"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 19 de julho de 2020

Relembrando a adolescência #11 - "Torre de Babel - Internacional" (Som Livre, 1998)



No mesmo ano em que  Geri Halliwell anunciou sua saída das Spice Girls, que a seleção brasileira perdeu para os donos da casa na final da Copa do Mundo na França, que o filme da moda era o Titanic (20th Century Fox e Paramount Pictures, 1997) e Leonardo DiCaprio, a estrela do filme, era o homem da moda, foi ao ar a partir do dia 25 de maio de 1998 até o dia 15 de janeiro do ano seguinte a novela "Torre de Babel" (Rede Globo) escrita por Silvio de Abreu. A trama ficaria marcada pela explosão do Shopping Tropical Tower que envolveu diversos personagens de vários núcleos da trama (daí a pergunta:"quem explodiu o shopping?"). O Tropical Tower, cuja estrutura foi inspirada no trabalho do pintor holandês Pieter Brueghel (1525 ou 1530-1569) que retratou a Torre de Babel descrita na Bíblia, foi uma das obras realizadas pela construtora do engenheiro César Toledo, vivido por Tarcísio Meira. A novela que, a princípio, sofreu rejeição do público por tanta violência, atores interpretando personagens com personalidades diferentes do de costume (como o Tony Ramos fazendo papel de assassino sanguinário) e temas polêmicos como drogas, assassinatos frios, violência doméstica e homossexualidade feminina, com o tempo caiu no gosto dos telespectadores graças às mudanças que Sílvio de Abreu se viu obrigado a fazer para recuperar a audiência. Sem falar que eu gostava muito do Gustinho (Oscar Magrini) trapaceando nos palcos à Lina Lamont do filme "Cantando na Chuva" ("Singin' In The Rain, Metro-Goldwin-Mayer, 1952) como cantor sertanejo Johnny Percebe e da paródia do Casseta e Planeta intitulada "Torre de Papel". A novela foi reprisada no Canal Viva, o canal de assinaturas da Rede Globo, entre 10 de outubro de 2016 e 3 de maio de 2017.
Outra coisa da novela que me chamou mais a atenção foi a sua trilha sonora internacional e é dela que eu vou falar aqui. Quem se destacou na capa do CD foi o ator Edson Celulari que na novela fez o papel de Henrique, o galanteador e filho de César e Marta (Glória Menezes). Eu não cheguei a ter esse CD na época, mas graças à internet eu tenho acesso a ele. E foi pensando nisso e no quanto eu achei ótima essa trilha sonora que faço essa postagem. 

As Músicas

Ao mesmo tempo que "My Heart Will Go On" (música de James Horner e letra de Will Jennings, 1997), tema romântico do filme "Titanic", tocava mais nas rádios do que Banda Raça Negra no churrasco de domingo, como diria o Nogy do Canal 90 no YouTube (risos), Céline Dion abre o CD com mais um sucesso de seu álbum "Let's Talk About Love" (Sony Music, 1997), "Immortality" da autoria dos Bee Gees que também participam da música como backing vocals. Como eu havia dito aqui em uma postagem sobre o álbum da cantora canadense (clique aqui), através do próprio encarte do CD, nos créditos da canção "Immortality" em letras miúdas, eu li que seus autores, os próprios Bee Gees, a tinham escrito especialmente para a montagem teatral londrina do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" e, pesquisando no Google por "Saturday Night Fever Immortality", descobri que, na peça musical, "Immortality" é cantada pelo protagonista Tony Manero.
A romântica "All My Life" (de Joel Hailey e Rory Bennett, 1997) cantada pela dupla americana K-Ci & JoJo foi o tema para Edmundo (Victor Fasano) e Bina (Cláudia Jimenez). Eu sempre me lembro da trilha sonora dessa novela a cada vez que vejo uma certa cena com essa música do filme "Ingrid Vai Para o Oeste" ("Ingrid Goes West", Star Thrower Entertainment, 141 Entertainment e Mighty Engine, 2017), do qual eu falei na postagem anterior (clique aqui).
"You Were There", escrita e interpretada por Eric Clapton, fez parte do seu álbum "Pilgrim" (Warner Music, 1998), o primeiro álbum de inéditas da carreira do músico inglês desde "Journeyman" (Warner Music, 1989). A música foi o tema da vilã Ângela (Cláudia Raia).
Depois de emplacar com "Loving Every Minute" (de Paul Tucker, Tunde Baiyewu e Martin Brammer, 1995), o duo britânico Lighthouse Family se inclui na trilha sonora com "High" (de Paul Tucker e Tunder Baiyewu, 1997) que para mim é tão empolgante que dá vontade de me esbaldar como Ângela (Cláudia Raia) e Henrique (Edson Celulari) em uma casa noturna ao som dessa música em uma cena da novela.
A linda "Con Te Partiró" (música de Francesco Sartori e letra de Lucio Quarantotto, 1995) foi a primeira canção que Andrea Bocelli cantou no famoso Festival de San Remo _considerado a porta obrigatória para o sucesso dos cantores italianos_ em 1995 e foi gravada para o segundo álbum do tenor italiano, "Bocelli" (Universal Music, 1995). Contudo, a música e o próprio intérprete só conquistaram o sucesso mundial a partir de sua segunda versão em que Bocelli faz dueto com a soprano inglesa Sarah Brightman intitulada "Time To Say Goodbye" lançada em 1996, mas, apesar do título em inglês, essa versão foi cantada "inteiramente" na letra original em italiano e o nome da música no outro idioma só foi mencionado como substituto para o primeiro verso do refrão.
"Adia" é uma canção de Sarah McLachlan que originalmente apareceu no seu álbum de 1997 "Surfacing" (BMG Music/Sony Music), o mesmo da música "Angel" (de Sarah McLachlan e Pierre Marchand) do filme "Cidade dos Anjos" ("City Of Angels", Warner Bros., 1998). Da autoria da própria cantora canadense e de seu produtor Pierre Marchand, ainda não se está certa sobre a história de "Adia", se a pessoa que leva o nome da música era amiga, parente ou amante de Sarah. Outra especulação é que a letra da música seria um pedido de desculpas à amiga por ter roubado o seu namorado e se casado com ele em seguida. McLachlan foi indicada para o Grammy de Melhor Cantora Pop em 1999 por "Adia", mas perdeu para "My Heart Will Go On (Love Theme Form 'Titanic')" de Celine Dion.
"Lady" (1980) cantada pelo Lionel Richie, na novela, foi o tema do casal Celeste (Letícia Sabatella) e Henrique (Edson Celulari). Embora a canção seja da autoria do próprio Richie, "Lady" foi gravada pela primeira vez em 1980 por Kenny Rogers (1938-2020) e o sucesso dela impulsionou a carreira solo do ex-Commodores. E 18 anos depois, Lionel Richie a regravou para o seu álbum "Time" (Universal Music, 1998).
Dando sequência a regravações, a banda britânica Simply Red interpreta "The Air That I Breathe" (de Albert Hammond e Mike Hazlewood, 1972) que, originalmente foi gravada por Albert Hammond em 1972, mas foi impulsionada pela releitura da banda The Hollies em 1974. No Brasil, a canção ganhou uma versão em português intitulada "É Assim Que Te Amo" (versionada por Xororó, 1990) da dupla sertaneja (e fãs de The Hollies) Chitãozinho & Xororó.
O quarteto vocal britânico de R&B Another Level lança o seu single de estreia, "Be Alone No More" (de Steven Dubin, Andrea Martin e Ivan Matias, 1998), um sucesso mundial que segue o estilo dos Backstreet Boys, uma das febres musicais juvenis na época.
"Zoot Suit Riot" é uma música _e o único grande sucesso mundial_ da banda americana Cherry Poppin' Daddies que foi escrita pelo vocalista Steve Perry para o álbum de compilação homônimo lançado em 1997. A música foi composta no estilo jump blues da década de 1940. A narrativa da letra foi baseada no "Zoot Suit Riot"("movimento dos ternos zoot"), uma série de crimes racistas cometida por soldados americanos contra jovens mexicanos-americanos em Los Angeles em junho de 1943. "Zoot suit" é um tipo de traje com calças largas e de cintura alta e jaqueta longa, a vestimenta preferida da população latina residente nos Estados Unidos nos anos 1940. Na novela, "Zoot Suit Riot" é o tema do Gustinho/Johnny Percebe (Oscar Magrini).
O cantor porto-riquenho e ex-Menudo Ricky Martin, que no mesmo 1998 foi o intérprete do empolgante tema oficial da Copa do Mundo na França, marca presença na trilha sonora com "Por Arriba, Por Abajo" (de Luis Gómez Escolar, Roby Draco Rosa, César Lemos e Karla Aponte, 1998)  que segue a mesma linha estrutural do pop latino de "María" (de K.C. Porter, Ian Blake e Luis Gómez Escolar, 1995).
"Ho Fatto Un Sogno" é interpretada pelo cantor veterano italiano Antonello Venditti. A canção é a única inédita do álbum de antigos sucessos de Venditti relidos com arranjos sinfônicos chamado "Antonello Nel Paese delle Meraviglie" (em português, "Antonello no País das Maravilhas") lançado em 1997. Da autoria do próprio Venditti, Sérgio Bardotti (1939-2007) e Enio Morricone (1928-2020), este conhecido por ter feito trilhas sonoras de grandes filmes de faroeste que nos deixou recentemente, foi o tema romântico de Sandrinha (Adriana Esteves) e Alexandre (Marcos Palmeira) na novela.
"Corazón Partío" (de Alejandro Sanz, 1997) foi a música que impulsionou Alejandro Sanz ao sucesso mundial. Tanto que o cantor espanhol na época veio ao Brasil, fez uma pequena participação na novela já que "Corazón Partío" era o tema da personagem Shirley (Karina Barum) e se apresentou no Domingão do Faustão.
Sem falar que a trilha sonora também conta com as versões fake das músicas "I Want You To Want Me" (de Max Martin e Jacob Schutze, 1997) do quarteto feminino britânico Solid HarmoniE que seguia o mesmo estilo que os grupos-febres NSync e as suas conterrâneas Spice Girls, "The One I Gave My Heart To" (de Diane Warren, 1996) da cantora Aaliyah (1997-2001) e a deliciosa "Háblame Luna" (de Mauro Tondini, 1998) do projeto italo-dance Basic Connection. Uau, me deu saudades agora! Agora aumente o volume, faixa por faixa!


"Torre de Babel - Internacional"
Vários artistas
(P) 1998 Som Livre

Seleção de repertório: André Werneck
Masterização: Sérgio Seabra e César Barbosa
Projeto Gráfico: Paulo César Santos
CAPA
Ator: Edson Celulari
Foto: Bia Parreiras
Figurino: Helena Gastal
Cabelo e Maquiagem: Marlene Moura


01. IMMORTALITY (tema de César e Marta)
Escrita por Barry Gibb, Robin Gibb e Maurice Gibb
Interpretada por Celine Dion
participação especial de Bee Gees (coro) - cortesia da PolyGram International (hoje Universal Music Group)
(P) 1997 Epic Records/ Sony Music Entertainment Group
 


 02. ALL MY LIFE (tema de Edmundo e Bina)
escrita por Joel Hailey e Rory Bennett
Interpretada por K-Ci & Jo-Jo 
(P) 1997 MCA Music Entertainment Group / Universal Music Group



03. YOU WERE THERE (tema de Ângela)
Escrita e interpretada por Eric Clapton 
(P) 1998 Reprise Records / Warner Music Group


04. HIGH
Escrita por Paul Tucker e Tunder Baiyewu
Interpretada por Lighthouse Family
(P) 1997 Polydor Records / Universal Music Group


05. CON TE PARTIRÒ (tema de Alexandre e Lúcia)
Música de Francesco Sartori
Letra de Lucio Quarantotto
Interpretada por Andrea Bocelli 
(P) 1995 Polydor Records / Universal Music Group


06. ADIA  (tema da Leda)
escrita por Sarah McLachlan e Pierre Marchand
interpretada por Sarah McLachlan 
(P) 1997 Arista Records / Sony Music Entertainment Group


07. LADY (tema de Henrique e Celeste)
escrita e interpretada por Lionel Ritchie 
(P) 1998 Mercury Records / Universal Music Group 


08. THE AIR THAT I BREATHE (tema de Clementino)
escrita por  Albert Hammond e Mike Hazlewood
interpretada por Simply Red 
(P) 1998 East West Records / Warner Music Group


09. BE ALONE NO MORE 
escrita por Steven Dubin, Andrea Martin e Ivan Matias
interpretada por Another Level
(P) 1998 Northwestside Records / Sony Music Entertainment Group



10. ZOOT SUIT RIOT (tema de Gustinho)
escrita por Steve Perry
interpretada por Cherry Poppin’ Daddies 
(P) 1997 Mojo Records / Universal Music Group


11. POR ARRIBA, POR ABAJO (tema de Dino)
escrita por Luis Gómez Escolar, Roby Draco Rosa, César Lemos e Karla Aponte
interpretada por Ricky Martin 
(P) 1998 Columbia Records / Sony Music Entertainment Group


12. I WANT YOU TO WANT ME (tema de Leda) 
escrita por Max Martin e Jacob Schutze 
interpretada por D-Soul 
(vídeo abaixo da gravação original de Solid HarmoniE)



13. HO FATTO UN SOGNO (tema de Sandrinha)
Música de Antonello Venditti e Enio Morricone
letra de Sergio Bardotti e Antonello Venditti
interpretada por Antonello Venditti
(P) 1997 Heinz Music



14. THE ONE I GAVE MY HEART TO 
escrita por Diane Warren 
interpretada por Mya Hill
(vídeo abaixo da gravação original de Aaliyah)



15. CORAZÓN PARTÍO  (tema de Shirley)
escrita e interpretada por Alejandro Sanz
(P) 1997 WEA Latina / Warner Music Group



16. HÁBLAME LUNA
escrita por Mauro Tondini 
interpretada por All Jam
(vídeo abaixo da gravação original de Basic Connection)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil