"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Os 20 anos do filme "Spice World - O Mundo das Spice Girls"

O filme é considerado a grande bomba pelo roteiro pueril e bizarro. Mas e daí?


Na mesma semana em que a Melanie C, a Sporty Spice, faz sua breve passagem ao Brasil, eu vou relembrar de um certo filme estrelado pelo grupo Spice Girls do qual a cantora foi integrante. Um grupo que eu curtia muito durante a minha adolescência. 😍
E não é a primeira vez que a cantora vem ao Brasil. No auge do sucesso, as Spice Girls fizeram uma rápida visita a Manaus, capital do Amazonas, em dezembro de 1997.
Meses antes, aproveitando essa fase do mega-estrelato, a girlband inglesa formada por Victoria Adams (hoje Victoria Beckham), Geri Halliwell, Emma Bunton, Melanie B e Melanie C foi levada às telas do cinema. O mesmo aconteceu com os Beatles que estrelaram em "A Hard Day's Night" (no Brasil, intitulado como "Os Reis do Iê, Iê, Iê", United Artists, 1964) em meio à beatlemania e, no Brasil, com Roberto Carlos que protagonizou "Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura" (Produções Cinematográficas RF Farias, 1968) no auge da jovem guarda e do seu reinado no movimento musical brasileiro. Mesmo que "O Mundo das Spice Girls" ("Spice World", Columbia Pictures, 1997) fosse pueril e sem conteúdo, teve uma boa arrecadação comercial e foi o segundo filme  mais visto na Inglaterra naquele ano, perdendo para o blockbuster "Titanic" (Twentieth Century Fox e Paramount Picture, 1997). Nem isso ameniza o fato de o filme sido mal recebido pelos críticos e até mesmo pelos fãs. Tanto que "Spice World" recebeu algumas indicações ao irônico troféu Framboesa de Ouro, incluindo pior filme, e só "venceu" o de pior atriz para todas as Spice Girls.
O que "Spice World", "A Hard Day's Night" e "Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura" têm em comum? São filmes bobinhos e nonsense estrelados por cantores sensações do público infanto-juvenil em suas respectivas épocas fazendo papel deles mesmos em seus frenéticos cotidianos. Sem falar que "A Hard Day's Night" foi indicado a dois Oscars, a de melhor trilha sonora pelo produtor, o "quinto beatle" George Martin (1926-2016) e melhor roteiro original. Contudo, eu vi e adoro os três. Os motivos de eu assistir-lhes com muitíssimo prazer são: saudosismo e o fato de eles serem protagonizados por cantores que eu adoro.
Eu gosto, sim. E não venha com pose de "erudito" me xingar.
No caso das Spice Girls, embora elas fossem as popstars sexualizadas, a maior parte de seu público eram crianças e adolescentes, então foi exigido que "Spice World" tivesse um roteiro levíssimo para que fosse adequado para todas as idades. Esse roteiro foi da autoria de Jamie Curtis e Kim Fuller, irmão de Simon Fuller, o empresário das Spice Girls que fez uma breve participação no longa. Talvez a inexperiência da dupla fosse o motivo de a qualidade do filme ter sido inferior.
Em 1998, pouco tempo depois das filmagens, as Spice Girls aos poucos começaram a perder seu tempero: Simon Fuller foi demitido por decisão unânime das cinco garotas. Em maio do mesmo ano, um choque maior: Geri Halliwell, a Ginger Spice, saiu do grupo em meio a rumores da briga com a Melanie B.


Profecias

Existem alguns detalhes proféticos no filme. Em uma cena do antigo casarão as cinco contam que tinham um sonho em comum: ao tentarem soltar a voz em um show percebem que estão sem cabeça. Tempos depois do término das filmagens, as Spice Girls foram vaiadas no show na Espanha. 
Em seguida, no filme, logo após o acidente de barco envolvendo dois fãs menores, o quinteto inglês briga com o empresário por não ter tempo livre e nem liberdade pra fazerem o que quiserem. Como dito anteriormente, na vida real, o grupo demitiu Simon Fuller.
Mais adiante, ao se encontrarem na rua após o atrito com empresário, as Spice Girls imaginam como seria se cada uma delas seguissem a carreira solo. Algum tempo depois do longa, todas elas não teriam o mesmo sucesso que tinham quando eram juntas, com exceção à Melanie C que tinha um sucesso razoável.




Sinopse

Cinco dias antes de seu primeiro show ao vivo em Londres no todo-poderoso teatro Royal Albert Hall, as Spice Girls Victoria (dublada por Sandra Mara Azevedo), Melanie B (dublada por Eleonora Prado), Emma (dublada por Márcia Regina), Melanie C (dublada por Tânia Gaidarji) e Geri (dublada por Cecília Lemes) vivem incríveis aventuras a bordo do Spicebus (ônibus) e muita confusão às voltas com seu enlouquecido e ganancioso empresário  Clifford (Richard E. Grant, irmão do ator Hugh Grant / dublado por Armando Tiraboschi) e a assistente Deborah (Claire Rushbrook / dublada por Fátima Noya), um arrogante diretor que quer fazer um documentário sobre o grupo mas só dá bola fora, um ambicioso produtor de Hollywood que só pensa em dinheiro, um poderoso dono de jornal louco para cavar um escândalo e aumentar as vendas, e o misterioso "Chefe" vivido por Roger Moore (1927-2017) / dublado por Carlos Campanile que só se comunica por mensagens cifradas. Ainda por cima, Nicola (Naoko Mori / dublada por Vanessa Alves), a melhor amiga das Spice está grávida e quer que todas elas sejam madrinhas do bebê.


Thanks for spicing up my adolescence.

"Spice World"
no Brasil: "O Mundo das Spice Girls"
em Portugal: "Spice World - O Filme"
Um filme de Bob Spiers
País:  Reino Unido
Idioma Original: Inglês
Gênero: Comédia/Aventura/Musical
Tempo de Duração: 93 min
Lançamento: 1997
Reino Unido: 26 de dezembro
Espanha: 17 de dezembro
Suíça: 24 de dezembro
Islândia: 26 de dezembro.
Estúdios: Columbia Picture. Spice Girls/Fragile Films em associação com Icon Entertainment International e Polygram Filmed Entertainment
Produtor: Uri Fruchtmann e Barnaby Thompson
Co-produtor: Peter McAleese
Figurino: Kate Carin
Montagem: Andrea MacArthur
Cenografia: Grenville Horner
Cinematografia: Clive Tickner, B.S.C.
Produtor executivo: Simon Fuller
Escritor: Kim Fuller e Jamie Curtis
Diretor: Bob Spiers

Filmagens: Entre 8 de julho e 1 de agosto de 1997


Videoclipe da música "Too Much" (de Spice Girls, Andy Watkins e Paul Wilson) do CD "Spice World" (Virgin Records / Universal Music, 1997), o segundo CD das Spice Girls. O vídeo é intercalado com as cenas do filme "Spice World".



Vídeo: trailer do filme "Spice World - O Mundo das Spice Girls"




Veja também matérias interessantes sobre "Spice World" em outros sites:

A Escotilha
Folha de São Paulo (matéria de 1998)
Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil