"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 14 de janeiro de 2012

Um Pedacinho de Raridade

O sertanejo urbano da década de 70


Tema de abertura orquestrada e bem trabalhada da novela educativa "Meu Pedacinho de Chão", exibida simultaneamente pela TV Globo e pela TV Cultura de São Paulo em 1971, cantada pelo ator, compositor e músico Cleston Teixieira, filho de Antônio Teixeira Filho que colaborou a autoria da novela com Benedito Ruy Barbosa. Cleston fez toda a trilha sonora da novela, lançada em compacto duplo pela RCA Victor,e não pela recém-nascida Som Livre (ou melhor, nem tão recém-nascida assim, já que o braço fonográfico da Rede Globo só tinha dois anos de existência na época ). "Meu Pedacinho de Chão" foi a primeira novela a ser exibida no horário das seis na Globo. A grande parte da novela foi gravada em duas fazendas no município de Itu, interior do Estado de São Paulo. A música intitula-se simplesmente "Tema de Abertura". A canção era uma espécie de "sertanejo urbano do início da década de 1970". Na música, logo após a abertura ad libitum executada por coro suave de cordas, a viola caipira solitária dá entrada ao cantor. Em seguida, vem um ritmo que lembra o "maracatu" e uma outra dinâmica regada a coro de cordas e metais que são o pontos fortes do tema.


Capa do compacto duplo da trilha sonora: a atriz Renée de Vielmond, no papel de professora Juliana, com as crianças Patrícia Aires (que ficou famosa pela novela "A Pequena Órfã" na TV Excelsior em 1968), Pelézinho e Ayres Pinto (que hoje é fotógrafo).



"Tema de Abertura"
escrita e interpretada por Cleston Teixeira
Direção musical: Carlos Castilho 
(P) 1971 RCA Victor, Radio Corporation of America (hoje Sony Music Entertainment Brasil)



 http://www.youtube.com/watch?v=SSm-8tiaQ4g


5 comentários:

  1. Olá, Jane (ou Jê, se preferir)
    Estava fazendo umas pesquisas na internet e me deparei com o seu blog. Eu coleciono trilhas de novelas antigas e numa dessas buscas vim parar aqui e li essa postagem. Acontece que eu procuro justamente esse disco com a trilha sonora de Meu Pedacinho de Chão. Por acaso você teria esse disco, ou conhece alguém que tenha? Tenho muito interesse em comprá-lo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Obrigada pela visita! Esta música da primeira versão da novela "Meu Pedacinho de Chão" foi o máximo que eu consegui dessa trilha sonora, não consegui encontrar a trilha completa. Beijos pra você!

    ResponderExcluir
  3. Como é mesmo o nome daquela canção triste (acho que era instrumental) que tocava na novela. Já procurei no youtube, mas não mais a encontrei... você tem o endereço dela na Net para que eu posa ouvi-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos!! Em primeiro lugar, muito obrigada pela visista ao meu blog. Imagino que você esteja falando do tema da Pituca, não é? Fui procurar no YouTube, pis me lembro que existia o áudio-video e me parece que ele foi excluído, portanto eu não sei te dizer. Beijos!!!

      Excluir
  4. Como é mesmo o nome daquela canção triste (acho que era instrumental) que tocava na novela. Já procurei no youtube, mas não mais a encontrei... você tem o endereço dela na Net para que eu posa ouvi-la.

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil