"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 31 de julho de 2020

"I Will Always Love You" - Dolly Parton



Capa do álbum "Jolene" (Sony Music, 1974) de Dolly Parton

Não, essa música não é da Whitney Houston (1963-2012). Toda vez que se ouve falar em "I Will Always Love You" (de Dolly Parton, 1974), a primeira coisa que vem à cabeça é o refrão cantado linda e perfeitamente a todo pulmão pela cantora de R&B. A música foi escrita e gravada originalmente pela cantora country Dolly Parton em 1974 para o seu décimo terceiro álbum solo, "Jolene" (RCA Victor/ Sony Music, 1974), porém ficou mundialmente famosa quase 20 anos depois na voz de Whitney Houston para a trilha sonora do filme "O Guarda-Costas" ("The Bodyguard", Warner Bros., 1992) estrelado pela cantora e pelo ator Kevin Costner, que também o produziu. Inclusive foi o próprio Costner que sugeriu para que Whitney regravasse a canção e teve a ideia de que a introdução da música fosse acapella.


Capa do álbum da trilha sonora do filme "O Guarda-Costas" (BMG Ariola/hoje Sony Music, 1992)


Parece jura de amor, mas não é.

"I Will Always Love You" (que quer dizer "eu sempre amarei você") na versão de Whitney é uma das mais tocadas no Brasil em cerimônias de casamento ou naqueles carros de som de surpresa romântica com mensagens, pelo fato de o público se deixar levar pelo belo aspecto soul ballad e pelo título da música que é mencionado como o único verso do refrão repetidamente, acreditando ser uma canção de jura de amor eterno. Um ledo engano. Na verdade, ela se trata de um pedido amigável  de demissão ou de separação. Acredite se quiser! Entenda a história.
Em 1967, Dolly Parton foi descoberta pelo cantor e compositor country Porter Wagoner (1927-2007) que, além de oferecer a ela o papel permanente de sua parceira no programa musical televisivo "The Porter Wagoner Show", ele seria seu produtor e mentor. Juntos, Porter Wagoner e Dolly Parton lideraram as paradas musicais, mas Parton sempre sonhou em seguir a carreira solo de sucesso. Porter Wagoner não queria que ela se separasse dele, o que inspirou Parton a compor sua mais famosa canção de rompimento profissional em 1973. Não por acaso que a personagem de Whitney Houston no filme que também era uma cantora e atriz famosa dedicou "I Will Always Love You" para o seu guarda-costas (Kevin Costner) contratado para escudá-la 24 hora por dia de um assassino obcecado, chegando ao ponto de a superstar não aguentar mais a superproteção do agente, embora eles tenham um envolvimento amoroso no meio disso tudo. Na visão mais romântica, a música fala de um casal que não tem a possibilidade de permanecer junto. Portanto, como diria o site da Lifetime sobre a música, para não correr o risco de atrair energias erradas ao seu casamento, melhor trocar "I Will Always Love You" pelo hit brasileiro "Eu Sei Que Vou Te Amar" (de Tom Jobim e Vinícius de Morais, 1959) para a sua cerimônia de enlace.

"I Will Always Love You"
escrita e interpretada por Dolly Parton
(P) 1974 RCA Victor, Radio Corporation of America (hoje Sony Music Entertainment Group) 


 

If I should stay, 
Se eu tivesse que ficar
I would only be in your way
Eu só iria atrapalhar você
So I'll go, 
Então eu vou embora
but I know
Mas eu sei
I'll think of you each step of the way
Eu pensarei em você a cada passo do meu caminho

And I 
E eu
will always love you
Sempre amarei você
I will always love you
Eu sempre amarei você

Bittersweet memories
Lembranças agridoces
That is all I am taking with me
São tudo que eu levo comigo
Goodbye
Adeus
Please, don't cry
Por favor, não chore
We both know that I'm not what you need
Nós dois sabemos bem que eu não sou de quem você precisa

And I 
E eu
will always love you
Sempre amarei você
I will always love you
Eu sempre amarei você

I hope life 
Eu espero que a vida
treats you kind
Trate-o bem
And I hope you 
E eu espero que você
You have all that you've ever dreamed of
Tenha tudo que você já sonhou
And I wish you joy and happiness
E eu lhe desejo alegrias e felicidades
But above all this, I wish you love
Mas acima de tudo, eu lhe desejo amor

And I 
E eu
will always love you
Sempre amarei você
I will always love you
Eu sempre amarei você
I will always love you
Eu sempre amarei você.


"I Will Always Love You"
interpretada por Whitney Houston
(P) 1992 Arista Records/ BMG Entertainment, Bertelsmann Music Group (hoje Sony Music Entertainment Group) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil