"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Clube do Samba de João Nogueira

Gente, eu já tinha conhecido esse video só de vista, principalmente nos blogs sobre a Clara Nunes, mas eu só o assisti agora (isso mesmo), ou seja, nem sabia o que eu estava perdendo e só agora que tirei o tempinho pra vê-lo.Cara, se o meu monitor fosse uma espécie de tela mágica, eu entraria na imagem, pois essa é de se esbaldar.
Esse video é uma reportagem do Fantástico feito em 1979, sobre a inauguração do Clube do Samba. O Clube do Samba foi criado por João Nogueira com a intenção de revitalizar o samba.
"Naquele período, a música brasileira agonizava no cenário musical. As rádios não davam a menor importância, as televisões e seus programas também fechavam os olhos à nossa produção musical.Estávamos no momento Dancing Days, a novela da TV Globo que arrebentava com todas as outras emissoras no horário nobre. O som que se consumia vinha de fora, com fitas cassete e vinis 'importados'. A era disco explodia." (trecho do livro "Clara Nunes, Guerreira da Utopia", de Vagner Fernandes, Ediouro, 2007)
Estavam lá todos os bambas: o próprio João Nogueira, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho (a rivalidade entre estas duas estava esfriando na época), Sônia Lemos, Nelson Sargento,Sérgio Cabral (o pai), entre outros.



Video:YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=uRF-5npsqTo

Ainda tocando no assunto...o compositor portelense Candeia faleceu um anos antes do Clube do Samba, em 1978, mas, em 1977, com a tal invasão da música estrangeira no Brasil, ele escreveu e gravou "Sou Mais Samba" (do LP "Quatro Grandes do Samba - Nelson Cavaquinho, Candeia, Guilherme de Brito e Élton Medeiros"), com a participação especial de Dona Ivone Lara.A letra servia de protesto contra as "músicas de fora"contagiando o Brasil, deixando a MPB e o samba na exclusão.


Sou Mais Samba
Autor:Candeia
Intérpretes:Candeia e D. Ivone Lara


REFRÃO (2x):
Eu não sou africano, eu não
Nem norte-americano!
Ao som da viola e pandeiro
sou mais o samba brasileiro!

Menino, tome juízo
escute o que vou lhe dizer
o Brasil é um grande samba
que espera por você
podes crer, podes crer!

REFRÃO (2x)

Á juventude de hoje
dou meu conselho de vez:
quem não sabe o be-a-bá
não pode cantar inglês
aprenda o português!

REFRÃO (2x)

Este som que vem de fora
não me apavora nem rock nem rumba
pra acabar com o tal de soul
basta um pouco de macumba!
Eu não sou africano!

REFRÃO (2x)

O samba é a nossa alegria
de muita harmonia ao som de pandeiro
quem presta à roda de samba
não fica imitando estrangeiro
somos brasileiros!

REFRÃO (2x)

Calma, calma, minha gente
pra que tanto bambambam
pois os "blacks" de hoje em dia
são os sambistas de amanhã!
Eu não sou africano!

REFRÃO (2x)

(P) 1977 RCA Victior, Radio Corporation of America (hoje Sony Music* Entertainment [Brasil])

*A gravadora não se chama mais Sony BMG, pois a BMG (Bertelsmann Music Group) vendeu sua parte de negócio pra Sony, sendo que a Sony comprou os direitos autorais da BMG, inclusive da época em que esta ainda se chamava RCA. Clique aqui pra saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil