"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Nos deixou o Monsenhor Jonas Abib

 

"Deixa tuas redes, deixa teu lar.
Deixa teus campos, deixa por mim.
Meu operário eu te farei, 
irmão e amigo eu te serei.
Eis-me Senhor, tudo deixei 
por Ti, Senhor."
("Senhor, Meu Amigo", de Jonas Abib, 1977)



Morreu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, o monsenhor Jonas Abib,sdb (21 de dezembro de 1936-12 de dezembro de 2022), fundador da Comunidade Canção Nova 9 dias antes de ele completar 86 anos e um dia após o Hosana Brasil, evento anual religioso da comunidade católica.
De acordo com a Canção Nova, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.
Jonas Abib havia deixado o hospital na última quinta-feira, dia 8 de dezembro, após ficar um mês internado para tratamento de uma pneumonia. O religioso também seguia desde 2021 um tratamento quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer).

Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP) e seus pais eram Sérgio Abib, de ascendência libanesa, e Josefa Pacheco. Ordenado sacerdote em 1964, passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens.
Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica (RCC) que marcou sua vida e ministério. Sua vida também é marcada pela música. É compositor de várias músicas e também é cantor católico, sendo um dos pioneiros da música católica popular do Brasil além do seu amigo, Padre Zezinho. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.
Em 2004, juntamente a Comunidade Canção Nova, inaugurou o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas. Jonas Abib também era presidente da Fundação João Paulo II e membro do Conselho da Renovação Carismática Católica do Brasil, além de outras funções. O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. Esse título é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses. Em 3 de novembro de 2008 a Canção Nova alcançou o Reconhecimento Pontifício, recebendo aprovação dos seus estatutos junto a Santa Sé.
Jonas Abib lançou dezenas de livros e, como cantor e compositor, 4 álbuns pela gravadora Paulinas-COMEP e 17 pela Gravadora Canção Nova.



VÍDEOS: Padre Jonas Abib apresentando o primeiro programa católico da TV brasileira, o "Anunciamos Jesus", produzido pela Associação do Senhor Jesus (do Padre Eduardo Dougherty) que foi ao ar no dia 4 de junho de 1983. Começava neste momento uma nova forma de Evangelização, foi a semente da TV Canção Nova inaugurada 6 anos depois, em 1989.

 

 


 VÍDEO: Jonas Abib (na época Padre Jonas Abib) no Programa do Jô na Rede Globo em junho de 2004

 



                                   

Descanse na paz de Deus, Jonas Abib.




O pequeno Jonas Abib


Jonas Abib em 1964 quando foi ordenado sacerdote


FONTES:
*Wikipédia

*Site G1:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil