"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 25 de abril de 2017

Os 20 anos de "Let's Talk About Love", o álbum da Céline Dion



Vamos falar de "Let's Talk About Love" (Sony Music, 1997), o quinto álbum de língua inglesa da Céline Dion. O disco que transformou a cantora canadense em estrela mundial completa 20 anos em 2017 e foi lançado no dia 14 de novembro de 1997. O álbum foi conhecido pelo grande sucesso na interpretação da Dion, "My Heart Will Go On" escrita por James Horner (1953-2015) (música) e Will Jennings (letra) servindo como o tema romântico para o blockbuster cinematográfico "Titanic" do diretor James Cameron. Bastante eclético, o álbum contou com as participações especiais de Barbra Streisand na faixa "Tell Him" que também está no disco da Barbra lançado no mesmo ano ("Higher Ground", Sony Music), Bee Gees em "Immortality", Luciano Pavarotti (1935-2007) em "I Hate You Then I Love You", Carole King no piano e o "quinto beatle" Geroge Martin (1926-2016) na regência e produção em "The Reason", a cantora jamaicana Diana King e grupo feminino de R&B americano Brownstone em "Treat Her Like a Lady", o grupo japonês Kryzler & Kompany em "To Love You More" e coral infantil de Malibu High School em "Let's Talk About Love".
O disco é um dos mais vendidos na história, com mais de 31 milhões de cópias vendidas no mundo e ganhou vários prêmios. Só a música "My Heart Will Go On" venceu o Grammy de Gravação do Ano, "Melhor Performance Vocal Pop Feminino", Canção do Ano e Melhor Canção Escrita Especificamente Para Um Filme ou Televisão.
Além do tema romântico do filme "Titanic" (Twentieth Century Fox e Paramount Pictures, 1997), outras canções que fizeram sucesso foram "Tell Him", "Immortality" e "To Love You More". "Let's Talk About Love" inclui algumas releituras como "When I Need You" de Leo Sayer, "Treat Her Like a Lady" de Diana King na qual a própria faz participação especial e "Love Is On The Way" gravada originalmente por Billy Porter para o filme "O Clube das Desquitadas" ("The First Wives Club", Paramount Pictures, 1996), adaptações para o inglês de "Puisque Tu Pars" de Jean-Jacques Goldman como "Let's Talk About Love" co-versionada por Bryan Adams e de "Grande Grande Grande" da cantora italiana Mina como "I Hate You The I Love You" em dueto com Pavarotti (sendo que a primeira versão em inglês intitulada originalmente como "Never Never Never" foi feita pelo compositor Norman Newell e gravada  pela cantora galesa Shirley Bassey) e versão em espanhol de "You Only Love Once" de Billy Mann intitulada "Amar Haciendo El Amor". Através do próprio encarte do CD, nos créditos da canção "Immortality" em letras miúdas, eu li que seus autores, os próprios Bee Gees, a tinham escrito especialmente para a montagem teatral londrina do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" e, pesquisando no Google por "Saturday Night Fever Immortality", descobri que, na peça musical, "Immortality" é cantada pelo protagonista Tony Manero.
As fotos a seguir são vistas no encarte do CD "Let's Talk About Love".

Céline Dion e Carole King nas gravações de "The Reason"

 Céline Dion e Sir. George Martin (1926-2016)


 Céline Dion e Bee Gees nas gravações de "Immortality"

Céline Dion e Barbra Streisand

Céline Dion e Luciano Pavarotti

A Sony Music Entertainment divulgou edições diferentes de "Let's Talk About Love" para as respectivas regiões do mundo. Além das 13 faixas principais, "To Love You More" foi incluída nas edições americana e latino-americana, "Be The Man" nas edições europeia, australiana e asiática, "Amar Haciendo el Amor" fora dos Estados Unidos e "Where Is the Love" fora da América Latina.
A canção "Be The Man" que não foi incluída nas edições canadense, americana e latino-americana foi feita especialmente para a série televisiva japonesa "Eve - Santa Claus Dreaming" e seu single foi lançado em 13 de novembro de 1997 no Japão. Em algumas partes da Europa, a canção foi lançada como o lado B do single "The Reason" (participação especial de Carole King) na mesma data.

Capa do single "Be The Man" lançado no Japão

Ainda falando em Japão, nas edições americana e brasileira/latino-americana de "Let's Talk About Love" existe uma curiosa inclusão de um registro antigo no álbum: a canção "To Love You More". Como eu disse em outro post (clique aqui) sobre a versão em português da dupla sertaneja João Paulo (1960-1997) & Daniel intitulada "Te Amo Cada Vez Mais", "To Love You More" foi gravada em 1995 para uma série dramática popular de TV japonesa chamada "Koibito Yo" (em português, "Meu Querido Amante"). O tal registro foi incluído num álbum relançado no mesmo ano para o Japão, "The Colour of My Love" (o lançamento original deste foi em 1993 nos Estados Unidos). Mais tarde apareceu na edição asiática do "Falling Into You" de 1995, "Live à Paris" de 1996 ("To Love You More" foi um dos singles de rádio a promover este álbum no Canadá e, neste mesmo ano, a Sony Music Entertainment divulgou um vídeo promocional que mostra uma performance ao vivo da turnê "Falling Into You Around The World Tour") e, por fim, é claro, nas edições americana e latino-americana de " Let's Talk About Love".

Capa do single "To Love You More" da Céline Dion (com participação de Kryzler & Kompany) lançado no Japão em 1995.

O single promocional da regravação de "When I Need You" foi curiosamente lançado com exclusividade no Brasil, no feriado da independência brasileira em 1998. Contudo, segundo o Wikipédia, "When I Need You" não conseguiu o mesmo êxito de seus singles anteriores, "My Heart Will Go On" e "Immortality" que fizeram sucesso no nosso país, sendo que o segundo foi graças à sua inclusão à trilha sonora internacional da novela "Torre de Babel" (Rede Globo, 1998). Eu lembro que a canção chegou a tocar nas rádios, mas as execuções foram poucas.


Capa do single "When I Need You" lançado no Brasil

Ao procurar na internet pelo álbum "Let's Talk About Love" na íntegra por apreciação, eu só encontrei as edições canadense no YouTube e europeia/australiana/asiática no YouTube e no Spotify. Ou seja, em tempos de internet, nós, os latino-americanos, agora temos a oportunidade de ouvir as músicas não-incluídas na edição para a nossa região que são "Where is The Love" (escrita por Corey Hart) e "Be The Man" (por David Foster e Junior Miles).

"My Heart Will Go On", a canção que quase foi rejeitada até pela própria Dion

O músico americano James Horner (1953-2015) originalmente compôs a canção como sendo apenas uma música de fundo que tocaria em várias cenas de "Titanic". Ele então queria que houvesse uma versão cantada para ser usada no final do filme junto com os créditos. Porém, o diretor James Cameron  não queria uma música-tema, mas Horner seguiu em frente mesmo assim e pediu a Will Jennings para compor a letra. Nem mesmo a Céline Dion queria gravá-la na primeira vez que ouviu, mas foi seu marido e empresário René Angélil (1942-2016) que a convenceu a gravar. Horner esperou até que Cameron estivesse com um bom humor para lhe apresentar a canção com letra gravada em demo pela Céline Dion. Após tocá-la várias vezes, o diretor aceitou incluí-la, embora ele temia que poderia ser criticado por "se tornar comercial no final do filme". O produtor musical Simon Franglen fez a mixagem desta versão dando extensão à gravação demo e adicionando orquestra no refrão final. A versão demo reciclada e menos popular de "My Heart Will Go On" está no CD da trilha sonora do filme e foi executada durante os créditos finais do longa.
Para a versão do álbum "Let's Talk About Love", a mais conhecida e exaustivamente tocada nas rádios, o produtor Walter Afanasieff acrescentou orquestra de cordas, coro e guitarra, assim como criou um novo arranjo para a música.

O "Manual para a Emoção"


Quando eu fui comprar o CD da Céline Dion, isso em 1998 no período de lançamento, na saudosa loja CD Company em Balneário Camboriú, Santa Catarina (eu adorava aquela loja, rs rs.), dentro do encarte veio este flyer (folheto) do CD da trilha sonora do filme "Titanic", também lançado pela Sony Music. (Clique na foto para ampliar)

Veja também no link seguinte o documentário dos divertidos bastidores da gravação de "Let's Talk About Love" (legendado em francês):
https://www.youtube.com/watch?v=2K7MoKJCoXw

A seguir os créditos das 4 edições do álbum "Let's Talk About Love" e, em cada canção, um vídeo incorporado para a apreciação. Os que não estão incorporados por não serem vídeos oficiais, é só clicar no nome sublinhado da música que direciona ao YouTube.

"Let's Talk About Love" (EDIÇÃO BRASILEIRA/LATINO-AMERICANA)
Céline Dion
(P) 1997 Sony 550 Music / Epic Records / Sony Music Entertainment Group
(P) 1997 Sony Music Entertainment Brasil

1. "The Reason"
Escrita por Carole King, Mark Hudson e Greg Wells
Participação especial de Carole King - piano e segunda voz no refrão
Produção de George Martin
Arranjo e regência de orquestra: George Martin



2. "Immortality" 
Escrita por Barry Gibb, Robin Gibb e Maurice Gibb
Participação especial de Bee Gees - coro
Produção e arranjo de Walter Afanasieff
Bee Gees - gentilmente cedidos pela Polydor Records/ Universal Music Group




3. "Treat Her Like a Lady" (participação especial de Diana King e Brownstone)
Escrita por Diana King, Andy Marvel, Billy Mann e Céline Dion
Produção de Ric Wake
Arranjo de Ric Wake e Richie Jones
Diana King - cortesia da Work Records / Sony Music Entertainment Group
Brownstone - cortesia da MJJ Music / Epic Records / Sony Music Entertainment Group



4. "Why Oh Why"
escrita por Marti Sharron e Danny Sembello
Produção e arranjo de David Foster

5. "Love Is on the Way"
Escrita por Peter Zizzo, Denise Rich e Tina Shafer
Produção de Ric Wake
Arranjo de Ric Wake e Peter Zizzo
Arranjo de cordas: Leon Pendarvis

6. "Tell Him" (dueto com Barbra Streisand)
Escrita por Linda Thompson, Walter Afanasieff e David Foster
Produção e arranjo de David Foster e Walter Afanasieff
Barbra Streisand - cortesia da Columbia Records / Sony Music Entertainment Group



7. "Amar Haciendo el Amor" ("You Ony Love Once")
Escrita por Billy Mann e Denise Rich
Adaptação para o espanhol de Manny Benito
Produção e arranjo de Ric Wake

8. "When I Need You"
escrita por Albert Hammond e Carol Bayer Sager
Produção e arranjo de David Foster



9. "Miles to Go (Before I Sleep)" 
escrita e produzida por Corey Hart

10. "Us"
escrita por Billy Pace
Produção de Humberto Gatica, Billy Pace e Jim Steinman
Arranjo de cordas: Bill Ross

11. "Just a Little Bit of Love"
escrita por Maria Christensen, Arnie Roman e Arthur Jacobson
Produção de Ric Wake
Arranjo de Ric Wake e Richie Jones

12. "My Heart Will Go On" (tema romântico do filme "Titanic")
Música de James Horner
Letra de Will Jennings
Produção de Walter Afanasieff e James Horner
Arranjo de Walter Afanasieff
Arranjo e regência de orquestra de William Ross



13. "I Hate You Then I Love You"("Grande Grande Grande") (dueto com Luciano Pavarotti)
Escrita por Alberto Testa e Tony Renis
Adaptação para o inglês de Norman Newell, Manuel De Falla, Tony Renis, Alberto Testa e Fabio Testa
Produção de David Foster, Humberto Gatica e Tony Renis
Arranjo de Tony Renis e David Foster
Arranjo de cordas de William Ross
Luciano Pavarotti - gentilmente cedido pela Decca Records Company/Universal Music Group

14. "To Love You More"
Escrita por David Foster e Junior Miles
Participação especial do grupo Kryzler & Kompany:
Taro Hakase - violino solo
Yoshinobu Takeshita: baixo e programação de computador
Tsuneyoshi Saito: sintetizador
Produção de David Foster
Arranjo de David Foster e Kryzler & Kompany
(P) 1995 Sony Music Entertainmet Group



15. "Let's Talk About Love"("Puisque Tu Pars")
escrita por Jean-Jacques Goldman
Adaptação para o inglês de Bryan Adams e Eliott Kennedy
Produção e arranjo de David Foster
Arranjo de cordas de William Ross
Coral infantil: Malibu High School


EDIÇÃO EUROPEIA/ AUSTRALIANA / ASIÁTICA
(P) 1997 Sony 550 Music / Epic Records / Sony Music Entertainment Group
(P) 1997 Columbia Records (Europa)/ Epic Records / Sony Music Entertainment Group
Ouça esta edição de "Let's Talk Abou Love" também no Spotify (na versão gratuita, recomendável ouvir no computador ou notebook usando a conta no Facebook):
https://open.spotify.com/album/3SwxRkHbAarf3wWlInRTzA

1. "The Reason"  

2. "Immortality" (participação especial de Bee Gees)

3. "Treat Her Like a Lady" (com participação de Diana King e Brownstone)

4. "Why Oh Why"

5. "Love Is on the Way"

6. "Tell Him" (dueto com Barbra Streisand)

7. "Amar Haciendo el Amor" ("You Only Love Once")

8. "When I Need You"

9. "Miles to Go (Before I Sleep)"

10. "Us"

11. "Just a Little Bit of Love"

12. "My Heart Will Go On" (tema romântico do filme "Titanic")

13. "Where Is the Love"
Escrita e produzida por Corey Hart



14. "Be the Man"  
Escrita por David Foster e Junior Miles
Produção e arranjo de David Foster



15. "I Hate You Then I Love You" ("Grande Grande Grande") (dueto com Luciano Pavarotti)

16. "Let's Talk About Love" ("Puisque Tu Pars")


EDIÇÃO CANADENSE
(P) 1997 Sony 550 Music / Epic Records / Sony Music Entertainment Group
(P) 1997 Columbia Records / Sony Music Entertainment Group

1. "The Reason"

2. "Immortality" (participação especial de Bee Gees)

3. "Treat Her Like a Lady"  (participação especial de Diana King e Brownstone)

4. "Why Oh Why"

5. "Love Is on the Way" 

6. "Tell Him" (dueto com Barbra Streisand)

7. "Amar Haciendo el Amor" ("You Only Love Once")

8. "When I Need You"

9. "Miles to Go (Before I Sleep)"

10. "Us"

11. "Just a Little Bit of Love"

12. "My Heart Will Go On" (tema romântico do filme "Titanic")

13. "Where Is the Love"  
Escrita e produzida por Corey Hart

14. "I Hate You Then I Love You" ("Grande Grande Grande") (dueto com Luciano Pavarotti)

15. "Let's Talk About Love" ("Puisque Tu Pars")


EDIÇÃO AMERICANA
(P) 1997 Sony 550 Music / Epic Records / Sony Music Entertainment Group

1. "The Reason"  

2. "Immortality" (participação especial de Bee Gees)

3. "Treat Her Like a Lady" (participação especial de Diana King e Brownstone)

4. "Why Oh Why" 

5. "Love Is on the Way" 

6. "Tell Him" (dueto com Barbra Streisand)

7. "Where Is the Love"
Escrita e produzida por Corey Hart

8. "When I Need You" 

9. "Miles to Go (Before I Sleep)" 

10. "Us" 

11. "Just a Little Bit of Love" 

12. "My Heart Will Go On" (tema romântico do filme "Titanic") 

13. "I Hate You Then I Love You"  ("Grande Grande Grande") (dueto com Luciano Pavarotti)

14. "To Love You More" 

15. "Let's Talk About Love" ("Puisque Tu Pars")


Leia também: "Céline", a cinebiografia não-autorizada da Céline Dion:
http://jotadejeane.blogspot.com.br/2017/04/celine-cinebiografia-nao-autorizada-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil