"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 8 de dezembro de 2024

Relembrando a adolescência #21 - como era o Natal nos anos 90

 

Artigos de Natal que marcaram os dezembros dos anos 1990. Foto: Nostalgia Pura / Instagram (@nostalgiapuraaa1 )

https://www.instagram.com/nostalgiapuraaa1?igsh=Y3QwcjAxcGVwcnZv



A década de 1990 sem dúvida foi bem proveitosa pra mim. Em época de Natal, então...

O ano de 1995 só me traz memórias pra lá de afetivas, inclusive pelo lançamento do CD da Simone, "25 de Dezembro" (PolyGram/ hoje Universal Music, 1995). Eu lembro como se fosse ontem: o extinto programa Vídeo Show da Rede Globo, na época apresentado por Miguel Falabella, mostrando os bastidores da gravação do álbum natalino de uma das minhas cantoras baianas preferidas (além de Ivete Sangalo e Margareth Menezes). Eu e minha mãe saíamos pelo centro da cidade de Itajaí (SC) nessa época e muitas lojas tocavam essa então novidade musical. Nós (minha família) só compramos esse CD um ano mais tarde, em 1996, e até hoje eu o ouço com carinho (gosto, sim, e daí?)

Ainda falando em 1995, quem acompanha meu blog sabe que eu sempre falo que foi nesse ano que virei fã do Roberto Carlos. Eu tinha apenas 13 anos (ops! Desculpa, Roberto, eu sei que você não gosta desse número, mas aconteceu graças à comemoração dos 30 anos de Jovem Guarda), ganhei do meu pai meu primeiro CD recém-lançado do Roberto uma semana antes do Natal e no mesmo ano em que papai comprou o primeiro aparelho de CD. Até hoje, como fã, gosto dos seus especiais de fim de ano, choro feito um bebê com ele e fico com borboletas no estômago (misto de empolgação com ansiedade) antes de começar o programa como se fosse o show dele ao vivo, mesmo. (Amo, sim, e daí?)

O filme "Esqueceram de Mim" ("Home Alone", 20th Century Fox, 1990) é um clássico cinematográfico natalino dos anos 1990. Foi uma época em que eu nunca tinha ido ao cinema, porque meus pais não podiam me levar (a primeira vez que eu fui ao cinema daqui de Itajaí foi aos 15 anos, em 1997, com o filme "Tarzan" da Disney) e eu lhe assisti quando passou pela primeira vez na TV Globo por curiosidade, já que eu havia percebido que o longa estrelado por Macaulay Culkin era o blockbuster entre o público infantil. Eu me diverti mesmo, mas eu também amo "Um Herói de Brinquedo" (Jingle All The Way", 20th Century Fox, 1996) com Arnold Schwarzenegger como Howard Langston em busca de um brinquedo de presente de Natal para seu filho Jamie (Jake Lloyd), mas o produto em todas as lojas se esgotou rapidamente e, como se isso não bastasse, Howard disputa pelo mesmo brinquedo com o carteiro Myron (Sinbad) que também deixou de comprar o presente pro seu filho na última hora. Divertidíssimo! Eu não paro de assistir (clique aqui para ver a postagem).

"Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica" (Maurício de Sousa Produções / Embrafilme) é de 1988, mas eu e meu irmão não parávamos de assistir a essa fita de vídeo* alugada de uma videolocadora assim que meu pai comprou o videocassete em... 1995! Ou seja,  quando os aparelhos de CD e os videocassetes passavam a custar por preços mais acessíveis, faltando pouco para a chegada de um tal de DVD ao Brasil. (Claro! Afinal, a nossa condição financeira "não era nenhuma Brastemp!"** como dizia um famoso bordão dos anos 1990, mas a gente se divertia à beça.) 


*o Video Home System (VHS) do filme "Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica" foi lançado pela Trans Vídeo em 1988 e relançado em DVD em 2004 com redublagem pela Paramount Home Entertainment 

**"Não é assim uma Brastemp!" - bordão da peça publicitária "Não Tem Comparação" composta por quatro comerciais de televisão lançada em 1991 pela agência Talent para os produtos da marca de eletrodomésticos Brastemp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil