"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 21 de setembro de 2021

THE END - A Globo Não lançará mais trilhas sonoras de novelas em formato físico

A Som Livre anunciou que não irá mais produzir material, não só de trilhas sonoras, mas também de seus artistas


Capa do CD do Volume 1 da trilha sonora de "Salve-se Quem Puder", a última a ser lançada em formato físico na casa da Som Livre


Pois é. Esta semana o site Na Telinha divulgou que a Rede Globo havia encerrado de vez a produção de trilhas sonoras de novelas em formato físico, no caso, em compact disc (CD).
A informação foi confirmada pela própria assessoria da comunicação da Som Livre, gravadora do Grupo Globo, existente desde 1969. "Salvo algumas exceções, como lançamentos especiais, a Som Livre não está produzindo material físico de trilhas sonoras, nem de artistas".
Porém, com a evolução das plataformas digitais, a Globo divulgará trilhas através delas (Spotify, Deezer, etc.), assim como vem fazendo com os trabalhos de seus artistas contratados. As últimas trilhas sonoras em CD lançadas pela Globo foram "Amor de Mãe vol. 2" e "Salve-se Quem Puder vol. 1", ambos de 2020. Essa notícia não me surpreendeu, afinal, os streamings são os donos da vez e, em razão disso, as lojas físicas daqui de Itajaí (SC) e região como eu venho falando já não estão mais recebendo CD's e DVD's de gravadora alguma. Uma pena.


Som Livre


As logos inesquecíveis da Som Livre


A Som Livre foi fundada em 1969 pelo produtor musical João Araújo (1935-2013), pai do cantor Cazuza (1958-1990), com a finalidade de desenvolver e comercializar trilhas sonoras de novelas produzidas pela TV Globo.
A primeira trilha lançada pela Som Livre foi "O Cafona" em 1971. Em seguida, outras trilhas memoráveis foram produzidas por compositores e cantores brasileiros e lançadas pela gravadora, como "O Bem Amado" (de Toquinho e Vinícius de Moraes, 1973), "O Bofe" (de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1972), "Os Ossos do Barão" (dos irmãos Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle, 1973) e "O Rebu" (de Raul Seixas e Paulo Coelho, 1974). Até 2006, a gravadora estava sob o nome de SIGLA - Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda. que foi substituída a partir de 2007 pela Globo Comunicação e Participações S.A.
A Som Livre também lançou no mercado nomes como Djavan, grupo Barão Vermelho e Cazuza, além de discos de renomados artistas como Elis Regina (1945-1982), Guilherme Arantes, Rita Lee, Tim Maia (1942-1998), Xuxa, Novos Baianos, Fábio Jr., Alceu Valença, entre muitos outros. Em 1988, foi responsável pelo 2º álbum mais vendido no Brasil e o mais vendido na história da gravadora, o "Xou da Xuxa 3" (clique aqui). O álbum teve 3.316.704 cópias vendidas. Em abril desse ano, a Globo se desfez da Som Livre e a vendeu para a Sony Music Entertainment.


Trilhas sonoras

As trilhas sonoras de novelas da TV Globo eram sucesso entre o público e existiam em formatos K7, objeto extinto há anos, e também em LP cuja última versão foi com volume 1 da novela "A Indomada" em 1997. Desde então as canções passaram a ser lançadas em CD, formato iniciado na emissora do Roberto Marinho (1904-2003) a partir de "O Salvador da Pátria Internacional" em 1989. A trilha sonora que bateu recorde de vendas foi o volume 1 de "O Rei do Gado" (1996), superando a marca de 2 milhões de cópias, número até hoje jamais superado por nenhuma outra produção da TV. No entanto, a tiragem das trilhas em CD foram diminuindo até chegar às unidades mínimas. Recentemente as últimas trilhas sonoras de novelas globais foram confeccionadas cerca de 1000 unidades de cada folhetim para a venda. Porém o negócio foi de mal a pior graças à chegada da pandemia da Covid-19.


Minhas trilhas sonoras preferidas

Aqui na minha página sempre faço postagens de trilhas sonoras que eu amei, mas se for para escolher, eu adoro "O Rei do Gado Volume 1" (clique aqui para ver a postagem), "Roque Santeiro Volume 1" (clique aqui) e "O Bem Amado Nacional" cuja postagem eu não fiz.

E fim.


Referências:
*Na Telinha
https://natelinha.uol.com.br/mercado/2021/09/17/globo-encerra-producao-de-trilhas-sonoras-de-novelas-169674.php

*Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Som_Livre

*Som Livre
www.somlivre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil