"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 9 de fevereiro de 2025

"Estrada da Vida" - Milionário e José Rico


Você certamente já ouviu este famoso mantra: "estude enquanto eles dormem, trabalhe enquanto eles divertem, lute enquanto eles descansam e viva o que eles sempre sonharam". Uma mensagem aparentemente linda e motivadora, porém perigosa. É só ver quantas pessoas que estudam e trabalham se sentem mal com esse ditado e com toda a razão. Para os coachs mais tóxicos, quem discordar ou não seguir essas regras para ocupar o lugar mais alto do pódio é pior do que insignificante, será ninguém e é tachado de preguiçoso. Palpite infeliz. E a tal mensagem nos deixa uma dúvida: ela está nos induzindo a ser ou a ter? 
Um dos exemplos musicais que nos faz pensar sobre isso é um dos clássicos sertanejos "Estrada da Vida" (de José Rico, 1977) da dupla Milionário & José Rico (1946-2015). A música fala sobre a busca incessante pelo sucesso e reconhecimento, uma corrida que muitas vezes não permite pausas ou descanso. Porém, chega o momento em que a pessoa é atingida pelos inevitáveis efeitos colaterais causados pela obsessão insalubre de alcançar o primeiro lugar, como falam os versos "Mas o tempo cercou minha estrada / e o cansaço me dominou / minhas vistas se escureceram / e o final da corrida chegou". Quem sofreu de estafa ou síndrome de burnout sabe muito bem e é a ambos e a doenças como depressão que leva a lógica do "trabalhe/estude enquanto eles dormem". Seja focado e disciplinado, sim, "mas viva, descanse, ame, divirta-se e colecione momentos, pois a vida passa muito rápido" (Ester Morgan , @estermorganoficial / Instagram)


Sobre a música 

Em uma entrevista, José Rico contou como havia escrito "Estrada da Vida": 
"Eu me lembro que em 1976 nós fizemos uma campanha política numa cidade próxima de Rio Preto, Olímpia (SP). Isso marcou justamente porque a gente ficava sempre em Rio Preto nessas ocasiões e, naquela vez, nós saímos daqui pra fazer um show em Goiás. Lembro que eu comprei, num estacionamento aqui de Rio Preto, uma Brasília verde. E fomos viajar com ela. Da cidade de Mineiros a Itumbiara, em Goiás, já na volta pra São Paulo, surgiu a música 'Estrada da Vida'".
O disco homônimo foi lançado pela gravadora Warner Music no ano de 1977. O álbum chegou a alcançar 750 mil cópias vendidas, chegando ao prêmio de disco de platina triplo. Três anos mais tarde, veio o filme "Estrada da Vida" (José Raimundo Produções Cinematográficas/ Nacional Artistas Unidos Produções Cinematográficas (NAU)/ Vilafilmes Produções Cinematográficas, 1980) estrelado pela dupla. A canção sertaneja serviu de inspiração para Humberto Gessinger, então vocalista da banda de rock  Engenheiros do Havaii e fã de Milionário e José Rico, compor "Infinita Highway" (1987) e foi regravada por Fábio Jr. para o seu álbum "Romântico" (Sony Music, 2009).


"Estrada da Vida"
Escrita por José Rico
Interpretada por Milionário e José Rico
℗ 1977 Chantecler / Warner Music Brasil


Nesta longa estrada da vida
Vou correndo e não posso parar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar

Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final da corrida chegou

Este é o exemplo da vida
Para quem não quer compreender
Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final desta vida chegou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil