"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 2 de abril de 2024

"No Espaço Não Existem Sentimentos" ("I Rymden Finns Inga Känslor", 2010)

Postagem especial do dia mundial de conscientização do autismo




Uma deliciosa comédia romântica sueca que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro tem um protagonista autista. A trilha sonora toda cantada em inglês, a maior parte por artistas suecos, é fantástica. Adoro a música "Ba Ba Ba" (de Miss Li e Sonny Gustafson, 2007) cantada por Miss Li, nome artístico de Linda Karlsson,  "Tonight" (música de Björn Ytling e letra de Lykke Li, 2008) da cantora Lykke Li e a instrumental executada em créditos finais "Space Walk" (de Fred Deakin e Nick Franglen, 2002) da dupla britânica Lemon Jelly.

"No Espaço Não Existem Sentimentos" ("I Rymden Finns Inga Känslor", Naive Film, 2010) é um filme sueco que aborda um personagem com síndrome de Asperger (autista) chamado Simon. Ele adora que tudo (até a comida) fosse redondo. Cada dia da semana um cardápio do almoço planejado. Para se distrair, brinca com a bateria (bem legal a ideia da abertura do filme em que, entre uma vinheta e outra de produtoras do longa aparece a imagem do protagonista com o instrumento musical e abafador auricular nos ouvidos) e, para se acalmar das crises, entra em uma espécie de barril de alumínio e faz de conta que está em uma nave (já que seus hiperfocos são espaço e ciência) para que seu irmão Sam se comunicase com ele em inglês, como se fosse uma ligação da Nasa.

O filme foi escrito e dirigido por Andreas Öhman.


SINOPSE:

O filme conta a história de Simon (Bill Skarsgård), um jovem de 18 anos que é autista. Ele gosta do espaço, de ciência e de círculos, mas não consegue entender sentimentos. Ao ver sua vida transformada em caos após seu irmão Sam (Martin Walström) entrar em depressão com o término do romance com Frida (Sofie Hamilton) que não consegue conviver com um neuroatípico, Simon embarca em uma missão para conseguir a namorada perfeita pro seu irmão. Simon não entende nada de amor, mas tem um plano cientificamente perfeito. Mas, sendo uma pessoa com Síndrome de Asperger (antigo nome para um nível de suporte de autismo), Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam. E então, Simon encontra em Jennifer (Cecilia Forss), uma garota com quem ele sempre se "esbarra" no caminho, uma solução para o problema, já que a moça é compreensível com as sua limitações.

Para assistir ao filme completo gratuitamente, clique no link abaixo (para ativar a legenda, clique no CC/ closed caption na parte superior do vídeo).

Observação: não saia ou desligue seu aparelho assim que chegar os créditos finais do filme, pois, após eles, existe um milagre com um dos personagens (risos), ou melhor, uma cena extra.

https://youtu.be/58jqpCOMM6s?si=TLu8aKbABUDCeZmX


Fontes:
Blog Psicologia e cinema
https://www.psicologiaecinema.com/2017/04/simple-simon-no-espaco-nao-existem.html

Internet Media Database (IMDb) (trilha sonora)


Jennifer (Cecilia Forss) e Simon  (Bill Skarsgård).


Vídeo: trailer do filme (legendado em inglês)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil