"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 14 de março de 2024

"Uma Advogada Extraordinária" - série sul-coreana da Netflix




A advogada Woo Young-woo (Park Eun-bin).

"Meu nome é Woo Young-woo. Não importa a ordem que for lido. Como catraca, caneca, casaca, cômico, careca, Woo Young-woo."

Na outra postagem que eu fiz eu falei sobre a série "Tudo Bem Não Ser Normal" ("It's Okay Not To Be Okay" nos Estados Unidos / "Saikojiman Gwaenchana" /"사이코지만 괜찮아"/ "Insano, Mas Tudo Bem", tvN / Studio Dragon / Netflix, 2020) (clique aqui). Agora existe outro k-drama que eu adorei e também aborda o autismo, "Uma Advogada Extraordinária" ("Extraordinary Attorney Woo" nos Estados Unidos / "이상한 변호사 우영우", 2022) em razão da sua protagonista Woo Young-woo (Park Eun-bin) que tem o transtorno em questão. Outra minha personagem preferida dessa série é a bem-humorada (e vista como esquisitona) Dong Geu-ra-mi (Joo Hyun-young), a única amiga da Young-woo que nos tempos do colégio a defendia do bullying dos colegas em razão da sua deficiência oculta e daí que começou a amizade entre as duas. Dos dois k-dramas, o que mais me cativou mesmo foi "Uma Advogada Extraordinária".


Elenco principal da série "Uma Advogada Extraordinária"


SINOPSE

A série conta a história de Woo Young-woo (Park Eun-bin / 박은빈 / dublada por Taís Feijó), uma advogada com transtorno do espectro do autismo que é criada por seu pai solteiro, Woo Gwang-ho (Jeon Bae-soo/전배수/ dublado por Alexandre Maguolo). Ela cresce com sua única amiga na escola, Dong Geu-ra-mi (Joo Hyun-young/주현영/dublada por Fernanda Baronne), uma garota excêntrica que a protege dos provocadores da escola. Ela se forma como a melhor de sua turma da faculdade de direito na Universidade Nacional de Seul. Por causa de sua condição, ninguém vai contratá-la. No entanto, através de uma conexão de seu pai, ela consegue seu primeiro emprego em Hanbada, um grande escritório de advocacia de Seul. A inteligência e a memória fotográfica da advogada Woo a ajudam a se tornar uma excelente advogada, pois ela é capaz de lembrar as leis e quase tudo que lê, vê ou ouve perfeitamente.
Sendo diferente de pessoas mais próximas, os neurotípicos, sua maneira de comunicação é inicialmente vista pela maioria como estranha e sua forte inteligência emocional permanece desconhecida. Mas à medida que a série avança, muitos que ela conhece, como seu advogado supervisor Jung Myung-seok (Kang Ki-young/강기영/dublado por Alexandre Drummond), sua colega de Faculdade de Direito Choi Su-yeon (Ha Yoon-kyung/ 하윤경/dublada por Hannah Buttel) e o funcionário de apoio jurídico Lee Jun-ho (Kang Tae-oh/강태오/dublado por Eduardo Drummond), este que por fim se apaixona pela Young-woo, ajustem-se a ela enquanto ela aprende seu ofício como advogada novata. Mas ela também encontra pessoas que têm preconceito contra ela e outras pessoas com deficiência.
Muitos dos casos legais da série envolvem questões jurídicas bem equilibradas e, às vezes, questões éticas difíceis. A abordagem da advogada Woo é muitas vezes única e ajuda a resolver casos de maneiras inesperadas.
Um enredo sobre os pais de Young-woo percorre a série e envolve a rivalidade entre dois grandes escritórios de advocacia, ambos presididos pelas advogadas Han Seon-young (Baek Ji-won/백지원/dublada por Rebeca Joia), CEO da Hanbada, e Tae Soo-mi (Jin Kyung/진경/dublada por Isabela Quadros), CEO da Taesan, bem como seu colega ciumento Kwon Min-woo (Joo Jong-hyuk/주종혁/dublado por Felipe Drummond). Porém, com o desenrolar da história, descobre-se que Tae Soo-Mi é mãe de Woo Young-woo.
Outro tema que percorre a série é o hiperfoco. O forte interesse de Young-woo é por baleias e outros mamíferos marinhos. Sua tendência a analisar situações que enfrenta em sua vida profissional e privada com as vidas e características de baleias e golfinhos muitas vezes surpreende e confunde as pessoas que a cercam. Seus momentos muitas vezes se coincidem com fantasiar sobre essas criaturas.


Woo Young-woo (Park Eun-bin), seu abafador auricular e grande interesse por baleias


Momento da série que me marcou 

O episódio 3. Acredito até que muitos de nós autistas ou pais de autistas que viram a série têm um pensamento unânime. Woo Young-woo é escalada para analisar o caso de um rapaz também autista, acusado injustamente de matar o irmão estudante universitário que era bem admirado por todos pela sua dedicação, mas que na verdade foi um suicídio. Ou seja, só porque Young-woo é autista, seus colegas de escritório de advocacia achavam que ela tinha mais agilidade pra lidar com outro autista. No fim, foi uma pura ilusão da parte deles, já que o réu é autista nível 3 de suporte, enquanto a advogada provavelmente é nível 2. Ela própria disse que nunca conheceu ninguém com autismo "severo", o que enfatiza aquela frase clássica, porém super importante: "não é porque você conhece um autista significa que você conhece o autismo, você apenas conhece uma pessoa autista". Young-woo não só não entende muito bem o rapaz, como o comportamento direto e assertivo dela lhe provoca uma crise. Sem falar que os pais do acusado malham a Young-woo simplesmente por se sentirem desconfortáveis com a advogada por ela ter um modelo de autismo tão diferente do de seu filho. O mais chocante é que, quando saiu a reportagem da morte do estudante no portal de notícias online, Young-woo se incomoda com o tribunal de internet nos comentários de gente desinformada malhando o réu e o atacando pela sua deficiência com frases do tipo "é uma perda nacional um estudante de medicina morrer e um autista viver" e "eu tenho um vizinho autista, é assustador", um caso de capacitismo. E o pior é que cada comentário desse recebe um número astronômico de aprovações (curtidas ou likes). Com todos esses fatos acumulados, Young-woo se sente pressionada e com vontade de desistir de viver e é na tentativa de autoextermínio da qual a advogada em seguida é salva pelo seu crush Lee Jun-ho que descobre como o estudante suicidou-se. Quem explica melhor é o professor e profissional em psicologia Lucelmo Lacerda, diagnosticado com autismo nível 1 do canal Luna ABA do YouTube no vídeo abaixo. 

Bônus: um momento fútil, porém bem-humorado que também me marcou da série foi no episódio 14 em que Dong Geu-ra-mi e seu patrão, o chef de cozinha e dono do pub Kim Min-shik (Im Sung-jae/임성재/dublado por Renan Vidal), massacram as músicas de sofrência sul-coreana numa casa de karaokê na Ilha de Jeju enquanto a coitada da Young-woo que é amiga da dupla se vê obrigada a aguentar as suas desafinações bizarras. Risos. 

CONFIRMADO: De acordo com vários sites mais confiáveis, haverá a segunda temporada da série.


 


VÍDEO: Trailer da série "Uma Advogada Extraordinária"




FONTES:
*Wikipédia
*Dublapédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil