"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 30 de abril de 2011

Dreamgirls - As garotas dos sonhos encarando a realidade.


The Dreams: Lorrell Robinson (Anika Noni Rose), Deena Jones (Beyoncé Knowles) e Effie White (Jennifer Hudson)



Este filme é de 2006, mas eu só vi em dezembro de 2010, assim que a Globo resolveu exibí-la na Sessão de Gala, logo depois de "Domingo Maior". No Rio Grande do Sul e aqui em Santa Catarina é quase uma hora mais tarde devido a programação local da afiliada RBS TV , mas, pra mim, valeu a pena cair da cama pra ver o filme, pois é um músical bem trabalhado. Eu, ironicamente, digo que "Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho" ("Dreamgirls", Paramount Pictures / Dreamworks SKG, 2006) traduz um pouco como é a música de hoje, pois o filme "mostra o sonho sem esconder a realidade" (Blog Estúdio Online). O filme, com roteiro de Bill Condon (o mesmo de "Chicago") é baseado no musical da Broadway estreado no dia 20 de dezembro de 1981, com música de Henry Krieger e letra de Tom Eyen. Coincidentemente, o filme estreou nos Estados Unidos cinco dias antes dos 25 anos de estréia do black musical (15 de dezembro de 2006)


Trailer do Filme



http://youtu.be/IkLl6rHT8-M

Detroit, década de 60. Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx, que ganhou o Oscar ao fazer o papel de Ray Charles no cinema e dublado por Cláudio Galvan) é um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones (Beyoncé Knowles / dublada por Márcia Coutinho), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose / dublada por Iara Riça) e Effie White (Jennifer Hudson / dublada por Márcia Morelli). Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James "Thunder" Early (Eddie Murphy / dublado por Mário Jorge Andrade), o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça vôo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie. (Adoro Cinema). E Curtis acaba colocando Deena para ser a vocal principal do grupo trocando-a por Effie não só como a cantora principal do grupo, mas também como seu interesse romântico. Isso sem dizer que Beyoncé, que faz a Deena, estava linda nesse filme e fica mais bonita de cabelos escuros. Mas o centro das atenções mesmo foi a gordinha Jennifer Hudson no papel da desbocada Effie White, que lhe rendeu ao Globo de Ouro e ao Oscar, ambos de melhor atriz coadjuvante. Jennifer era candidata do programa "American Idol" (uma das filiais mundiais do programa "Ídolos") e ficou em sétimo lugar no reality show.



Jennifer Hudson, Anika Noni Rose, Beyoncé e Jamie Foxx



Semelhanças

Este filme contem várias referências a artistas da Motown Records, a famosa gravadora de artistas negros (no filme, identificado como Rainbow Records). As protagonistas são referentes ao grupo The Supremes.

*Deena Jones (mezzo-soprano dramático) (Beyoncé): baseada na Diana Ross (The Supremes).
*Lorrell Robinson (mezzo-soprano dramático) (Anika Noni Rose), na Mary Wilson, das Supremes.
*Effie White (mezzo-soprano dramático) (Jennifer Hudson), na Florence Ballard, primeira solista das Supremes, antes da Diana Ross. A personagem também tem Etta James e Aretha Franklin como influências.
*Curtis Taylor Jr (barítono) (Jamie Foxx) no fundador da Motown Records, Berry Gordy Jr.
*James "Thunder" Early (ou Jimmy Early) (tenor) (Eddie Murphy), baseado em James Brown, Little Richard, Jackie Wilson e Marvin Gaye.
* C.C. White (barítono) (Keith Robinson), irmão da Effie White, baseado no vice-presidente, cantor e principal compositor da Motown, Smokey Robinson (compositor de "My Girl", cantado pelo grupo The Temptations).
*Michelle Morris (substituta da Effie White)(mezzo-soprano)(Sharon Leal) baseada em Cindy Birdsong, substituta da Florence Ballard, das Supremes.
*Campbell Connection, baseado no grupo The Jackson Five. (repare que no filme tem um personagem inspirado no menino Michael Jackson)

O Roubo do "Cadillac Car"

O ambicioso empresário Curtis convence Jimmy Early de que ele deve se aventurar no mercado da música pop e deixar a tradicional audiência R&B/soul para trás. Então, C.C. White (Keith Robinson / dublado por Philippe Maia), irmão de Effie, escreve a canção "Cadillac Car" para Jimmy Early e as Dreamettes. A canção faz um sucesso moderado no meio pop, mas é roubada pouco tempo depois por cantores brancos (Dave e as Sweethearts) e só faz sucesso nas emissoras de rádio com esse grupo (muito semelhante ao que aconteceu com Little Richard e as versões de suas canções feitas pelo cantor branco Pat Boone e com Big "Mama" Thornton, uma cantora negra que só teve seu "Hound Dog" deslanchado mundialmente por Elvis Presley). C.C. , Marty (vivido por Danny Glover / dublado por Márcio Simões) e Curtis estavam inconformados com o fracasso de sua versão de "Cadillac Car" e, pra não acontecer de novo com outro sucesso, "Steppin' To The Bad Side" ("Passando para o Lado Sombrio") , Curtis encontra uma decisão definitiva: subornar os DJ's das rádios do país inteiro pra que o single faça sucesso.

A coisa ficou "Heavy" entre as Dreams


Já desasssociadas do James "Thunder" Early, as Dreamettes ganham o novo nome, "The Dreams". Com o objetivo de transformá-las em um trio pop, Curtis que tem romance com Effie White, coloca Deena de voz (e corpo) mais suaves como a cantora principal ao invés de Effie a de voz (e corpo) mais fortes. Effie se sente ressentida ao ser colocada de lado, mas sua raiva se dobra quando as atenções de seu namorado Curtis e os holofotes vão em direção à nova líder das Dreams, Deena Jones.
As Dreams fazem o maior sucesso mundial com os singles "Dreamgirls" ("Garotas dos Sonhos") e "Heavy" ("Pesado"). Enquanto Deena se torna o centro das atrações da banda, Effie, a antiga líder do trio, se torna temperamental e imprevisível, e Lorell tenta manter a paz entre as duas. Effie começa a faltar os ensaios e os shows da banda devido a uma doença (a tal doença, na verdade, é a gravidez do filho de Curtis). Então, Curtis coloca uma nova cantora, Michelle Morris (Shanon Leal / dublada por Evie Saide), no lugar de Effie antes que qualquer um tenha a oportunidade de informá-la. Effie é deixada de lado, enquanto Deena Jones e as Dreams (como a banda é conhecida agora) continuam a fazer sucesso sem ela.

Acabou pra Effie.

Depois de muitas ausências, Effie repentinamente aparece no ensaio, horas antes da apresentação do grupo Deena Jones & The Dreams. Foi aí que ela descobre que tem uma substituta e inicia uma briga entre ela e a nova formação das Dreams, Curtis e seu irmão C.C em "It's All Over" (em protuguês, "Acabou"). Em "And I Am Telling You I'm not Going" ("Eu Estou Lhe Dizendo que Não Vou Embora"), depois da briga em grupo que cede o espaço pra Effie e Curtis, Effie não aceita a decisão do Curtis de excluí-la do grupo e de terminar o romance com ela. Esta música, que foi cantada originalmente pela outra Jennifer, a Holliday (que foi Effie White na versão musical), foi cantada posteriormente pela Whitney Houston em suas turnês (ainda nos anos 80, a magra e bonita Whitney foi selecionada pra fazer Deena Jones, mas foi boicotada por teimar em cantar músicas da Effie White por esta ter uma voz potente, principalmente "And I Am Telling You" e "I Am Changing") e pela personagem Mercedes Jones, vivida pela atriz e cantora Amber Riley em um dos episódios da primeira temporada da série musical "Glee", da emissora de TV por assinatura Fox. Amber interpretaria a Effie no filme, mas foi rejeitada por ser nova demais para a personagem.


"It's All Over"



http://youtu.be/aKSbFRl-UYI


"And I Am Telling You I'm Not Going"



http://youtu.be/QsiSRSgqE4E


Músicas Feitas Para o Filme

Na versão cinematográfica, foram incluídas quatro músicas inéditas, todas com a melodia de Henry Krieger (o mesmo do musical original). Em "Pacience" ("Paciência"), C.C compos a música para Jimmy Early e Lorrell Robinson gravarem em demo para que Curtis, agora casado com Deena Jones, analisasse em uma reunião, mas o empresário reprova por ser uma canção com mensagem de esperança e de ótima criatividade. Michelle, uma das Dreams, defende:
" A música diz a verdade, as pessoas estão com raiva. E eu também, porque meu irmão tá lá no Vietnã lutando numa guerra sem sentido."
"É, Curtis, música não é pra expressar nossos sentimentos?", pergunta C.C.
"Música tem que vender", responde Curtis.

Se "Pacience" foi rejeitada no filme, na vida real concorreu ao Oscar de melhor canção, juntamente com as outras duas inéditas: "I Love You I Do", cantada por Jennifer Hudson, e "Listen", escrita por Henry Krieger, Scott Cutler, Anne Preven e Beyoncé Knowles e cantada pela própria Beyoncé. Nesta música, sua personagem, Deena Jones, no auge da carreira, não tolera mais as exigências e os controles do marido empresário e presidente da gravadora Rainbow Records. Entre as exigências, a de fazer no cinema o papel da versão moderna e musical de Cleópatra na fase adolescente, enquanto Deena prefere estrear como atriz num papel mais maduro e provocativo, contra a aprovação de Curtis. Beyoncé também gravou "Listen" em espanhol num album em que ela canta seus grandes sucessos nesta mesma língua, como "Imprescindible" ("Irreplaceable") e "Si Yo Fuera Un Chico" ("If I Were a Boy").

"Listen"



http://youtu.be/i83AtDRzEvU

"Oye" ("Listen")



http://youtu.be/5VvmQH_T0a8


As Capas de LP's do Filme



As mais criativas capas de LP's fictícios foram desenhadas por Eric Rosemberg, o mesmo do filme "Quase Famosos" ("Almost Famous", Columbia Pictures, 2000). Repare que todos as capas de LP's das Dreams são parecidíssimas com as das Supremes. Essas e mais capas estão no site do designer ( http://www.ericrosenbergdesign.com/index.php?/project/dreamgirls/ )


O primeiro LP das Dreams. As fotos são parecidas com as da capa de um dos LP's das Supremes (segunda, abaixo) e com margens e autógrafos semelhantes a da terceira capa abaixo, nesta que inclui o hit "Stop! In The Name Of Love"


Capa Fictícia


Capas Originais


Capa das Dreams de 1968, agora sem Effie White,com a mesma ilustração de "Let The Sunshine In" das Supremes (agora sem Florence Ballard).

Capa Fictícia

Capa Original



Deena Jones (Beyoncé) e as Dreams:capa semelhante a do LP "Cream of the Crop", das Supremes, de 1969

Capa Fictícia

Capa Original


Cópia da capa do LP "Touch" das Supremes, de 1973 (agora sem Diana Ross e com nova formação)


Capa Fictícia


Capa Original



Deena Jones (Beyoncé) na era disco, em 1977. Pra mim é a capa de LP (neste caso, compacto simples, aquele que muitos dizem que é "disco pequeno") mais bonita do filme. Apesar de que o compacto simples só levava seu nome, ela continuava com as Dreams neste hit plagiador "One Night Only". Alguns detalhes lembram a capa do primeiro LP da Diana Ross fora da Motown, o "Why Do Fools Fall in Love", de 1981.

Capa Fictícia


Capa Original




Canções (por ordem de apresentação)

Todas as faixas são com músicas de Henry Krieger e letra de Tom Eyen, exceto as faixas marcadas como músicas inéditas para o filme:
"Love you I Do" e "Perfect World", escritas por Henry Krieger e Siedah Garrett
"Pacience", escrita por Henry Krieger e Willie Reale
"Listen", escrita por Henry Krieger, Scott Cutler, Anne Preven e Beyoncé Knowles




Cartaz da peça musical original da Broadway, de 1981


*Faixas da peça musical original
**Faixas inéditas para o filme

Primeiro ato (década de 60)

-"I'm Lookin' For Something"* - As Stepp Sisters
-"Goin' Downtown"* - Little Albert e os Tru-Tones
-"Takin' The Long Way Home"* - Tiny Joe Dixon
-"Move"* - As Dreamettes
-"Fake Your Way To The Top"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Cadillac Car"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Cadillac Car" (Reprise)* - Dave e as Sweethearts
-Steppin' To The Bad Side"* - Curtis Taylor Jr., C.C. White, Wayne, James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Love You I Do"** - Effie White
-"I Want You Baby"* - James "Thunder" Early e as Dreamettes
-"Family"* - C.C. White, Effie White, Curtis Taylor Jr., Deena Jones, Lorrell Robinson
-"Dreamgirls"* - As Dreams
-"Heavy"* - As Dreams
-"It's All Over"* - Effie White, C.C. White, Curtis Taylor Jr., Deena Jones, Lorrell Robinson, Michelle Morris
-"And I Am Telling You I'm Not Going"* - Effie White
-"Love Love Me Baby"* - Deena Jones e as Dreams

Segundo ato (década de 70)

-"I'm Somebody"* - Deena Jones e as Dreams
-"When I First Saw You"* - Curtis Taylor Jr.
-"Patience"** - James "Thunder" Early, C.C. White, Lorrell Robinson
-"I Am Changing"* - Effie White
-"Perfect World"** - The Campbell Connection
-"I Meant You No Harm / Jimmy's Rap"* - James "Thunder" Early
-"Lorrell Loves Jimmy"* - Lorrell Robinson
-"Family (Reprise)"* - Deena Jones e as Dreams
-"Step On Over"* - Deena Jones & the Dreams
-"I Miss You Old Friend"* - Jazz Singer
-"One Night Only"* - Effie White
-"One Night Only (Disco)"* - Deena Jones e as Dreams
-"Listen"** - Deena Jones
-"Hard To Say Goodbye"* - Deena Jones e as Dreams
-"Dreamgirls (Finale)*" - Effie White com Deena Jones e as Dreams
-"Curtain Call"* (instrumental)
-"When I First Saw You (Dueto)"* (música executada durante os créditos) - Deena Jones e Curtis Taylor Jr.


Curiosidades:

* A atriz Loretta DeVine, que faz a cantora de jazz no filme, interpretou uma das Dreams, Lorrell Robinson, no musical original da Broadway.
*Keith Robinson, que faz o compositor C.C. White, participou do seriado "Power Rangers - Lightspeed Rescue", como o ranger verde
*Jennifer Hudson engordou 9 quilos pra fazer a personagem Effie White.
*Na série "Todo Mundo Odeia o Chris", a personagem Rochelle (vivida por Tichina Arnold), mãe do Chris, em um dos episódios, faz aniversário, e ganha de presente um par de ingressos para ver "Dreamgirls", seu musical da Broadway preferido.
* É a primeira vez que Eddie Murphy concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
*Beyoncé e Diana Ross têm várias coisas em comum: ambas eram líderes de trio de cantoras negras (Diana Ross nas Supremes até 1970 e Beyoncé nas Destiny's Child até 2003) e são as únicas de seus grupos a fazerem sucesso na carreira solo.


Video do musical original "Dreamgirls", gravado ao vivo em 1982

Com Jennifer Holiday (no papel de Effie White) , Ben Harney (como Curtis Taylor Jr.) , Loretta DeVine (Lorrell Robinson) e Sheryl Lee Ralph (Deena Jones)



http://www.youtube.com/watch?v=kC_u_q-iND0

2 comentários:

  1. por favor, gostaria de saber o que aconteceu a Magic, filha de Effie White?
    muito obrigada - meu email é: mariareiner@bol.com.br

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil