"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 3 de dezembro de 2022

Erasmo Carlos (1941-2022)

 


Mais um choque na Música Brasileira depois de Gal Costa (26 de setembro de 1945 - 9 de novembro de 2022) e Rolando Boldrin (22 de outubro de 1936 - 9 de novembro de 2022). Ainda não caiu a ficha para mim que sou fã. Bem no dia de Santa Cecília, a Padroeira dos Músicos, morreu o "Tremendão" Erasmo Carlos (5 de junho de 1941 - 22 de novembro de 2022) que havia acabado de vencer o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com "O Futuro Pertence a... Jovem Guarda" (2022) lançado pela Som Livre. Neste projeto, o cantor e compositor faz uma releitura das músicas da época da Jovem Guarda que foram gravadas pelos seus colegas do gênero musical. Erasmo Esteves, seu nome de batismo, teve tempo de celebrar o prêmio, mas não teve tempo de gravar o álbum de músicas inéditas que já planejara fazer com Marcus Preto.


"Carlos", "Tremendão" e Gigante Gentil"

"Erasmo Carlos", portanto, não passava de um nome artístico em homenagem aos parceiros que estiveram com ele no início da carreira: Roberto Carlos e Carlos Imperial (1936-1992). Outros apelidos que o acompanharam durante a sua carreira eram Tremendão e Gigante Gentil. Durante a fase da Jovem Guarda, programa de TV da década de 1960 do qual Erasmo participou com Roberto Carlos e Wanderléa, recebeu o apelido de "Tremendão". Segundo ele, o apelido vem da sua marca de roupa "O Tremendão", criada naquela época com o sucesso do programa da TV Record que virou movimento juvenil. E quanto ao "Gigante Gentil", foi o apelido dado a Erasmo pela Lúcia Turnbull, cantora, guitarrista paulista e ex-parceira de Rita Lee, em razão da sua altura, 1,93m.


Homenagem de Roberto Carlos

Neste trecho do programa dominical "Fantástico" (27 de novembro de 2022) postado por Fabiano Cavalcante (@FabianoCavalcante / YouTube) Roberto Carlos, visivelmente abatido, deu o depoimento sobre seu amigo e parceiro da música de longas datas. 

 


Que Deus receba Erasmo Carlos com muito amor.


Erasmo Carlos antes da fama

Homenagem da Turma da Mônica ao Erasmo Carlos. No desenho, com os personagens juvenis Rolo e Tina 


Fontes:
*GShow

*Mauro Ferreira - Pop & Arte (G1)



*G1 - Notícias do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil