão), a mais tímida que menos sabia dos Beatles, mas que teve a grande sorte de entrar no quarto deles e termina o seu noivado por causa dos ídolos (???), Tony Smerko (Bobby Di Cicco / dublado por Élcio Romar), o absoluto depreciador (ou hater, como se diz hoje em dia) dos Beatles que tem uma aparência física semelhante à de Paul McCartney e fica bastante irritado quando as fãs o comparam com ele, Janis Goldman (Susan Kendall Newman / dublada por Maria Helena Pader), outra que odeia o quarteto e tenta provar que ele não passa de um grupo comercial e alienador, e Larry Dubois (Marc McClure / dublado por Cleonir dos Santos, 1944-1998), filho de agente funeral que se disfarça de chofer para dirigir a limousine de seu pai para conduzir a turma até o hotel  dos Beatles.


"Boicotem os Beatles!", protesta Janis Goldman, personagem de Susan Kendall Newman, filha de Paul Newman (1925-2008).


Os rapazes (da esquerda para direita) Tony Smerko (Bobby Di Cicco) e Richard "Ringo" Kalus (Eddie Deezen) e as meninas (da esquerda para direita) Grace Corrigan (Theresa Saldana), Pam Mitchell (Nancy Allen) e Rosie Petrofsky (Wendie Jo Sperber).


Logo no começo do filme, após o apresentador Ed Sullivan (vivido por Will Jordan) anunciar a apresentação dos fab-four, somos brindados com as imagens originais da própria banda chegando ao aeroporto John F. Kennedy  (JFK) em Queens, um dos distritos de Nova Iorque, Estados Unidos e sendo recebida por milhares de fãs americanos. Como fundo musical, a canção-título original do filme, "I Want To Hold Your Hand" (de John Lennon e Paul McCartney, 1963) que em português quer dizer "quero segurar em sua mão". Este clássico foi a primeira gravação dos Beatles em quatro canais, o que fez com que George Martin (1926-2016) produzisse uma mixagem melhor do estéreo, entre outras melhorias sonoras impossíveis nas gravações anteriores em dois canais. (fonte: O Baú do Edu). "Escuta só, é estéreo!" disse a personagem Rosie Petrofsky, com o radinho de pilha na mão, para a Pam Mitchell enquanto entravam em uma loja de discos lotada de fãs loucas comprando o LP "Meet The Beatles" (Capitol Records/Parlophone/EMI Music, hoje Universal Music, 1964), o primeiro álbum oficial da banda nos Estados Unidos lançado em janeiro de 1964 pela gravadora americana Capitol Records, subsidiária da EMI (hoje Universal Music), em parceria com a gravadora britânica Parlophone Rcecords*, esta também da EMI na época. As cópias saíam feito pão quente do estabelecimento!
Na versão dublada do filme, na cena em que a turma chega de carro em meio a uma montoeira de fãs reunidos em frente ao hotel, repare que o coro da multidão está no áudio original: "We want the Beatles! We want the Beatles", ou seja, "Queremos os Beatles! Queremos os Beatles!"
Outro detalhe que eu vi. Quase no final do filme, durante os intervalos comerciais do histórico programa do Ed Sullivan, lá nos bastidores, os operadores de GC (gerador de caracteres) que ainda não sabiam quem era quem dos Beatles, revisavam para inserirem ao vídeo os nomes dos integrantes da banda para identificá-los um por um e ao chegarem a vez do close em John, o John Lennon (1940-1980), debaixo do nome anunciariam entre parêntesis: "sorry, girls, he's married", ou seja, "sinto muito, garotas, ele é casado". Na época, com Cynthia Powell Lennon (1939-2015) com quem teve o filho Julian Lennon, nascido em 8 de abril de 1963. Quem assistiu ao filme "The Wonders - O Sonho Não Acabou" ("That Thing You Do", Twentieth Century Fox, 1996), outro clássico da Sessão da Tarde que também retratava a década de 1960, viu uma cena que foi inspirada nessa ideia. Durante a apresentação da banda fictícia The Wonders no programa de TV à Ed Sullivan Show, ao identificarem o vocalista, um alerta às fãs: "careful, girls, he's engaged!" ("cuidado, garotas, ele está comprometido!").
"Febre de Juventude" foi dirigido por Robert Zemeckis, o mesmo da franquia oitentista "De Volta Para o Futuro" ("Back To The Future", Universal Pictures) e produzido por Steven Spielberg. Diversão pura! Não paro de assistir!

*A partir de 2013, a gravadora Parlophone Records passou a ser subsidiária da Warner Music que não possui  na transação o Catálogo dos Beatles que ficou com a Universal Music.

Trailer (em inglês - sem legenda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil