
Propaganda da Casas José Araújo
Quem é de Recife, Pernambuco, e tem mais de 50 anos de idade deve se lembrar dessa propaganda das Casas José Araújo. Pra quem não é de lá e não sabe, é uma loja de tecidos, decoração, cama, mesa e banho bastante popular na capital pernambucana e existente desde 1890, ou seja, há 132 anos. Antigamente a loja presenteava aos clientes pernambucanos suas propagandas inesquecíveis conforme cada época do ano. Entre elas, esta do dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (8 de dezembro) em 1978. O jingle que me cativou com o coro acapella bem característico de procissão católica foi criado pelo renomado publicitário Carol Fernandes de Aguiar e Silva (27 de junho de 1936 - 8 de maio de 2016) da Itayti Publicidade.
O publicitário Carol Fernandes de Aguiar e Silva
Nossa Senhora da Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, sendo portanto cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV (Francesco della Rovere, 1414-1484), em 28 de fevereiro de 1477. Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é festa de guarda em toda a Igreja Católica, exceto em certas dioceses ou países onde, com a prévia aprovação da Santa Sé, a sua celebração foi suprimida ou transferida para um domingo. Festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar na missa, como se fosse um domingo.
A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX (Giovanni Maria Mastai-Ferretti, 1792-1878) em sua bula "Ineffabilis Deus" ("Deus Inefável" em latim) em 8 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon (por volta do ano de 130-202) e Ambrósio de Milão (por volta do ano de 340-397). Uma vez que Jesus Cristo (nascimento: 7–2 a.C. – morte: 30–33 d.C.*) tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
"A Virgem Maria abriu a porta do mundo para o Advento do Deus redentor, na carne da humanidade. Ela é, por excelência, a primeira escolhida na ordem da Redenção. O dogma da Imaculada Conceição proclama que Maria foi a primeira a ser redimida pelo Filho que ia gerar."
Comunidade Shalom
Letra do jingle das Casas José Araújo / dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição:
Senhora da Conceição
Minha Mãe, Minha Rainha
Dai-me a vossa proteção
Minha querida madrinha.
Vela acesa, subo o morro
Pra pagar minha promessa
Vou vestir azul e branco
Pra pagar eu tenho pressa.
As Casas Zé Araújo
fazem essa louvação
Com o povo rende em graça à Virgem da Conceição.
Fontes:
*YouTube
*Diário de Pernambuco (maio de 2016)
*Wikipédia
*Comunidade Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.