Os motivos de eu ter gostado do filme de animação "Lilo & Stitch" ( Walt Disney Pictures):
O filme é de 2002, porém, 22 anos mais tarde, virou a sensação comercial entre as crianças. Até a Laura, neta do meu ídolo Roberto Carlos e filha de Dudu Braga (1968-2021) com Valeska Braga teve no ano passado sua festa de aniversário com o tema do filme da Disney. Mas vamos para os motivos pelos quais "Lilo & Stitch" me cativou:
* Não é afirmado que a menininha Lilo, a protagonista do filme, tenha autismo, mas muitas crianças autistas e suas famílias podem se identificar com suas atitudes e emoções. Ela tem dificuldade para se comunicar e lidar com emoções, e se sente incompreendida por todos. Também não tolera mudanças de rotina (se não houver pasta de amendoim pro sanduíche do seu "fofuxo" de toda quinta-feira, ela tem crise). Adora cuidar de animais menos favorecidos como o alienígena Stitch que ela jura ser um cachorro e tem como o hiperfoco Elvis Presley (1935-1977).
* a trilha sonora com o rei do rock Elvis Presley, o ídolo da Lilo, que foi um fenômeno musical quando a garotinha nem era nascida. Isso me faz lembrar um certo alguém em relação ao outro rei, Roberto Carlos.
*a exclusão social é um assunto abordado através dos protagonistas. O "animalzinho" Stitch é rejeitado pelo seu planeta de onde veio e a Lilo por outras meninas que a acham estranha.
Inclusive este vídeo abaixo da página UN do Facebook / YouTube no quadro "Personagens que podem ser ou são autistas" explica os sinais do possível autismo da Lilo.
https://www.facebook.com/share/v/1BGw1jTB2y/
Sinopse
*dubladores originais*dubladores brasileiros
Numa exótica ilha do Havaí, há uma garotinha solitária chamada Lilo Pelekai (Daveigh Chase* /Bianca Salgueiro**) que adora cuidar de animais menos favorecidos. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes. Até que, em um belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders* / Márcio Simões** ), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Agora, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, ficando amigo de Lilo.
Lilo Pelekai, que é criada pela sua irmã mais velha, a adolescente Nani Pelekai (Tia Carrere* / Marília Rodrigues**), após a morte de seus pais. Elas são supervisionadas pelo assistente social Cobra Bubbles (Ving Rhames*/ Paulo Flores**, 1944-2003), que duvida que Nani consiga cuidar adequadamente de Lilo. Bubbles ameaça colocar Lilo em um orfanato se a situação das Pelekais não melhorar em três dias. Nani tenta manter o emprego no restaurante, mas, após o incidente no estabelecimento causado por Stitch, Nani é despedida, é advertida mais uma vez pelo Cobra Bubbles caso não encontre outro trabalho pra sustentar a irmã, tenta em inúmeras áreas, mas as travessuras de Stitch arruínam persistentemente as chances de Nani encontrar trabalho.
Fonte: Dublapédia
https://dublagem.fandom.com/wiki/Lilo_%26_Stitch
"Ohana quer dizer família. E família quer dizer nunca abandonar ou esquecer".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.