"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 3 de abril de 2017

"De Deus Um Cantador" - Os 20 Anos do primeiro álbum solo do Padre Fábio de Melo



Em 2017 faz 20 anos que Padre Fábio de Melo lançou seu primeiro disco solo, "De Deus Um Cantador", gravado e masterizado nos estúdios Paulinas-COMEP. O CD foi lançado no dia 2 de dezembro de 1997, segundo o Wikipédia.
A convite de seu colega de seminário, o catarinense Padre Joãozinho, Padre Fábio de Melo já havia entrado no estúdio pela primeira vez para gravar uma música de sua autoria para um disco de vários artistas, "Adoremos 95", intitulada "Vou Cantar Teu Amor" (clique no nome da música para ouvir no YouTube) em dueto com a cantora católica Maria do Rosário que foi registrada depois de vários takes devido à desafinação do jovem sacerdote causada pelo nervosismo. No ano seguinte, em 1996, gravou mais uma música sua para o disco "Adoremos 2", mas Padre Fábio de Melo achou-a tão irrelevante que, futuramente, não se lembraria do nome da canção. Ele estava focado mais no seu primeiro disco solo com doze músicas na gaveta e conseguiu gravá-lo mesmo com nervos à flor da pele.
O livro "Humano Demais - A Biografia do Padre Fábio de Melo" escrito por Rodrigo Alvarez diz: "em agosto de 1997, quando o estágio de seminário estava quase terminando, Fábio de Melo voltou ao estúdio da Paulinas. Seu disco de estreia daquele que um dia será um dos maiores fenômenos da música religiosa brasileira era musicalmente simples, com arranjos melancólicos e uma qualidade musical infinitamente distante daquela que se ouviria nos discos que ele faria quando tivesse grandes músicas e grandes gravadora para apoiá-lo. Futuramente, o próprio Fábio de Melo não gostaria muito de ouvir aquelas gravações primitivas. A produção musical do primeiro disco era do grupo Vida Reluz, que, apesar de não ser formado por músicos profissionais, fazia muito sucesso no meio católico. Mais importante, Padre Fábio gostava do som deles."(página 220)
Era para ser um CD com doze canções, mas ao tentar gravar uma de sua autoria, "Canção Para Quem Sente Saudade" com o arranjo já pronto, Fábio de Melo, na época aos 26 anos, foi impedido pela emoção e começou a chorar. Ele havia escrito logo depois da morte de sua irmã, Heloísa, vítima de um acidente de ônibus. A música foi excluída do disco em cima da hora e até hoje é desconhecida do público. Por fim, no CD ficaram onze músicas e mais uma faixa interativa com letras, partituras e acesso à internet. Todas as músicas são assinadas por ele, exceto a música "Nos Olhos da Criança" pelo padre André Luís Luna Granja, scj. Bruno Moritz Neto, um músico de Brusque, Santa Catarina, que é muito conhecido aqui na região e conheceu o Padre Fábio de Melo quando este fazia seminário na cidade catarinense, compôs com ele a canção "Eis Me Aqui", incluída no álbum que contou com duas participações especiais (Andreia Sales em "Milagre de Amor" e seu amigo Walmir Alencar na faixa "Em Tua Presença").
Assim que as cópias dos CD's do Padre Fábio de Melo ficaram prontas dentro das caixas, Lourdinha, uma antiga frequentadora da matriz de Formiga, cidade de Minas Gerais onde o padre nasceu, que o conheceu em missa ainda nos tempos de seminário e consolou seu amigo naquele momento triste da gravação, pegou algumas dessas caixas e saiu batendo de porta em porta para vender os CD's aos conterrâneos desconhecidos e anotava num caderno os nomes dos compradores. Além das vendas, Lourdinha ia nas igrejas e conversava com grupos de canto pedindo para que cantassem músicas do Padre Fábio de Melo no ofertório ou na hora da comunhão. Assim que conseguia, "era uma ferramenta de divulgação poderosíssima, que incluía as canções do padre no repertório popular das igrejas católicas." ("Humano Demais - A Biografia do Padre Fábio de Melo", página 223)
O álbum "De Deus um Cantador" começou a dar vida à carreira musical do sacerdote e a se espalhar pelos meios católicos, mas, apesar dos shows e do esforço de amigos pela divulgação, o megassucesso do Padre Fábio de Melo só aconteceu 11 anos depois, em 2008, com o lançamento do álbum "Vida" lançado pela LGK Music que contava com a distribuição da Som Livre e divulgação diária nos reclames da Rede Globo.
E um feliz aniversário ao Padre Fábio de Melo que faz mais uma no de vida hoje (3/04) !! 🎂🎈🎁

"De Deus um Cantador"
Padre Fábio de Melo
(P) 1997 Paulinas / COMEP, Comunicação Musical Editora Paulinas
(clique nos nomes da canção para ouvi-las no YouTube)

01 - "Milagre de Amor" (Participação Especial de Andréia Sales)
Escrita por Fábio de Melo, scj

02 - "Vim Aqui Pra Dizer"
Escrita por Fábio de Melo, scj

03 - "Missão de Profeta"
Escrita por Fábio de Melo, scj

04 - "Nos Olhos da Criança"
Escrita por André Luís Luna Granja, scj

05 - "Em Tua Presença" (Participação Especial de Walmir Alencar)
Escrita por Fábio de Melo, scj e Walmir Alencar

06 - "Eis-me Aqui"
Escrita por Fábio de Melo, scj e Bruno Moritz Neto

07 - "Cura Interior" 
Escrita por Fábio de Melo, scj

08 - "Estou a Porta e Peço Entrada"
Escrita por Fábio de Melo, scj

09 - "Lição de Amor"
Escrita por Fábio de Melo, scj

10 - "Solidão Acompanhada"
Escrita por Fábio de Melo, scj e Walmir Alencar

11 - "Reggae de Louvor"
Escrita por Fábio de Melo, scj


Ficha Técnica (Wikipédia)
Produção Fonográfica: Paulinas-COMEP
Coordenação de Produção: Ir. Elsa Berta
Produção: Ir. Nelci Bedin e Ir. Vêronica Firmino
Arranjos Vocais: Walmir Alencar
Arranjos Instrumentais: Banda Vida Reluz
Teclados: Gilbert
Bateria: Erik Rodrigues
Guitarra / Violão: Carlos Henrique
Baixo: Marcelo Soares
Sax / Flauta: Marquinho
Coro: Cidinha Moraes, Rosana Pádua, Elaine Cristina, Luiz Palma, Ricardo Gomes
Técnico de gravação e mixagem: Vagner Cavalcante
Técnico de masterização: Ednilson Orsi
Assitente de Estúdio: Laci Silva
Direção de arte: M. Ida Cappellari
Editoração eletrônica: Rony Costa
Foto: José Geraldo

Curiosidade visual:
Padre Fábio de Melo, em 1997 com a primeira formação da banda Vida Reluz que o acompanhava, canta a música "Estou à Porta e Peço Entrada" para lançar o CD "De Deus Um Cantador" através do programa Louvemos o Senhor da RedeVida de Televisão. Segundo o ex-guitarrista do Vida Reluz, Carlos Henrique Ferreira, na descrição do vídeo disponibilizado por ele próprio no YouTube, a banda fez o playback porque não havia estrutura no local para se fazer ao vivo.



Veja também: postagem sobre o livro "Humano Demais - A Biografia do Padre Fábio de Melo", de Rodrigo Alvarez
http://jotadejeane.blogspot.com.br/2017/03/humano-demais-biografia-do-padre-fabio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil