"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 26 de maio de 2018

"Louvemos o Senhor" - o primeiro programa de 1995


Eu sempre ouço falar na premiação da música católica "Louvemos o Senhor" e nos álbuns homônimos com vários clássicos da música religiosa interpretados por vários cantores do gênero. Há pouco, em uma das minhas procuras no Google, descobri uma preciosidade em formato de vídeo disponibilizado pela própria Rede Século 21 no YouTube: o primeiríssimo episódio do programa "Louvemos o Senhor" exibido em 1995 pela RedeVida que só transmitia_e vem transmitindo_ livremente em poucas áreas do Brasil. Na época, antena parabólica ou TV a cabo era artigo de luxo pra nós da família Martins e, mesmo que houvesse, eu não teria interesse em assistir aos canais católicos, já que eu era uma adolescente totalmente desligada da religião, mas não transviada, e ia às missas empurrada pelos meus pais [risos]. TV a cabo na nossa família para ter acesso aos canais católicos, só a partir do final de 2011.
"Louvemos o Senhor" é o programa dominical televisivo de auditório produzido pela Associação do Senhor Jesus, esta fundada pelo Padre (e guerreiro de verdade) Eduardo Dougherty (registrado Edward John Dougherty), americano de Nova Orleans e radicado no Brasil na cidade de Valinhos, São Paulo. Ele vai ao ar todo domingo das 9 da manhã ao meio-dia e a segunda parte das 13 às 17 horas, sendo que às 16 horas a atração é encerrada com uma missa. O primeiro programa apresentado pelo teólogo, escritor e cantor Antônio Kater Filho foi transmitido no domingo de Assunção de Nossa Senhora, em 13 de agosto de 1995, pela RedeVida. Porém, a partir de 1999, "Louvemos o Senhor" passou a ser veiculado pela recém-nascida TV Século 21 (hoje Rede Século 21 que eu só posso assistir pela internet) e está ao ar até hoje. O objetivo do programa é evangelizar e entreter através da televisão com conteúdo cristão de louvor, adoração, palestras e música. Um dos momentos mais marcantes do programa aconteceu em 1999 (já na então TV Século 21) quando o rei Roberto Carlos marcou presença e cantou com os padres Antônio Maria e Eduardo Dougherty a canção "Cura, Senhor" (de Suely de Faria Teixeira) (clique aqui). Roberto Carlos foi um dos poucos artistas midiáticos a se apresentar no programa.
O primeiro episódio começa contando a história de como surgiu a Associação do Senhor Jesus em 1979 e, em seguida, demonstrou seus projetos televisivos, como o primeiro programa católico da TV brasileira, o "Anunciamos Jesus" inaugurado no dia 4 de junho de 1983 (clique aqui) e existente até hoje, "A Palavra de Deus", um programa diário matinal de cinco minutos (se eu não estou errada foi retransmitido pelo SBT ou pela Band, pois eu me lembro do jingle da abertura cantado por um coral: "a palavra de Deus, a palavra de Deus, a palavra de Deeeus...") e a minissérie "Ele Vive" produzida em 1994, exibida dois anos mais tarde pela CNT e estrelado pelo ator Denis Derkian (da novela "Sinhá Moça",  Rede Globo, 1986) no papel de Jesus Cristo (eu só passei a conhecer esta e outra minissérie, "A Última Semana", também protagonizado por Denis, na Semana Santa deste ano, assistindo-lhes pelo site da Rede Século 21). Outro fato curioso está nos intervalos comerciais: a chamada da minissérie "Irmã Catarina" protagonizada pela atriz Myrian Rios ("Irmã Catarina" foi exibida em 1996 pela CNT depois de algum tempo na gaveta da ASJ e reprisada em 2006 na TV Século 21/Rede Século 21) e as vendas de kits com uma fita de videocassete cristã e três fitas cassetes de palestras, orações ou novenas através do telefone... 011-1406 (zero-onze-quatorze-zero-meia), aquele conhecido pelos seus comerciais doidões e surreais de produtos internacionais [risos]. Mas neste caso, os produtos da Associação do Senhor Jesus vendidos pelo tal telefone, de surreais e doidões não tinham nada: eram belos projetos de evangelização. E na compra de cada kit, o cliente levaria gratuitamente os cinco livros de cânticos "Louvemos o Senhor" edição de 1995.
O evento inaugural foi animado pela banda Rainha da Paz que executou músicas que eu só passei a conhecê-las posteriormente nas vozes dos padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo, como "A Alegria Está no Coração (Aeróbica do Senhor)" (domínio religioso), "Eis Que Faço Novas Todas As Coisas" (de Eugênio Jorge) e "Quem É Essa Que Avança Como Aurora" (de Domingos Sávio de Oliveira), esta executada durante a chegada da imagem de Nossa Senhora (em ocasião do dia de Assunção da Mãe de Jesus Cristo) acompanhada por crianças que hoje em dia certamente estão na faixa dos trinta anos de idade.
A Rede Século 21 disponibilizou os primeiros 86 minutos do programa. Assista ao vídeo abaixo e emocione-se. Como diria a personagem Raquel na novela "Vale Tudo" (Rede Globo, 1988): Sangue de Jesus tem poder!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil