"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 3 de outubro de 2015

A Famosa Melodia da Oração de São Francisco


São Francisco de Assis

Em pleno dia de São Francisco de Assis (04/10), vamos relembrar a primeira e mais famosa adaptação musical brasileira de "Oração de São Francisco" escrita e cantada em 1968 pelo padre jesuíta paraguaio Casimiro Abdon Irala Arguello, mais conhecido como Padre Irala, sj, para o seu compacto duplo "Irala Canta" (EPD, hoje Paulinas-COMEP, 1968). Mas antes é importante saber da história da oração.
A Oração de São Francisco, também conhecida como "Oração da Paz", é de autoria anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Ela foi escrita no início do século XX e foi publicada em 1912 num boletim espiritual em Paris, Franca. Quatro anos mais tarde foi impressa numa folha em que num verso estava a oração e no outro estava uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto tenha a ver com o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do padroeiro dos animais. No Brasil, a mais antiga versão conhecida desta oração é publicada em Anais da Câmara dos Deputados em 1957 e onze anos mais tarde ganhou melodia do padre Irala.
Esta adaptação mais conhecida já foi regravada por vários nomes da Música Popular Brasileira, como  Raimundo Fagner (em seu álbum "O Quinze", BMG Ariola, hoje Sony Music, 1989), Maria Bethânia (em CD de produção independente "Orações Na Voz de Maria Bethânia", 2006), Joanna (no álbum "Joanna em Oração, Sony Music, 2001) e Ana Carolina (no DVD "Estampado", Sony Music, 2003). O cantor Francisco Sérgio regravou "Oração de São Francisco" para o compacto simples homônimo lançado em 1976 pela gravadora EPD/Paulinas-COMEP . Em 2013, a canção foi regravada para a trilha sonora oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, "No Coração da Jornada" (Sony Music, 2013), sendo interpretada por Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Guilherme Sá, Irmã Kelly Patrícia, Padre Fábio de Melo e Padre Marcelo Rossi.

fonte: Wikipédia



Padre Irala em 2011 (foto acima) e na capa do compacto duplo "Irala Canta" em 1968. (fotos encontradas no site de buscas Google Imagens)


VIDEO:"Oração de São Francisco"
escrita por Padre Irala, sj.
interpretada por Padre Irala (com conjunto Som Jazz e coro)
(P)  1968 EPD, Edições Paulinas Discos (hoje Paulinas-COMEP, Comunicação Musical Edições Paulinas)



Atualizado em 10/03/2019clique aqui para ouvir a versão de Francisco Sérgio, gravada em 1976 para o compacto simples "Oração de São Francisco".

Um comentário:

  1. De fato, a primeira gravação musical da Oração de São Francisco é de 1968 pelo Padre Irala, arranjo da Maestrina Wilma Camargo. Em 1976, Francisco Sérgio de Oliveira regravou a versão do Padre Irala onde foi criado um novo arranjo pelo Maestro Eduardo Assad. Nesse novo arranjo houve também uma certa modificação na melodia onde Francisco Sérgio inova e faz uma brilhante interpretação colocando mais emoção à música quando faz maior entonação, alongando as palavras como:''senhor, paz, amor, perdão, união, fé...''. Dessa forma, a regravação de 1976 tornou-se única na maneira de cantar e única no arranjo musical feito pelo Eduardo Assad.

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil