"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 24 de outubro de 2015

Profissão Mulher (filme de 1982)

A atriz Simone Carvalho em cartaz de divulgação do filme.

Em uma madrugada do dia 17 (sexta-feira) para 18 de abril (sábado) deste ano, assisti ao filme "O Gosto do Pecado" (1980) no programa Sessão Interativa pelo Canal Brasil (Sky canal 55) dirigido pelo Cláudio Cunha e estrelado pela sua então esposa, a atriz Simone Carvalho. Dois dias mais tarde, um choque: o diretor paulista faleceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em decorrência de um infarto. Cláudio Cunha era conhecido por protagonizar a peça humorística "O Analista de Bagé" que entrou para o Guinness Book como peça que ficou mais tempo em cartaz e o Cunha como o ator que ficou há mais tempo num mesmo personagem. De passagem, assisti pelo YouTube ao outro filme de sua direção postado por ele próprio três meses antes de sua morte: "Profissão Mulher" de 1982 (era justamente o filme concorrente de "O Gosto do Pecado" para o telespectador escolher entre ambos para ver na Sessão Interativa). Nos comentários, Cláudio Cunha revelou: "Minha produção mais ambiciosa. O filme ficou dois anos preso na Censura. Liberado em instância superior, mutilado - aqui vocês vão ver na integra - enfrentou no seu lançamento o filme japonês 'O Império dos Sentidos' [filme de 1976 dirigido por Nagisa Oshima], liberado sob mandado de segurança com cenas de sexo explícito. Quebrei literalmente!". Quem viu "O Império dos Sentidos" sabe que, ao lado do filme brasileiro, seu teor pornográfico é altíssimo. Vai entender essa Censura!
"Profissão Mulher" é baseado num livro da jornalista e escritora Márcia Denser, "O Animal dos Motéis", lançado em 1981. O livro é dividido em oito episódios, em um deles, cita alguns trechos das músicas de Roberto Carlos, como "Desabafo" (1979) e "Café da Manhã"(1978), ambas da autoria de Roberto e Erasmo Carlos (acho que já me despertou o interesse em ler esse livro, hehe!). Para quem não sabe, entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, o cantor, no auge do seu sucesso _ e de seu reinado na música brasileira_, foi chamado de "o rei dos motéis" pelo conteúdo erótico em algumas de suas músicas.

Márcia Denser, escritora e jornalista.


Márcia Denser em 2015, numa entrevista para TV Senado.


Mas voltando ao filme. Ele conta a história de quatro mulheres que trabalham na agência de publicidade: as modelos Sandra (Wilma Dias) e Luiza (Simone Carvalho), a diretora de criação Natália (Patrícia Scalvi) e a secretária subserviente Vera (Lady Francisco), todas fracassadas no amor.

A deslumbrante Simone Carvalho em cena no papel de Luíza.

A bela e conturbada Natália (Patrícia Scalvi)

Destaque para a Casa Simpatia, bar localizado na histórica avenida Rio Branco, 92, no centro do Rio de Janeiro, onde a personagem Natália "enche a cara" e conhece seu parceiro.


A balzaquiana Sandra (Wilma Dias), que sofre a famosa "crise dos trinta", é paquerada por um rapaz de 19 anos, mas não se entrega no amor.
Luíza (Simone Carvalho) está interessada no bonitão Dias (Mário Cardoso), mas este não lhe dá muita confiança, pois o rapaz, interesseiro, está afim de Neuza (vivida pela Marlene, a eterna rainha do rádio), dona da agência onde Luíza trabalha. No fim, em seu apartamento, Neuza leva o Dias (o "sempre o mesmo pateta" como Luíza, frustrada, o apelida) para a cama.

Dias (Mário Cardoso)

Natália (Patrícia Scalvi em sua excelente interpretação) é diretora de criação que encontra no álcool a solução para afogar sua vida de desamores. Em um bar (quem é carioca reconhece que este bar era a saudosa Casa Simpatia, localizada no centro do Rio de Janeiro), ela encontra um representante de bebidas (Otávio Augusto) que se torna seu parceiro sexual. Na segunda noite, o parceiro falha e Natália "finaliza o desejo sozinha". Desiludidas com os homens, as colegas Natália e Luíza se reencontram e formam um casal homoafetivo.

Patrícia Scalvi no papel da alcoólatra Natália (na foto, sendo contida pelo personagem de Otávio Augusto): quebrando tudo.

A secretária Vera (Lady Francisco) é uma solteirona vilipendiada pelos colegas de trabalho, cria sozinha sua sobrinha Patrícia (Márcia Porto) e tem o hábito secreto e inusitado do sexo solitário com água fervente da chaleira. Enquanto isso, Patrícia conhece Telmo (vivido pelo eterno galã Cláudio Marzo que nos deixou em março deste ano) e tem um caso com ele na praia [este trecho é praticamente uma versão erótica da famosa cena do filme "A Um Passo da Eternidade" ("From Here to Eternity", Columbia Pictures, 1953)]. Ao se abrir com a tia, Patrícia é agredida fisicamente pela Vera, que enlouquece.

O charmoso Cláudio Marzo (1940-2015). Vale lembrá-lo, né?


POR ONDE ANDAM OS ATORES DE "PROFISSÃO MULHER":

Simone Carvalho


Simone Carvalho em maio deste ano, em entrevista para o Jornal Extra.

Aos 18 anos estreou no cinema com o filme "Amada Amante"  (1978) do diretor Cláudio Cunha, com quem ela se casaria, e a partir daí fez mais filmes eróticos sob a direção do então marido, entre eles, "Profissão Mulher". Fez algumas novelas e já foi capa da Playboy duas vezes. Em 1997, Simone havia se convertido à igreja da Comunidade Cristã da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi diplomada Bacharel em teologia na "Academia Teológica da Graça de Deus", dirigida pelo bispo R. R. Soares e tinha sido ordenada pastora da Comunidade Vida Cristã, também na Barra da Tijuca. Porém, há dez anos, Simone trocou a igreja evangélica pelo judaísmo. Em maio desse ano, Simone Carvalho admitiu ao Jornal Extra que sente vontade de voltar a atuar, muito por conta das teledramaturgias bíblicas da TV Record. Estamos na torcida.

Wilma Dias
Atriz e dançarina, Wilma Dias é conhecida como a moça que saia dançando de dentro de uma banana descascada na abertura do programa humorístico "Planeta dos Homens", da TV Globo em 1976. Wilma Dias faleceu no dia 10 de abril de 1991 aos 36 anos, vítima de infarto do miocárdio no Hospital São Lucas, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Patrícia Scalvi


Foto recente de Patrícia Scalvi postada em sua conta no Twitter (sempre linda, né?)

A atriz paulista era uma das musas do erotismo no cinema brasileiro na década de 1980. Patrícia Scalvi hoje é dubladora e diretora de dublagem. Admirada pelo diretor Pedro Almodóvar que está sempre curioso como ficaria seus longas na versão brasileira, Patrícia marcou presença nas dublagens de dois filmes do cineasta espanhol, “A Má Educação” (freira) e “Tudo Sobre Minha Mãe” (a protagonista). E mais: ela também dirigiu a redublagem dos seriados “Chaves” e “Chapolin” para o DVD e emprestou sua voz à Elvira, A Rainha das Trevas.

Márcia Porto
Márcia Porto, que aparece no filme exibindo seu corpo exuberante, começou sua carreira como modelo e manequim, posou para as revistas Playboy e Ele Ela e participou do programa "Viva o Gordo" e das novelas globais "Voltei Pra Você" (1983-1984) e "Um Sonho A Mais" (1985), sua última aparição na TV. A partir daí nunca mais se ouviu falar nela. Segundo o blog Elenco Brasileiro, ela morou em Los Angeles e, mais tarde, em Nova Iorque. Márcia tem 55 anos.

Mário Cardoso

Mário Cardoso, sempre o mesmo galã.

Mário Cardoso, o galã que fez o papel de Dias, o "sempre o mesmo pateta" em "Profissão Mulher", é ator português radicado no Brasil. Desde a década de 1990, trabalha como dublador e diretor de dublagem (a voz do Professor Utonium da série de animação "As Meninas Superpoderosas" é dele). Seu mais recente trabalho na TV foi na novela "Amor e Revolução" no SBT em 2011.

Lady Francisco

Lady Francisco trabalhou recentemente nas novelas "Geração Brasil" (2014) e "Saramandaia" (2013). Ela também participou da novela "Chamas da Vida" (2009) na TV Record que em breve será reprisada nas tardes de segunda a sexta. Atualmente, Lady Francisco é uma das protagonistas da série "República do Peru" que já está no ar na TV Brasil (Sky canal 166).

TRILHA SONORA ORIGINAL

Capa do compacto simples "Profissão Mulher" com Maria Creuza e Rildo Hora.
(a ampliação da "plaquinha" no busto da Simone Carvalho foi por minha conta, rs rs!)


A canção principal, "Profissão Mulher", é composta pela consagrada dupla Luiz Guedes (1949-1997), primo do cantor e compositor Beto Guedes, e Thomas Roth, cantor, músico e atual jurado de programas de calouros do SBT (o duo também era conhecido pela canção "Ela Sabe Demais", sucesso do ano de 1983, lembram?). Maria Creuza (sou fã!) era a intérprete do tema cujo arranjo é de ninguém menos que Rildo Hora. A trilha sonora com a música foi lançada obscuramente em compacto simples pela RCA Victor (hoje Sony Music), no qual, no lado A está versão cantada pela Maria Creuza e, no lado B, a versão instrumental executada pela gaita do Rildo. Isso sem falar que também foi o músico pernambucano preferido desta certa "blogueira" que vos fala que regeu e executou um tema instrumental que se ouve ao longo do filme.

Fontes:
YouTube - Cláudio Cunha Produções
Trash 80's
Wikipédia
Jornal Extra
Blog "Diário de Um Cinéfilo"
Banco de Conteúdos Culturais
Cinemateca Brasileira (Ministério da Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil