"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

"Non Ho L'età" - Gigliola Cinquetti (1964)

A cantora italiana Gigliola Cinquetti


Padre Zezinho citou a canção "Non Ho L'età" (de Mario Panzeri e Nicola Salerno, 1964) cantada por Gigliola Cinquetti em uma de suas postagens no Facebook (clique aqui)  e em seu livro de reflexões diárias "Catequese Ao Raiar do Dia" (Editora Ave-Maria, 2015) considerando-a como "uma das mais sólidas do catequese do catolicismo do século XX a respeito do namoro e do casamento". A música fala de uma jovem que reconhece que ainda é cedo para amar e que prefere viver um amor romântico e esperar o tempo certo para o casamento. Ou seja, a canção estimula aos jovens para que esperassem a hora certa para o beijo o sexo. Hoje em dia, o sexo na adolescência e a "era do agorismo" como diz o sacerdote passaram dos limites.
"Non Ho L'età" defendida pela cantora italiana Gigliola Cinquetti, na época aos 16 anos, venceu o Festival Eurovisão da Canção realizada em Compenhague, na Dinamarca, e o Festival San Remo na Itália, ambos em 1964 e desde então se transformou em um sucesso mundial. Em seguida, Cinquetti gravou "Non Ho L'età" em francês, inglês, espanhol, alemão e japonês.
Na década de 1960, Gigliola Cinquetti que completará 70 anos na quarta-feira que vem (20 de dezembro) tinha o sucesso digno da cantora americana Beyoncé nos dias de hoje: foi o maior destaque internacional e suas músicas estouravam nas rádios de todo mundo, inclusive o Brasil. Em meados dos anos 1970, Gigliola casou-se com o jornalista Luciano Teodori e havia se afastado da mídia para dedicar-se à família, porém, em 1981, ela voltou desta vez como jornalista e colunista semanal. No ano seguinte, apresentou com Enzo Tortora o programa "Portobello", cantando e dançando o twist. No mês passado, novembro, Gigliola veio ao Brasil mais uma vez em ocasião da sua turnê mundial "Una Storia D’Amore". A cantora se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba (Paraná) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).



Gigliola Cinquetti em novembro de 2017 durante uma entrevista ao programa "Domingo Espetacular" da TV record no Brasil. (clique aqui)


"Non Ho L'età"
Música de Nicola Salerno
Letra de Mario Panzeri
Orquestrador: Gianfranco Monaldi
Interpretada por Gigliola Cinquetti
(P) 1964 Compagnia Generale del Disco (CGD Records) / Warner Music Group

Non ho l'età, 
Eu não tenho idade,
Non ho l'età per amarti
Eu não tenho idade para amar você
Non ho l'età 
Eu não tenho idade
Per uscire sola con te
Para sair sozinha com você.
E non avrei, 
E eu não teria,
Non avrei nulla da dirti
Não teria nada a dizer-lhe,
Perchè tu sai 
Porque você sabe
molte più cose di me
Muito mais das coisas que eu.

Lascia ch'io viva un amore romantico
Deixe que eu viva um amor romântico
Nell'attesa 
Na esperança
che venga quel giorno, 
De que chegue esse dia,
Ma ora no!
mas agora não!

Non ho l'età, 
Eu não tenho idade
non ho l'età per amarti
Eu não tenho idade para amar você
Non ho l'età 
Eu não tenho idade
per uscire sola con te
Para sair sozinha com você
Se tu vorrai, 
Se quiser,
se tu vorrai aspettarmi
Se quiser esperar por mim,
Quel giorno avrai tutto il mio amore per te
Chegará o dia em que todo o meu amor será seu.

Lascia ch'io viva un amore romantico
Deixe que eu viva um amor romântico
Nell'attesa 
Na esperança
che venga quel giorno, 
De que chegue esse dia,
Ma ora no!
Mas agora não!

Non ho l'età, 
Eu não tenho idade
non ho l'età per amarti
Eu não tenho idade para amar você
Non ho l'età
Eu não tenho idade
per uscire sola con te
Para sair sozinha com você
Se tu vorrai, 
Se quiser
Se tu vorrai aspettarmi
Se quiser esperar por mim,
Quel giorno avrai tutto il mio amore per te
Chegará o dia em que todo o meu amor será seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil