"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O álbum "O Amor Me Elegeu" do Padre Fábio de Melo


Desde o princípio eu sabia que eu teria tamanha dificuldade em encontrar o mais novo CD do Padre Fábio de Melo, "O Amor Me Elegeu" (Gravadora Canção Nova, 2018), já que, após a passagem até o ano passado pela Som Livre (entre 2008 e 2010) e Sony Music (entre 2011 e 2017), as gravadoras mais populares, o sacerdote mudou-se, ou melhor, voltou à Gravadora Canção Nova depois de onze anos. O até então único álbum do padre na gravadora criada pela comunidade homônima da qual ele é membro foi "Filho do Céu" de 2007.
Os CD's lançados pela Gravadora Canção Nova são sempre distribuídos para as livrarias católicas e lojas de artigos religiosos para a venda. Eu nunca vi algum CD desta e das outras gravadoras católicas fora destes estabelecimentos, tampouco nas Lojas Americanas, pelo menos daqui de Itajaí e Balneário Camboriú pelo que eu saiba, exceto o belo "Coisas Que Vivi" da Adriana Arydes lançado pela Paulinas-COMEP em 2011. Procurei em uma livraria católica daqui de Itajaí há uns dois meses e ainda não havia chegado. Fui a de Balneário Camboriú e já foi levado uma única cópia do CD que tinha lá. Eu nunca faço compras pela internet e nem sei como se faz o pagamento (é, eu sei o que vocês estão pensando...). Foi só eu ir a Brusque em um dos passeios de excursão com a mamãe que eu já encontrei uma única cópia em uma loja de artigos religiosos. Ufa!
Dez anos depois de se aderir ao repertório MPBista, mas com letras que se coincidem com Evangelho, Padre Fábio de Melo classifica este CD como intimista e um "retorno à simplicidade, ao despojamento de si mesmo, que vem de encontro ao seu atual desejo de estar em 'casa', entre amigos, e fazer um CD diferente". A foto do padre enquadrando apenas a metade do seu rosto na capa do CD
simboliza a expressão de um tempo em que ele foi só a metade e que Deus o havia completado. "O Amor que me elege sabe que sou imperfeito, incompleto. Somente a misericórdia Dele pode me completar. O CD 'O Amor Me Elegeu' é o resultado da dor, da angústia, das aflições", disse o sacerdote que passou por dramas no ano passado, como a síndrome do pânico que vem afetando a sua saúde e o suicídio de sua irmã.
Segundo o próprio Padre Fábio de Melo, "O Amor Me Elegeu" é um trabalho "diferente, por ser exclusivo da Canção Nova e por nascer justamente durante o Hosana Brasil [evento religioso que desde 1977 vem reunindo todos os anos, no mês de dezembro, milhares de fiéis na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, cidade de São Paulo] diante de uma multidão sedenta que cantava e rezava, agradecendo as maravilhas de Deus em sua vida".
Todo o álbum apresenta treze canções, quatro inéditas entre elas, que expressam a misericórdia de Deus por nós, pecadores e eleitos por ele, apesar da nossa fragilidade, como diz a descrição do disco no site da Loja Canção Nova (clique aqui). Um CD orante que realmente superou minhas expectativas.
O CD tem as participações especiais da cantora católica Ziza Fernandes na inédita "Minha Raiz (de Padre Fábio de Melo), Rogerinha Moreira, missionária da Comunidade Canção Nova, nas faixas Recebe, Senhor" (de Padre Fábio de Melo) e "Em Teu Altar" (de Rodrigo Pires, 2002) e do cantor André Leite na faixa "Fala, Senhor" (de Marcelo Marron). Dono de uma voz potente, André Leite, que foi vocalista das bandas de rock cristão Iahweh e ID2 também participa deste CD como backing vocal (junto a Ziza Fernandes, Aline Sousa, a diretora do coro Polyana Demori e Vinicius Motta) e preparador vocal do padre, ajudando-o a alcançar notas mais agudas como nunca havia feito antes nos CD's anteriores. A orquestra de cordas, sob o arranjo de Kleber Augusto, foi gravada em Petersburg Recording Studio em São Petersburgo, na Russia, com os músicos russos.
A seguir a ficha técnica do CD e as simples histórias faixa por faixa.


O Amor Me Elegeu
Padre Fábio de Melo
(P) 2018 Gravadora Canção Nova

Produzido por Maurício Piassarollo e Tiago Mattos

Direção Geral: Fábio Gonçalves Vieira (DAVI - Departamento de Audiovisuais)
Gerência de produção: Adamir Ferreira
Supervisão gravadora: Meiriane Silva
Produção executiva: Roberta Castro
Correção ortográfica: Jaqueline Augusto
Fotografia e direção de arte: Alice Venturi
Designer: Cleide Madella
Masterização: Classic Master

Arranjos e produção musical: Maurício Piassarollo
Coprodução, gravação e edição: Tiago Mattos
Mixagem: Tiago Mattos no Estúdio Codimuc em fevereiro de 2018
Assistente: Bianca Ariel
Preparação e direção de voz: André Leite
Direção de backing vocal: Polyana Demori

Arranjo de cordas: Kleber Augusto
Direção de gravação de cordas: Kleber Augusto
Engenheira de gravação: Kira Malevskaia
Estúdio: Petersburg Recording Studio (São Petersburgo, Rússia)

MÚSICOS:
Teclados: Maurício Piassarollo
Bateria: Wallace Santos
Contrabaixo: Marcelo Linhares
Guitarra/violão: Cláudio Costa
Percussão/cajon: Kabé Pinheiro
Baixo acústico: Marcelo Soares
Guitarra na faixa: Ary Piassarollo
Acordeon: Mestrinho
Backing vocal: Ziza Fernandes, Aline Sousa, André Leite, Polyana Demori e Vinicius Motta

MÚSICOS RUSSOS:
Orquestra de cordas
Violinos: Mikhail Krutik (spalla), Natalia Kalinichenko, Leonid Osipov, Nadezhda Kharitonova, Anton Levin, Nadezhda Ostrikova, Alexandra Zubova, Lilia Sitdykova, Lyubov Gavrilova, Elena Ivanova, Fedor Shalaev e Evgenia Gulman.

Violas: Sergey Zarubin, Igor Bereznev, Ilya Yelagin, Alexey Ageev, Sergey Krutik e Dimitry Chernyshenko

Cellos: Elena Grigoryeva, Vsevolod Dolganov, Kirill Kurshakov e Ilya Yurshevich

Baixo: Kirill Ziborov e Dmitry Golovchenko

1- Deus Cuida de Mim
escrita por Kleber Lucas

Padre Fábio de Melo sempre canta esta música em alguns episódios do programa "Direção Espiritual" apresentado por ele todas as quartas-feiras à noite na TV Canção Nova, mas só agora que gravou-a em um CD depois de finalmente ter conseguido a permissão do autor, o cantor evangélico Kleber Lucas. "Deus Cuida de Mim" foi gravado originalmente pelo próprio Kleber para o CD homônimo lançado em 1999. Em seguida, a música já teve outra releitura, desta vez pelo cantor Thiaguinho.

2- Minha Raiz
escrita por Padre Fábio de Melo
participação especial de Ziza Fernandes

Uma das músicas inéditas que leva a participação especial de Ziza Fernandes, que também foi uma das backing vocals do CD, fala da importância da presença de Deus em nossa vida. A meu ver, o refrão ("tenho a minha raiz no teu mistério / Eu não posso crescer em outro solo / Nada pode preencher meu coração que sempre diz: / Eu não posso ser feliz longe de ti") tem algo a ver com a Parábola do Semeador encontrada nos três Evangelhos sinópticos (Mateus 13:1-9, Marcos 4:3-9 e Lucas 8:4-8).

3- Perdas Necessárias
escrita por Padre Fábio de Melo
participação especial de Ary Piassarollo (guitarra)

A primeira gravação dessa música foi feita pelo próprio Padre Fábio de Melo para o seu álbum "Marcas do Eterno" (Paulinas-COMEP, 2003). Uma letra forte e cativante que é um consolo a quem perdeu um ente querido ou perdeu algo que gostava muito.

4- Sinal de Misericórdia
escrita por Walmir Alencar

Padre Fábio de Melo sempre diz que "Sinal de Misericórdia" é um presente de seu amigo Walmir Alencar, cantor e compositor de música católica e membro do Ministério Adoração e Vida. A letra da canção explica o Evangelho Segundo São Mateus 25, 31-46 que diz que Cristo está nos mais desamparados.

5- Fala, Senhor
escrita por Marcelo Marrom
participação especial de André Leite

Feita pelo músico e humorista Marcelo Marrom, "Fala, Senhor" demonstra claramente que Deus se manifesta apenas no silêncio e na calmaria e o quanto é importante ter tempo para nós mesmos para deixar que Deus fale conosco, como em Mateus 6,6 na Bíblia. Não é a primeira vez que Padre Fábio de Melo e André Leite cantam juntos. Com a banda Iahweh, André gravou com o sacerdote a canção "Deserto" (de André Leite, Dinarte Lemes, Eloy Casagrande e Tiago Mattos) em 2014.

6- Ao Partir do Pão
escrita por Walmir Alencar

Inspirado no Evangelho de São Lucas 24, 13-35, "Ao Partir do Pão" foi gravado primeiramente por Walmir Alencar para o segundo CD solo, "Misericórdia Infinita" (Paulinas-COMEP, 2002).

7- Em Teu Altar 
escrita por Rodrigo Pires
participação especial de Rogerinha Moreira

Segunda sequência da regravação de Walmir Alencar e do mesmo álbum, "Em Teu Altar" é um canto de ofertório que tem a participação da missionária Rogerinha Moreira.

8- Filho de Davi
escrita por Padre Fábio de Melo
participação especial de Mestrinho (acordeon)

Nesta regravação de uma das faixas do álbum "As Estações da Vida" (Paulinas-COMEP, 2001), Padre Fábio de Melo está acompanhado somente do acordeon de Mestrinho. A letra é baseada no Evangelho Segundo São Marcos 10,46-52 no qual um cego (Bartimeu) gritava através da multidão pedindo a cura a Jesus Cristo que passava por ali. E assim é possível a gente se ver como o Bartimeu, desesperado, fazendo um verdadeiro pedido a Jesus Cristo: a cura.

9- Chagas Abertas
escrita por Celina Borges

A própria compositora e amiga do padre Celina Borges foi a primeira a gravar a canção para o seu terceiro álbum, "Tributo ao Grande Amor" (2000). Uma música que reflete que o Sangue derramado pelos nossos pecados sempre "está entre nós e o perigo".

10- Recebe, Senhor
escrita por Padre Fábio de Melo
participação especial de Rogerinha Moreira

Outro canto de ofertório com a participação de Rogerinha Moreira. Em seu show de lançamento do CD na sede da Comunidade Canção Nova, Padre Fábio de Melo revelou que "Recebe, Senhor" foi feita quando ele ainda era seminarista junto à canção "Vou Cantar Teu Amor" para uma missa que ele compôs. "Vou Cantar Teu Amor" foi gravada para o CD "Canta Coração" (com Pe. Zezinho, Pe. Joãozinho, Pe. Fábio de Melo, Renan e André Luna) lançado em 1999 pela Paulinas-COMEP e "Recebe Senhor" só foi resgatada agora para o álbum "O Amor Me Elegeu".

11- Meu Tudo
escrita por Ítalo Villar, Sidnei da Silva Paula e Sidney José Cornélio da Silva

"Meu Tudo" (não confundindo com "Meu Tudo" da Ziza Fernandes) foi gravada primeiramente pelo cantor católico Flavinho para o CD "Deixa-se Amar" (Canção Nova, 2005).

12- Como é Bom Sentir
escrita por Fernando Aparecido Teixeira

"Como é Bom Sentir", assim como a faixa anterior ("Meu Tudo") é uma composição recomendada para as missas de Pentecostes. Dentre as gravações anteriores, está o registro do cantor Ralel Marques com a participação especial de Antônio Maria em 2015.

13- Vivo Pra Teu Louvor
escrita por Celina Borges e Leandro Souza

Quando ouvi esta música pela primeira vez, percebi que a sua introdução é bem semelhante à de "Radio Ga Ga" (de Roger Taylor, 1984) da banda inglesa Queen porque a canção iniciava com a bateria que fazia uma levada de synth-pop e pelo teclado que dava o tom em fá. A letra de "Vivo Pra Teu Louvor" segue o mesmo tema de "Minha Raiz" e é outra regravação da amiga Celina Borges, originalmente para o oitavo álbum da cantora, "Tudo Posso" (Som Livre, 2009). O CD se encerra  animado com esta faixa e tudo o que nós ouvimos nela é louvor!


Veja também a minha postagem sobre os 20 anos do primeiro álbum do Padre Fábio de Melo, "De Deus Um Cantador":
https://jotadejeane.blogspot.com/2017/04/de-deus-um-cantador-os-20-anos-do.html-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil