"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 24 de maio de 2017

"Laura" (filme de Fellipe Gamarano Barbosa)




Eu já havia assistido ao documentário "Laura" há alguns anos quando passou na TV Brasil no programa DOC TV que é uma sessão de filmes da emissora carioca que exibe documentários latino-americanos. Inclusive, entre os patrocinadores desse documentário estão a TV Cultura e a própria TV Brasil.
Linda, glamourosa e sempre com alto-astral, a jornalista e atriz Laura Giannoni, nascida em Buenos Aires e radicada em São Paulo, consegue como ninguém conquistar o carisma de várias celebridades: desde Pelé e Roberto Carlos até Leonardo DiCapro e Drew Barrymore. Inclusive o documentário que leva o seu nome começa com uma cena em preto-e-branco da breve aparição da protagonista, na época aos 16 anos, no filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1967) no trecho em que o rei canta "É Papo Firme" (de Donaldson Gonçalves e Renato Corrêa, 1966).
Após sete anos de muita insistência, o cineasta e amigo carioca Fellipe Gamarano Barbosa enfim conseguiu convencê-la a autorizar um documentário sobre sua vida. Em tempos de discussão sobre as biografias, o filme exibe mais da sua personalidade e bem menos do seu passado por vontade dela mesma que se recusa a falar sobre sua vida pregressa e a esclarecer curiosidades do diretor sobre como ela se sustenta e por que acumula tanto objeto. Para ela o que importa são a realização de um sonho (morar em Nova Iorque) e a vida noturna com festas e jantares finos. Logo nos créditos finais do filme são exibidas as fotos dela, seja sozinha como modelo, seja com alguma estrela da música, do esporte e do cinema.
Laura, uma imigrante argentino-brasileira, vaga pelas ruas de Nova Iorque noite após noite atrás do glamour das celebridades. O diretor Fellipe Gamarano Barbosa, que conheceu Laura quando ainda era estudante de cinema aos 19 anos, a segue com um olhar fascinado, adentrando as festas mais exclusivas de Nova Iorque pelas portas do fundo. Ao fim de cada noite, Laura volta para seu quarto minúsculo onde ela esconde sua pobreza e produz sua imagem de diva. Atraído por esse espaço proibido, Fellipe entra de corpo e alma no próprio filme, iniciando um jogo de manipulação que vai mudar a relação dos dois para sempre.
Em "Laura" aparecem os atores Julia Roberts, Clive Owen (na cena da festa de lançamento do filme "Duplicidade" estrelado por ambos), Nicole Kidman (no lançamento do filme "Nine") e Ron Perlman (de "Hellboy") tietando a protagonista. Exibido no BAFICI, Mostra São Paulo, Semana dos Realizadores, London International Documentary Festival e Hollywood Brazilian Film Festival, o filme foi premiado como Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Hamptons nos Estados Unidos.
🗽🎥

O filme (duração de 77 minutos) na íntegra já está no YouTube pra quem quiser ver . Clique no link seguinte:
https://www.youtube.com/watch?v=_k9cLeUy_NU


Acesse também o site da Revista Trip para ler a matéria sobre Laura e o documentário,  feita em novembro de 2010 - "Everybody Loves Laura"
http://revistatrip.uol.com.br/trip/everybody-loves-laura

Fontes:
"Laura" no Cinema (fanpage Facebook)
Adoro Cinema
Revista Trip
Papo de Cinema

"Laura" (Trailer 1)



"Laura" (Trailer 2)



"Laura" (Trailer 3 - vídeo extra)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil