"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Cubo Mágico ou Cubo de Rubik, o quebra-cabeças que aflige. Mas diverte.

Post Especial do Dia das Crianças - 03




Já que hoje é o dia das crianças, vamos falar de brinquedo. Mas este é um brinquedo para pessoas de todas as idades.
Há um mês eu comprei um cubo mágico comum a preço de banana: 4 reais. Logo em uma das primeiras tentativas de montá-lo, o cubo parecia que estava travado. Não que esteja mal lubrificado, mas algumas peças ocas se engatavam tanto que, de repente, eu quebrei o cubo todo (risos). Daria para remontá-lo se não fosse o dano da rosca de uma peça central fixa causado pelo meu estrago. Fui à mesma loja de perto da minha casa onde comprei o brinquedo e levei outro cubo e bem diferente: as peças são formadas por bolas. Era o Cubo Maluco da marca Ark Toys que custou R$ 19,90. A respeito do cubo anterior, é como diz aquele famoso ditado: o barato sai caro.
Eu adquiri o brinquedo inspirada na capa do livro "Nasci Para dar Certo" (Editora Canção Nova, 2011) de Adriano Gonçalves, jovem psicólogo e membro da comunidade católica Canção Nova. Eu não tenho o livro, li apenas a sinopse, crendo que deve ser um livro realmente bom.
A meu ver, o cubo mágico é um quebra-cabeças que exercita nossa autoconfiança (talvez seja por isso o desenho do cubo mágico na capa do livro em questão destinado aos jovens). Só com o cubo embaralhado nas mãos e sem instruções por escrito faz com que a gente se sentisse como uma pobre criança perdida dos pais. Mas para resolvê-lo, tive que recorrer a vídeos de tutoriais no YouTube, de preferência os de meia hora de duração que explicam com muita paciência os algoritmos corretos (recomendo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=g2vitUi1Evg). E desde então eu não resolvo o cubo sem a colinha dos algoritmos por perto (se bem que o recomendado é sem a colinha...). Se por um lado o cubo mágico é um quebra-cabeças que nos aflige, dando a impressão de que não vamos resolvê-lo nunca, de um outro, ele diverte. O cubo mágico passou a ser o meu poker ou sinuca.

Cubo Maluco da marca Ark Toys.

O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeças tridimensional criado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Ernő Rubik é um conferencista no Departamento de Design Interior na Academia de Artes Aplicadas e Ofícios em Budapeste, capital da Hungria, e inventou o cubo mágico quando se interessou em geometria. A criação na verdade vem de um protótipo 2x2x2 criado por Larry Nichols (Lavourensis Plenus) em março de 1970.
Originalmente foi chamado de "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys, uma empresa americana de brinquedos, para "cubo de Rubik". Nesse mesmo 1974, Rubik ganhou o prêmio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Para resolver o cubo pela primeira vez, o próprio criador levou um mês.
O brinquedo é um quebra-cabeça que consiste em um cubo. Cada uma das suas seis faces está dividida em nove partes, 3x3, num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do cubo.
O cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,7 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2 (o pocket cube, ou "cubo de bolso"), 4x4x4 (o chamado Rubik's Revenge, a vingança de Rubik) e a 5x5x5 (Professor's cube, cubo do professor). Imagine o trabalho pra resolver estes dois últimos!

Ernő Rubik, o criador do cubo.

O cubo de Rubik foi popularizado a partir da década de 1980. O brinquedo também virou esporte e já existem eventos competitivos mundiais nos quais um competidor que resolve o cubo em menor tempo vence, como o Red Bull Rubik’s Cube World Championship (Campeonato Mundial de Cubo de Rubik promovida pela empresa de bebidas energéticas Red Bull) (clique aqui) que teve a sua primeira edição no ano passado em Boston, Estados Unidos. Alguns competidores brasileiros também estavam neste mundial. Este ano, a paulista Júlia Melo de 17 anos foi a única menina brasileira no torneio (Revista Capricho).
Segundo a loja Cuber Brasil, o nosso país está em 4º lugar no ranking mundial em número de competidores nos campeonatos oficiais de Cubo Mágico, com exatos 4.026 cubers espalhados por todo o país atrás de Índia, China e EUA, com 9.456, 15.934 e 20.350 competidores, respectivamente.

https://www.jornaldooeste.com.br/noticia/brasileiros-se-superam-em-mundial-inedito-de-cubo-magico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil