"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

"A Verdadeira História do Papai Noel" (Associação do Senhor Jesus / Rede Século 21, 1995)

 


O ator Zé Luiz Pinho como Papai Noel/ Nicolau


Na madrugada do recente dia 24 para dia 25 de dezembro, a Rede Século 21, uma das emissoras católicas à qual eu particularmente amo assistir, inclusive pelas suas produções teledramatúrgicas do grupo teatral da Associação do Senhor Jesus na década de 1990, reprisou "A Verdadeira História do Papai Noel", minissérie de 1995 escrita pelo renomado Geraldo Vietri (1927-1996) em sua última obra (ele faleceu no dia 1 de agosto de 1996), produzida pela Associação do Senhor Jesus (instituição católica criada pelo Padre Eduardo Dougherty que também gerou a Rede Século 21) e exibida originalmente do dia 11 a 23 de dezembro (de segunda-feira a sábado) do mesmo ano pela CNT. A minissérie tinha doze capítulos e certamente foi até manhã de Natal quando foi reapresentada esta semana, já que, assim que eu fui lhe assistir, a minha sensação de sono pesado prevaleceu à 1h30 da manhã.
No elenco estavam Zé Luiz Pinho (1925-2004) como Papai Noel / velho Nicolau, Jonas Mello (1937-2020) como Bispo Nicolau, Ênio Gonçalves (1943-2013), Níveo Diegues como Cornélio, irmão do Bispo/São Nicolau, Yachmin Gazal (na época, Yachmin Lag) como Dina, esposa de Cornélio, Jefferson Brito como o cruel centurião romano Marcus que vive assediando Dina, Marcelo Galdino como jovem Nicolau, filho de Dina e Cornélio que teve seu nome inspirado no tio e se tornaria o Papai Noel no futuro, e Denis Derkian em mais uma produção da ASJ como Jesus Cristo.


Sinopse


A Minissérie "A Verdadeira História do Papai Noel" conta a história de São Nicolau (Jonas Mello), um bispo que viveu em Mira, na Turquia, no tempo das perseguições romanas contra o cristianismo.
São Nicolau, conhecido também como São Nicolau de Mira, foi quem criou o costume de dar presentes por ocasião do Natal. Num tempo em que várias jovens podiam se tornar escravas pelo fato de suas famílias não terem dinheiro para pagar um dote de casamento, São Nicolau, herdeiro de uma grande fortuna, jogava dinheiro pelas chaminés das casas dessas moças, libertando-as do terror da escravidão. Ele também libertou homens endividados, sob o risco de se tornarem escravos de seus credores, jogando dinheiro pelas chaminés de suas casas. Assim surgiu a ideia de que o "Papai Noel" entra pelas chaminés.


Jefferson Brito como centurião romano Marcus (arquivo de Jean Dantas, amigo do ator)


 Fontes:
Rede Século 21:

Nilson Xavier - Teledramaturgia:



Vídeo: trecho do primeiro capítulo da minissérie "A Verdadeira História do Papai Noel" disponibilizado pela Rede Século 21 no YouTube.




Vídeo: trecho do primeiro capítulo da minissérie "A Verdadeira História do Papai Noel" disponibilizado pelo ator Níveo Diegues (que fez o personagem Cornélio) no YouTube.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil