"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 23 de julho de 2020

"Coringa" ("Joker", Warner Bros., 2019)



É a vida.
e por mais engraçada que ela pareça
Algumas pessoas se divertem pisoteando sonhos
Mas eu não deixo, não deixo que isso me abata
Porque esse velho e belo mundo continua a girar
Eu já fui uma marionete, um indigente, um pirata, um poeta, um peão e um rei
Eu já estive por cima, por baixo, por dentro e por fora, e uma coisa eu sei
Toda vez que me encontro derrotado no chão
Eu sacudo a poeira e volto à corrida

Trecho da canção "That's Life" (de  Dean Kay e Kelly Gordon, 1963), gravada originalmente pela cantora Marion Montgomery (1934-2002), porém famosa na voz de Frank Sinatra (1915-1998) em 1966, versão esta que foi executada no filme.


Baseado no personagem de mesmo nome da DC Comics, o filme "Coringa" ("Joker, Warner Bros., 2019) é estrelado por Joaquin Phoenix cuja atuação como protagonista lhe custou o Oscar de Melhor Ator. "Coringa" é ambientado em 1981 e representa Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um comediante de stand-up fracassado que é levado à loucura e se envolve em uma vida de crimes e caos em Gotham City. 
No romance gráfico "Batman - A Piada Mortal" ("Batman - The Killing Joke, DC Comics, 1988), a psicologia e a fonte do Coringa são revelados. Nessa obra, o humorista fracassado se atrapalha durante um assalto à fábrica e cai em um poço de produtos químicos, adquirindo assim a sua pele branca, cabelos verdes e mente mais insana, enquanto no filme de 2019, inspirado livremente no HQ e mais realista, ou seja, ao contrário de outros filmes sobre Batman, sem efeitos especiais, ser excluído da sociedade foi mais que suficiente para que o vilão enlouquecesse. Sem falar na dublagem brasileira que foi incrível. Hélio Ribeiro dublou muito bem o Arthur Fleck/Coringa, imagine então naquela brilhante cena em que o protagonista vai ao programa televisivo de Murray Franklin (Robert De Niro). Aquilo pra mim foi uma das melhores cenas.
Além de melhor ator, "Coringa" venceu o Oscar de melhor trilha sonora de melhor banda/trilha sonora feita pela musicista, violoncelista e compositora islandesa Hildur Guðnadóttir que fará 38 anos no dia 4 de setembro.

"Você não me ouve, não é?Você faz as mesmas perguntas toda a semana. 'Como vai o seu trabalho?' 'Está tendo pensamentos negativos?' Tudo o que eu tenho são pensamentos negativos."

Sinopse (sem spoilers)

Em 1981, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix / dublado por Hélio Ribeiro) é um homem que sofre de um problema neurológico que faz com que ele ria em momentos inapropriados e, por isso, visita regularmente um serviço de assistência social para adquirir remédios. Ele trabalha como um palhaço prestando serviços para terceiros, enquanto mora com sua mãe, Penny (Frances Conroy / dublada por Marize Motta), em Gotham City. Penny havia trabalhado por 30 anos para Thomas Wayne (Brett Cullen / dublado por Márcio Dondi), bilionário, candidato a prefeito de Gotham City e pai do pequeno Bruce (Dante Pereira-Olson / dublado por Enzo Dannemann), o futuro Batman, e alega através de uma carta que enviaria ao Thomas que Arthur é seu filho com ela. Arthur se relaciona com poucas pessoas até conhecer Sophie (Zazie Beetz / dublada por Flavia Fontenelle), uma mãe solteira que vive no mesmo prédio que ele, a quem ele convida para conhecer seu outro trabalho como comediante de stand-up. Com o fracasso da apresentação e apontado como o humorista sem graça, os vídeos de seu show foram exibidos no programa de entrevistas de seu apresentador de TV preferido, Murray Franklin (Robert De Niro / dublado por Júlio Chaves) que achincalha o seu admirador por piadas sem sentido e de jocosidade forçada.
Depois de Arthur ter sido atacado em um beco por jovens delinquentes, um colega de trabalho de Arthur, Randall (Glenn Fleshler / dublado por Hércules Franco), lhe empresta uma arma para sua proteção. Porém, durante uma apresentação em um hospital para entreter crianças com câncer, a arma cai do seu bolso. Arthur é demitido por isso e Randall mente aos outros colegas dizendo que Arthur comprou a arma sozinho. Voltando para casa de metrô, ele é agredido por três executivos da Wayne Enterprises, a empresa de Thomas Wayne, após estes pensarem que ele estava debochando da tentativa de assédio deles a uma mulher e atira nos três rapazes em autodefesa. O triplo homicídio gera uma série de protestos contra os ricos de Gotham em que os manifestantes, excluídos da sociedade como o Arthur, se fantasiam de palhaços tal como o assassino não identificado, como também faz com que Arthur Fleck se transforme em um dos vilões bizarros, hediondos e recalcados do Batman.

Curiosidade: A logo da Warner Brothers no início do filme é a logo da Warner Communications (foto abaixo) usada durante a década de 1970 até o início dos anos 1980, já que "Coringa" se passa em 1981.




Vídeo: Trailer original do filme "Coringa" (legendado)

 


"That's Life"
escrita por Dean Kay e Kelly Gordon
Interpretada por Frank Sinatra
(P) 1966 Reprise Records/ Warner Music Group


That's life (that's life), that's what all the people say
É a vida (é a vida), é o que todos dizem
You're ridin' high in April, shot down in May
Você está no auge em abril e derubado em maio
But I know I'm gonna change that tune
Mas eu sei que mudarei essa história
When I'm back on top, back on top in June
Assim que eu voltar ao topo, voltar ao topo em junho

I said that's life (that's life), and as funny as it may seem
Eu disse "é a vida" (é a vida), por mais engraçada que ela pareça
Some people get their kicks stompin' on a dream
Algumas pessoas se divertem pisoteando sonhos
But I don't let it, let it get me down
Mas eu não deixo, eu não deixo isso me abater
'Cause this fine old world, it keeps spinnin' around
Porque esse velho e belo mundo continua a girar

I've been a puppet, a pauper, a pirate, a poet, a pawn and a king
Eu fui uma marionete, um indigente, um pirata, um poeta, um peão e um rei
I've been up and down and over and out and I know one thing
Eu já estive por cima, por baixo, por dentro, por fora e de uma coisa eu sei
Each time I find myself layin' flat on my face
Toda vez que eu me encontro derrubado ao chão
I pick myself up and get back in the race
Eu sacudo a poeira e volto para a corrida

That's life (that's life), I tell you I can't deny it
É a vida (é a vida), isso eu não posso negar 
I thought of quitting, baby, but my heart just ain't gonna buy it
Eu pensei em desistir, baby, mas meu coração simplesmente não aceita
And if I didn't think it was worth one single try
E se eu não pensasse que valesse só uma única tentativa
I'd jump right on a big bird and then I'd fly
Eu pularia direto sobre um pássaro e voaria nele

I've been a puppet, a pauper, a pirate, a poet, a pawn and a king
Eu fui uma marionete, um indigente, um pirata, um poeta, um peão e um rei
I've been up and down and over and out and I know one thing
Eu já estive por cima, por baixo, por dentro, por fora e de uma coisa eu sei
Each time I find myself layin' flat on my face
Toda vez que eu me encontro derrubado ao chão
I pick myself up and get back in the race
Eu sacudo a poeira e volto para a corrida

That's life (that's life), that's life and I can't deny it
É a vida (é a vida), assim é a vida e eu não posso negar
Many times I thought of cuttin' out but my heart won't buy it
Muitas vezes já pensei em pular fora, mas meu coração não vai aceitar
But if there's nothin' shakin' come this here July
Mas se não houver nada de bom acontecendo neste julho
I'm gonna roll myself up in a big ball and die
Eu vou me rolar em uma grande bola e morrer.

My, my!
Minha nossa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil