"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 7 de outubro de 2018

Motivos para amar a novela "As Aventuras de Poliana" do SBT

 Post especial da semana da criança


Kessya (Duda Pimenta), Poliana (Sophia Valverde) e Luigi (Enzo Krieger)


                
No ar desde o dia 16 de maio no SBT, "As Aventuras de Poliana" vem atraindo o público infanto-juvenil (e adulto também, por que não?) e conquistando o segundo lugar no ibope, desbancando as telenovelas bíblicas da TV Record ("Apocalipse" estava em suas últimas semanas quando "As Aventuras de Poliana" estreou). Eu adoro essa novela, é uma das coisas mais saudáveis de se ver pela TV. Mas você deve dizer: "esta novela é pra criança!" Muito prazer, eu sou criança! Risos. Aqui eu listo o que me atrai à essa obra de Íris Abravanel além de ser inspirado no livro "Pollyanna" (1913) de Eleanor Hodgman Porter (1868-1920):

AS PERSONAGENS:



Poliana (Sophia Valverde): a menina alegre e com o coração sem tamanho é filha de um casal de atores de uma trupe de teatro itinerante. Com a morte deles, a pequena nordestina se muda para São Paulo e é adotada pela rígida Luísa (Milena Toscano/Thais Melchior), sua tia materna. Mesmo contra a vontade da tia, Poliana consegue uma vaga na escola Ruth Goulart, a mesma onde sua mãe estudou artes para ser atriz. Lá a menina faz amizades, mas também se depara com certos ventos contrários, como se não bastasse a frieza de sua tia em casa. Na casa de Luísa, Poliana encontra o alívio para a solidão através dos empregados Nanci (Rafaela Ferreira) e Antônio (Jitman Vibranovski). Porém foi através de seus pais que ela aprendeu a jogar o tal "jogo do contente" que consiste em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis. Na vida real, contudo, esse tal jogo não é nada recomendado em algumas situações, viu?


Luísa (Thaís Melchior/Milena Toscano): Tia materna de Poliana, Luísa é introvertida, amargurada, séria e fria. Frustrada pelo passado, Luísa deixa bem claro que não gosta de criança, mas cria sua sobrinha por obrigação. Ou melhor, tudo ela faz por obrigação e não por prazer. Ela cuida dos bens e investimentos da família, embora ela esteja brigada com o irmão mais velho Durval (Marat Descartes), dono da padaria Ora Pães Pães, e passa o dia todo trancada em casa trabalhando para esquecer. Porém sua rigidez se multiplica quando sente que todas as lembranças vêm à tona através do entrosamento de Poliana com pessoas ligadas à família, mesmo que a garota não saiba que algumas dessas pessoas são seus parentes que Luísa deseja apagar da memória. A personagem é inspirada na Tia Polly do livro "Pollyanna". Nos bastidores, a atriz Milena Toscano que faz o papel de Luísa descobriu em março desse ano que estava grávida e, ao ter sua licença-maternidade, foi substituída pela atriz Thaís Melchior que permanecerá até o fim da novela. 
Sem falar que, além de eu ter um certo problema de ingenuidade mais ou menos como da Poliana, eu tenho um pouco de Luísa: sou fechadona, isolada, guardo ressentimentos por certas pessoas que me decepciona(ra)m e tento me afastar delas. Sai de baixo! Como diria o Eduardo Costa: ♫"pronto, faleeei!" Risos.



João Barros (Igor Jansen): amigo de Poliana, o garoto cearense é filho de mãe submissa e pai autoritário que obriga o garoto a largar os estudos para trabalhar com ele na roça. Não aceitando as ordens do pai, João se imigra para São Paulo e mora às escondidas no porão da escola Ruth Goulart onde ele flagra as maldades de certos alunos. Ele tem o dom de aprender rápido e talento para a música. O personagem de Igor Jansen é baseado no Jimmy Bean do livro "Pollyanna", sendo que o nome de seu cachorro de estimação, o Feijão, vem curiosamente do sobrenome do personagem original ("bean", que em português significa feijão").



Luigi (Enzo Krieger): Nerd tímido, Luigi é cinéfilo de carteirinha, gosta de filmes de terror e sempre tenta produzir e dirigir os seus próprios. Na Escola Ruth Goulart é alvo de bullying dos colegas Éric (Lucas Burgatti) e Hugo (Henry Fiuka), mas é acolhido por Poliana e Kessya (Duda Pimenta). Os três, aos olhos dos maldosos Éric, Hugo e a mimada Filipa (Bela Fernandes) são tratados como os losers (perdedores). Bullying é o tema recorrente através do personagem-vítima.



Kessya (Duda Pimenta): ela é uma menina esforçada, inteligente e tem talento na dança. A garotinha consegue uma bolsa de estudos na Escola Ruth Goulart, mas não se acostuma com o novo ambiente devido às provocações dos colegas e à rigidez de Débora (Lisandra Cortez), professora de dança. Ao contrário da Poliana, quando o assunto é provocação da Filipa (Bela Fernandes), Kessya é realista e não leva desaforo pra casa, fazendo de tudo para proteger a sua própria pele e a dos amigos Luigi e Poliana. Tô contigo, Kessya, a nossa mini-guerreira!



Filipa (Bela Fernandes): Supermimada pelo pai, o arrogante Roger (Otávio Martins) que trabalha como CEO (diretor executivo) de uma empresa de videogames e se acha superior por ser o único a ter contato direto com o enigmático dono da empresa, e pela mãe, a socialite fútil Verônica (Mylla Christie) que não leva jeito para nada (tampouco para ser mãe. Eu falo, mesmo!), Filipa é aluna da Escola Ruth Goulart que se destaca mais por atuar, cantar e dançar melhor que todos do colégio. Ela acredita que é superior por ter milhões de seguidores em suas redes sociais nas quais ela posta aqueles tradicionais fotos e vídeos pra lá de desnecessários e por existirem colegas que querem andar com ela. Tanto a Filipa quanto o pai Roger são vilões que não admitem serem contrariados. Pra Filipa o céu é o limite: ela se sente ameaçada quando a Poliana entra na escola, acreditando que esta puxaria seu tapete. E com a ajuda de Éric, Hugo e a professora Débora, sua tia (Lisandra Cortez), ela planeja coisas piores em cima da pobre menina. Filipa tem um cérebro invertido pelos pais que não a educam e é tão terrível que seu nível de maldade faz com que a mexicana Maria Joaquina (da novela "Carrossel") fosse uma formiguinha ao seu lado. Merecia entrar para o hall de vilãs inesquecíveis de novelas genuinamente brasileiras, sendo que Filipa seria a única (até agora) a representar o público infantil e o SBT.


Yasmin (Bia Lanutti): Acostumada com a vida de luxo quando seus pais eram casados, Yasmin começa a desdenhar sua mãe Cláudia (Letícia Cannavale), seus irmãos mais novos Gael (Vinícius Siqueira) e Benício (Kauan Siqueira), a ausência do pai e sua nova vida mais humilde depois da separação. Para manter a aparência de boa vida, Yasmin faz amizade com a terrível Filipa. Ela passa a ser um capacho da aluna-estrela da Escola Ruth Goulart e mente que é de uma família bem-sucedida para não perder a amizade. Embora ela no fundo reprove as maldades da Filipa, Yasmin se vê obrigada a concordar e a participar dos planos da amiga. É uma personagem que merece ser vista com compaixão, por se permitir ser feita de marionete, inclusive para seguir os padrões do sistema alienante para ser uma pessoa valorizada.

                      

Lorena (Pietra Quintela): essa fofura de menina é uma personagem destemida que não gosta de ser descartada quando seu amigo Mário (Theo Medon) monta um clube só para meninos com seus novos vizinhos. Filha de Durval (Marat Descartes), irmã caçula de Raquel (Isabella Moreira) e prima de Poliana, Lorena é vítima de machismo dos garotos, faz de tudo para entrar no clube e participa das investigações do misterioso vizinho da mansão 242, o Senhor Pendleton (Dalton Vigh).


AS ESTRELAS:

                
Larissa Manoela: A princípio, a estrela-mirim do SBT seria escalada para protagonizar a novela, mas a direção remanejou-a para o outro papel, a imatura Mirela, já que a personagem-título tem apenas onze anos e Larissa chegará à maioridade no dia 28 de dezembro desse ano. Mirela é estudante da Escola Ruth Goulart. Tem talento na música e uma grande amizade com a Raquel (Isabella Moreira), mas essa amizade está com os dias contados, já que as duas são apaixonadas pelo mesmo rapaz, Guilherme (Lawrran Couto), irmão mais velho de Filipa, filho menos valorizado de Roger e Verônica que, além de sua avó paterna Glória (Clarisse Abujamra) e de seu tio Marcelo (Murilo Cezar), é o cordeiro da família de lobos. Mirela é do tipo de faz de tudo para ser popular na escola e ser famosa como o seu ídolo, o youtuber Luca Tuber (João Guilherme), este que estuda na mesma escola que a fã e de vez em quando vive procurando sarna pra se coçar a cada vídeo que posta na internet.



A volta de Myrian Rios: depois de 16 anos exercendo como missionária da Comunidade Canção Nova, deputada estadual do Rio de Janeiro e locutora da rádio católica carioca Catedral FM, Myrian Rios retorna à TV nesta novela no papel de Ruth Goulart, diretora da escola e neta de sua fundadora. É uma mulher rígida que vive só de trabalho, mas no fundo é sensível. Não tem marido, nem filhos e sofre escondida por um motivo misterioso.




Para encerrar o post: A música "Jogo do Contente" da autoria de Daniel Lopes e da escritora Thalita Rebouças cantada pela Sophia Valverde, a Poliana! O videoclipe foi exibido pela primeira vez em um dos capítulos da novela em agosto.



Veja também a minha postagem sobre os livros "Pollyanna" e "Pollyanna Moça"

https://jotadejeane.blogspot.com/2018/05/livros-pollyanna-e-pollyanna-moca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil