Desde criança eu sempre gostava de ganhar discos de vinil e, na adolescência, CD's. Seja no Natal, no aniversário e no dia das crianças. Geralmente os LP's que eu ganhava eram da Xuxa. Quando eu ia para o centro da cidade de Itajaí (SC) com meus pais, eu gostava de ver a vitrine da extinta loja HM da Rua Hercílio Luz onde hoje é Lojas Colombo só para ver os lançamentos de LP's. E para ver a contracapa da qual eu estava curiosa, já que dava para ver só a capa, só entrando na loja, mesmo. Lá nos anos 1990, quando eu e a minha família íamos passear em Blumenau nas férias de julho e dezembro eu amava fuçar a sessão de CD's nas lojas Americanas no Shopping Neumarkt. Em Balneário Camboriú, eu ia para a saudosa CD Company.
Hoje extinguiu-se isso tudo graças à popularidade do MP3 e, em seguida, dos streamings. Se você for em festas ou sair às ruas onde há música executando, verá uma daquelas caixas de som com conexão Bluetooth e entrada USB para pen-drive. Lógico, afinal guardar tudo no celular ou qualquer outro dispositivo não ocupa espaço na estante e não custa tanto dinheiro, o que faz com que streamings e MP3's fossem mais práticos, o que é compreensível. Daí que o povo não liga mais para a mídia física.
Atualmente os discos de vinil "voltaram" ao mercado. Alguns usados são vendidos em feiras da pulga ou sebos. Os novos e relançados em sua maioria pelo site da gravadora Universal Music. Porém a decepção é que o preço desses LP's, seja de artistas nacionais e internacionais, são absurdamente caros, a partir de (se segure na cadeira!) 200 reais. Os motivos desse valor assustadoramente elevado são vários, como taxas de importação, escassez de matéria-prima, oferta limitada e alta demanda de saudosistas.
É lógico que seria uma utopia da minha parte dizer isso, mas eu torço para que haja recursos aqui no Brasil para que o vinil e o CD voltem a ser mais acessíveis (e acima de tudo, mais baratos) como antes para os amantes da mídia física como eu.
Saudade do tempo em que eu ganhava LP/CD/DVD no Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.