"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 24 de dezembro de 2017

"Hallelujah" - Leonard Cohen (1984)



Em plena véspera de Natal, eu falarei sobre "Hallelujah", uma canção do cantor e compositor canadense de folk music Leonard Cohen (1934-2016) que cresceu em uma família judia e, já em 1994, aos 60 anos, havia se convertido ao budismo. "Hallelujah" foi lançado em 1984 através do disco do próprio Leonard Cohen, "Various Positions" (CBS/Sony Music). Uma década mais tarde, a canção se tornou popular na voz de Jeff Buckley (1966-1997) gravado para o primeiro e único álbum de estúdio do cantor, "Grace" (Sony Music, 1994). A versão original tem quatro estrofes e a de Buckley tem cinco. Juntas, as duas versões têm sete estrofes diferentes.
"Hallelujah"apesar do nome, não é uma música religiosa e muito menos natalina. Para construir brilhantemente a letra, embora com muita dificuldade, Cohen usou o pecado de adultério do Rei Davi com a Betsabé ao vê-la banhando-se e citou o episódio da perda de poder do Sansão por ter seus cabelos, a origem de sua força (oferecida pelo Espírito Santo de Deus, segundo a Bíblia), cortados por Dalila, por quem Sansão apaixonou-se ilicitamente como referências. Dois homens mais importantes da Bíblia, Davi e Sansão, que caíram em tentação. As estrofes acrescentadas nas quais é mostrada sua dúvida da fé se ouvem na versão de Jeff Buckley
"Hallelujah" ("Aleluia") vem do termo hebraico "Halleluyah" que significa "louve a Deus Javé" ("hallelu"= louvar, "Yah"= Deus, Javé)
No Brasil, por incrível que pareça, a música ganhou algumas adaptações para português e o tom de ateísmo e descrença da letra original foi versionado para canção de ação de graças ou hino de louvor por cantores religiosos.
Que explica melhor a letra é o site Cultura Genial:
https://www.culturagenial.com/musica-hallelujah-leonard-cohen/

"Hallelujah"
escrita e interpretada por Leonard Cohen
(P) 1984 Columbia Records / CBS Records, Columbia Broadcasting System (hoje Sony Music Entertainment Group)

Ow, I've heard there was a secret chord
Então, eu soube que existe uma melodia secreta
That David played, and it pleased the Lord
Que Davi tocou, e isso agradou ao Senhor
But you don't really care for music, do you?
Mas você não se importa muito com música, não é?
It goes like this, the fourth, the fifth
E ela soa assim, a quarta, a quinta
The minor fall, the major lift
A menor cai e a maior se ascende
The baffled king composing hallelujah
O rei confuso compondo "Aleluia"

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

Your faith was strong but you needed proof
Sua fé era grande mas você precisava de prova
You saw her bathing on the roof
Você a viu banhando-se no terraço
Her beauty and the moonlight overthrew ya
Sua beleza e a luz da lua o conquistaram
She tied you to a kitchen chair
Ela te amarrou em uma cadeira de cozinha
She broke your throne, and she cut your hair
Ela quebrou seu trono, e cortou seu cabelo
And from your lips she drew the hallelujah
E dos seus lábios ela esboçou um "aleluia"

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

You say I took the name in vain
Você disse que eu usei o nome em vão
I don't even know the name
Mas eu nem mesmo sei o nome
But if I did, well really, what's it to you?
Mas se eu disse, ora, o que isso significa mesmo para você?
There's a blaze of light in every word
Existe um raio de luz em cada palavra
It doesn't matter which you heard
E não importa qual dela você ouviu
The holy or the broken hallelujah
Uma "aleluia" sagrada ou a violada

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

I did my best, it wasn't much
Eu fiz meu melhor, mas não foi o suficiente
I couldn't feel, so I tried to touch
Eu não pude sentir, então tentei tocar
I've told the truth, I didn't come to fool you
Eu havia dito a verdade, eu não vim aqui para te enganar
And even though it all went wrong
E mesmo que tudo tenha dado errado
I'll stand before the lord of song
Eu vou me prostrar diante do Senhor da canção
With nothing on my tongue but hallelujah
Sem nada em minha língua além de "aleluia"

Hallelujah (18x)
Aleluia (18x)


VERSOS ACRESCENTADOS

But baby I've been here before
Mas, amor, eu já estive aqui antes
I've seen this room and I've walked this floor
Já vi esse quarto e já andei neste chão
You know, I used to live alone before I knew ya
Você sabe, eu costumava morar sozinho antes de você
And I've seen your flag on the Marble Arch
E eu vejo a sua bandeira no Marble Arch ("Arco de Mármore", um dos pontos turísticos de Londres)
And love is not a victory march
Mas o amor não é uma marcha da vitória
It's a cold and it's a broken Hallelujah
É uma aleluia fria e sofrida

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

Well there was a time when you let me know
Então, existiu um tempo em que você me avisava
What's really going on below
O que realmente está acontecendo por dentro
But now you never show that to me do ya
Mas agora você nunca me mostra isso, não é?
But remember when I moved in you
Mas lembre-se de quando eu me mudei para você
And the holy dove was moving too
E o pomba sagrada estava se mudando também
And every breath we drew was Hallelujah
E toda a respiração que esboçávamos era "Aleluia"

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

Maybe there's a God above
Talvez exista um Deus no céu
But all I've ever learned from love
Mas tudo o que eu aprendi sobre o amor
Was how to shoot somebody who outdrew ya
Foi como atirar em alguém que destruiu você
And it's not a cry that you hear at night
E não é um choro que você escuta a noite
It's not somebody who's seen the light
Não é quando alguém que vê a luz
It's a cold and it's a broken Hallelujah
É uma aleluia fria e sofrida

Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia
Hallelujah
Aleluia

VÍDEO: "Hallelujah" (versão original de Leonard Cohen)




VÍDEO: Hallelujah (com estrofes acrescentadas) na gravação de Rufus Wainwright para a trilha sonora do filme de animação "Shrek" (Dreamworks Pictures, 2001)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil