"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 14 de abril de 2024

Dia 13 de abril agora é o Dia Nacional da Mulher Sambista em memória à Dona Ivone Lara



Como forma de prestar mais uma homenagem à Dona Ivone Lara (1922-2018), o Governo Federal, por meio da Lei nº 14.834 publicada no dia 5 de abril, no Diário Oficial da União, instituiu o dia 13 de abril como o Dia Nacional da Mulher Sambista. A data que também marca o dia do Hino Nacional Brasileiro é uma referência ao dia do nascimento da artista, 13 de abril de 1922.


SOBRE A ARTISTA

Formada em Enfermagem e Serviço Social, Yvonne Lara da Costa consagrou-se como cantora e compositora, desempenhando importante papel como enfermeira na reforma psiquiátrica no Brasil, ao lado da médica Nise da Silveira (1905-1999), dedicando-se a essa atividade durante mais de trinta anos, antes de se aposentar e dedicar-se exclusivamente à carreira artística.
Em 1965, Dona Ivone Lara fez história na agremiação do bairro de Madureira ao se tornar, oficialmente, a primeira mulher a figurar na ala dos compositores de uma escola de samba, a Império Serrano. No mesmo ano, compôs e venceu o concurso de sambas do Grupo Especial com a canção "Os Cinco Bailes da História do Rio" (com Silas de Oliveira e Bacalhau). Seu primeiro álbum solo foi "Samba Minha Verdade, Samba Minha Raiz" (EMI-Odeon, hoje Universal Music) lançado em 1978.
Suas obras foram gravadas por vários artistas como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Clara Nunes (1942-1983), Gal Costa (1945-2022), Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Beth Carvalho (1946-2019) e Marisa Monte. A música "Sonho Meu" (de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, 1978) gravada primeiramente por Maria Bethânia em dueto com Gal Cota para o álbum "Álibi" (PolyGram / hoje Universal Music, 1978) alcançou mais de 56,54 milhões de execuções no Spotify, uma das principais plataformas de streaming de música do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil