"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 12 de abril de 2020

Clássicos da Música Católica 03 - "Porque Ele Vive"


Nesta postagem especial de Páscoa que é hoje (12/04), eu falo sobre uma das músicas religiosas mais cantadas em missas no tempo pascal:"Porque Ele Vive".
"Porque Ele Vive", na verdade, não é uma música católica, e sim protestante, além de ser uma versão em português de "Because He Lives". Ela foi escrita pelo casal americano William J. Gaither, conhecido popularmente como Bill Gaither, e Gloria Gaither, compositores de vários hinos adventistas. Em 1954, Bill Gaither fazia parte de uma banda gospel no qual também integrava Elvis Presley (1935-1977). Gaither criou o grupo Bill Gaither Trio que durou de 1956 a 1991 e hoje mantem e é integrante do grupo Gaither Vocal Band.

A origem da canção

Era o final da década de 1960. Os Estados Unidos passavam por uma série de desordens, como a teoria do "Deus está morto" e a cultura hippie e sua famigerada trindade "sexo, drogas e rock and roll". Bill e Gloria esperavam pelo terceiro filho (vale ressaltar que eles já tinham duas filhas). Gloria achava que não era um bom momento para trazer o menino ao mundo, além de o casal, muitas vezes, ter estado desanimado com aquela situação toda. Todavia, Bill e Gloria acreditavam que o filho seria capaz de enfrentar tribulações , "porque Ele (Deus) vive". O menino que nasceu em 1970 se chama Benjamin. Daí veio a inspiração para a música.
A versão original tem três estrofes, ao invés de apenas duas, como é a versão em português. Essa estrofe é pessoal, fala justamente da alegria do casal Gaither com a chegada do pequeno Benjamin: "Que doce é segurar o nosso bebê recém-nascido, e sentir o orgulho e a alegria que ele nos dá; mas maior calma vem-nos na certeza de que esta criança pode enfrentar dias incertos, porque Ele vive!"
"Because He Lives" teve a honra de ter sido escolhida como a Canção Gospel do Ano de 1974" pela Gospel Music Association e pela ASCAP, American Society of Composers, Authors and Publishers (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores). Sua versão em português no Brasil é cantada por fiéis de todas as religiões. No catolicismo, "Porque Ele Vive" é cantada em missas do tempo pascal e já foi gravada por alguns padres cantores famosos.

O casal William J. Gaither e Gloria Gaither

Fontes:
Super Gospel
https://www.supergospel.com.br/serie-sobre-a-historia-dos-grandes-hinos-da-musica-crista-parte-5-porque-ele-vive_2941.html

http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com/2012/11/porque-ele-vive-eu-posso-crer-no-amanha.html


Porque Ele Vive
Escrita por William "Bill" Gaither e Gloria Gaither
Versão em português: domínio religioso

God sent His Son - they called Him Jesus
Deus mandou Seu Filho - eles O chamaram de Jesus
He came to love, heal and forgive
Ele veio para amar, curar e perdoar
He lived and died to buy my pardon
Ele viveu e morreu para pagar pelos meus pecados 
An empty grave is there to prove my Savior lives
Um túmulo vazio está ali para provar que meu Salvador vive

Because He lives I can face tomorrow
Porque Ele Vive, eu posso encarar o futuro 
Because He lives all fear is gone
Porque Ele Vive, todo o medo passou
Because I know He holds the future
Porque eu sei que Ele guarda o meu futuro
And life is worth the living just because He lives
E vale a pena viver só porque Ele vive

How sweet to hold a newborn baby
Como é doce segurar um bebê recém-nascido 
And feel the pride and joy he gives
E sentir o orgulho e a alegria que ele dá
But greater still the calm assurance
Mas a maior calma ainda é a certeza 
This child can face uncertain days because Christ lives
De que esta criança pode encarar dias incertos, porque Cristo vive

Because He lives I can face tomorrow
Porque Ele Vive, eu posso encarar o futuro 
Because He lives all fear is gone
Porque Ele Vive, todo o medo passou
Because I know He holds the future
Porque eu sei que Ele guarda o meu futuro
And life is worth the living just because He lives
E vale a pena viver só porque Ele vive

And then one day I'll cross the river
E então um dia eu cruzarei o rio
I'll fight life's final war with pain
Eu lutarei no combate final da vida com dor
And then, as death gives way to victory
E então, assim que a morte der lugar à vitória
I'll see the lights of glory - and I'll know He lives
Eu verei as luzes da glória - e saberei que Ele vive

Because He lives I can face tomorrow
Porque Ele Vive, eu posso encarar o futuro 
Because He lives all fear is gone
Porque Ele Vive, todo o medo passou
Because I know He holds the future
Porque eu sei que Ele guarda o meu futuro
And life is worth the living just because He lives
E vale a pena viver só porque Ele vive


Versão em português

Deus enviou seu Filho amado,
Para morrer no meu lugar
Na cruz pagou por meus pecados,
Mas o sepulcro vazio está
Porque Ele vive.

Porque Ele vive,
Eu posso crer no amanhã
Porque Ele vive,
Temor não há
Mas eu bem sei,
Que o meu futuro
Está nas mãos do meu Jesus
Que vivo está

Um dia, eu vou cruzar os rios
E verei então, um céu de luz
E verei que lá, em plena glória,
Vitorioso, vive e reina
O Meu Jesus

Porque Ele vive,
Eu posso crer no amanhã
Porque Ele vive,
Temor não há
Mas eu bem sei,
Que o meu futuro
Está nas mãos do meu Jesus
Que vivo está

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil