"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Rock'n' Roll do Nosso Senhor

Como seria se a vida de Jesus fosse contada de forma contemporânea?


Logotipo da ópera-rock "Jesus Cristo Superstar"


Cena de Domingo de Ramos, em que o povo de Jerusalém festeja a entrada de Jesus Cristo na cidade. (cartaz de cena do filme)


Sexta-feira santa está chegando e é dia de encenações da Paixão de Jesus Cristo em algumas cidades. E uma das versões cinematográficas que eu mais gosto de ver é o filme "Jesus Cristo Superstar" ("Jesus Christ Superstar", Universal Pictures, 1973), baseado no musical homônimo apresentado na Broadway em 1970, com música de Andrew Lloyd Webber e letra de Tim Rice, os mesmos do musical "Evita", outro que eu adoro, que, em 1996, ganhou versão cinematográfica estrelada por Madonna e Antonio Banderas. A peça foi traduzida em várias línguas e, na versão brasileira, foi adaptada por Vinícius de Morais.

Antes de o musical ser estreado, não havia recursos o suficiente pra levar o espetáculo ao palco, então , primeiramente, foi gravado o LP, com Ian Gillian, vocalista da banda hard rock Deep Purple cantando as partes de Jesus Cristo, e Yvonne Elliman, que, três anos depois, participaria da versão para o cinema.
Encenado por um grupo de hippies, "Jesus Cristo Superstar" conta de maneira contemporânea os últimos dias da vida de Jesus Cristo, a partir da sua chegada a Jerusalém. "Grande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus." (Wikipedia). Com todos os diálogos cantados, cheios de gírias e expressões populares, cada personagem tem seu timbre vocal fixo: tanto Jesus quanto Judas Iscariotes são tenores; Maria Madalena é mezzosoprano; Pôncio Pilatos, barítono ; Caifás, baixo; Anaas, contratenor; Simão, o Zelote, também tenor; Pedro, barítono e rei Herodes, do núcleo humorístico do musical, contratenor.
Nesta peça, Jesus é comparado a um superastro, que supostamente era como o povo de Jerusalém O via, e sua fama crescente causava ira no Caifás, o sumo sacerdote judaico. Neste ponto, o número de seguidores de Jesus cresceu aos milhares (não estou falando de Twitter, rs rs rs) devido aos seus ensinamentos, poderes de curar os aleijados e por ser denominado Rei, o que fez com o que o povo sofrido  acreditasse que o humilde nazareno enfrentaria e venceria os vilões do Império Romano para ocupar o reino. "Eu vejo coisas ruins surgirem, a multidão lhe coroando como rei /(...) Eu vejo sangue e destruição, nossa eliminação por causa de um homem", inventa o Caifás em "This Jesus Must Die" ("Este Jesus Deve Morrer"). O título refere-se ao que o Caifás acredita ser a solução definitiva para impedir o reinado de Jesus. Só que tem o porém: o Reino de Jesus não era terreno.
Em "I Don't Know How to Love Him" ("Eu Não Seiu Como Amá-Lo"), Maria Madalena reflete sobre o fato de Jesus ser diferente de qualquer outro homem que ela tenha amado antes. Como resultado disso, Maria não sabe como lidar com seus sentimentos. No filme, a personagem foi vivida por Yvonne Elliman que aparecia em vários LP's de Eric Clapton, mas só ficou famosa na era disco com o sucesso "If I Can't Have You", que faz parte da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" ("Saturday Night Fever", Paramount Pictures, 1977). O tema de Maria Madalena já foi gravada por muitas cantoras, entre elas, a soprano inglesa Sarah Brightman (ex-esposa de Andrew Lloyd Webber) em 1992, e cantada por Susan Boyle, num video de 25 anos antes de ser famosa pela sua primeira apresentação no programa "Britain's Got Talent" em 2009. Na montagem sueca da peça, a música no idioma foi cantada pela loira Agnetha Fältskog, que fazia a personagem antes de se integrar no grupo de grande sucesso na década de 70, ABBA.



http://www.youtube.com/watch?v=G9S072UBKYs





Jesus Cristo (Ted Neeley) no topo da montanha cantando "Gethsemane"

Mas o maior destaque do musical é "Gethsemane" ("I Only Want To Say") ("Getsêmany - Eu Só Quero Dizer"). Como introdução, Jesus (vivido por Ted Neeley, que foi indicado ao Globo de Ouro pela sua atuação no filme) desabafa enquanto os discipulos dormem: "nenhum de vocês ficará acordado comigo? Pedro? João? Tiago?" Durante o sono dos apóstolos, Jesus fala com Deus, Seu Pai. Jesus, triste e inconformado, Lhe pergunta o motivo d'Ele O querer que morra.



http://youtu.be/-lRIStDZ0Ao

Neste vídeo abaixo é a versão portuguesa da peça.



http://www.youtube.com/watch?v=THTb_LzY1qE

Lá no final da encenação, depois da crucificação de Jesus, a peça termina com "John Nineteen:Forty-One" (João, capítulo 19 : versículo 41). Com melodia de "Gethsemane (I Only Want To Say) " executada somente com orquestra de cordas. O título é uma referência ao verso da Bíblia sobre Jesus sendo posto na tumba: "No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto".




http://www.youtube.com/watch?v=7SY1gEgjtc4





O letrista Tim Rice e o músico Andrew Lloyd Webber em 1973 recebendo discos de platina de ouro pela trilha sonora de "Jesus Cristo Superstar"

Lista de faixas (em ordem de apresentação)

*"Overture" (Abertura)- 3:56
*"Heaven on Their Minds" (Paraíso em Suas Mentes) - 4:21
*"What's the Buzz/Strange Thing Mystifying" (Qual é a Parada? / Coisa Estranha e Mistificante)- 4:13
*"Then We Are Decided" (Então Estamos Decididos)
*"Everything's Alright" (Tudo Ficará Bem) - 5:14
*"This Jesus Must Die" (Esse Jesus Deveria Morrer)- 3:33
*"Hosanna" (Hosana) - 2:08
*"Simon Zealotes/Poor Jerusalem" (Simão o Zelote / Pobre Jerusalém)- 4:47
*"Pilate's Dream" (O Sonho de Pilatos)- 1:26
*"The Temple" (O Templo) - 4:40
*"Everything's Alright" (Tudo Ficará Bem)- 0:30
*"I Don't Know How to Love Him" (Eu Não Sei Como Amá-Lo) - 4:07
*"Damned for All Time/Blood Money" (Amaldiçoado Por Todo o Tempo / Grana Suja) - 5:07
*"The Last Supper" (A Última Ceia) - 7:06
*"Gethsemane (I Only Want to Say)" (Getsêmani - Eu Só Quero Dizer) - 5:32
*"The Arrest" (A Prisão) - 3:20
*"Peter's Denial" (A Negação de Pedro) - 1:27
*"Pilate and Christ" (Pilatos e Cristo) - 2:43
*"King Herod's Song (Try It and See)" (A Canção do Rei Herodes - Tente e Veja) - 3:00
*"Could We Start Again ?" (Poderíamos Recomeçar?)
*"Judas' Death" (A Morte de Judas)- 4:14
*"Trial Before Pilate (Including the 39 Lashes)" (Julgamento Diante de Pilatos - Incluindo 39 Açoitadas) - 5:12
*"Superstar" (Superstar) - 4:15
*"Crucifixion" (Crucificação) - 4:01
*"John Nineteen: Forty-One" (João 19:41) - 2:04

Ficha Técnica completa : do site Whiplash.Net ( http://whiplash.net/materias/traducoes/004691-andrewlloydwebber.html ) Neste site você também encontra letras e traduções do musical.

Andrew Lloyd Webber - Compositor (Música)
Tim Rice - Compositor (Letra)
André Previn - Regente, ator
Robert Stigwood - Produtor
Orquestração:Andrew Lloyd Webber

Atores:

Ted Neeley - Jesus Cristo
Carl Anderson - Judas Iscariotes
Yvonne Elliman - Maria Madalena
Barry Dennen - Pôncio Pilatos
Bob Bingham - Caifás
Kurt Yahgjian - Anás
Josh Mostel - Rei Herodes
Philip Toubus - Pedro
Larry Marshall - Simeão o Zealote
Richard Molinare - Apóstolo
Jonathan Wynne - Apóstolo
Pi Douglas - Apóstolo
Jeffrey Hyslop - Apóstolo
Robert LuPone - Apóstolo
Marcia McBroom - Mulher
Leeyan Granger - Mulher

Músicos:
E. Ford - Violão, Guitarra
B. Odgers - Violão, Guitarra
R. Stableford - Violão, Guitarra

Roger Coulam - Teclados
Alan Hawkshaw - Teclados

Orquestra:

Cordas:
K. Duffy - Violino
J. Fields - Violino
W. Read - Violino
C. Nolan - Violino
D. Collier - Violino
K. Isaacs - Violino
G. Emms - Violino
B. Pecker - Violino
G. Palmer - Violino
L. Stevens - Violino
Des Bradley - Violino
Reg Leopold - Violino
Nick Mernick - Violino
Percy Coates - Violino
Donald Weekes - Violino

J. Meek - Viola
L. Rosen - Viola
M. Loban - Viola
J. Graham - Viola
Graeme Scott - Viola
David Bellman - Viola

M. Goossens - Harpa

L. Ross - Violoncelo
V. Joseph - Violoncelo
J. Shinebourne - Violoncelo
William DeMont - Violoncelo

G. Clarke - Contrabaixo
K. Marjoram - Contrabaixo

Sopros:
R. Davies - Trompete
Tony Fisher - Trompete
Bobby Haughey - Trompete

K. Bird - sopros de madeira
H. Mier - sopros de madeira
J. Ellory - sopros de madeira
S. Smith - sopros de madeira
V. Elliott - sopros de madeira
C. Taylor - sopros de madeira
M. Winter - sopros de madeira
Joe Castaldini - sopros de madeira
Ray Swinfield - sopros de madeira
Clifford Seville - sopros de madeira

Percussão:
T. Cox - Báteria
E. Allen - Percussão
Stan Barrett - Percussão
J. Blanchard - Percussão
Frank Ricotti - Percussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil