"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 20 de janeiro de 2019

Relembrando a adolescência 05 - As 7 músicas mais toscas dos anos 1990 (Canal 90)

As 7 Bizarras de Todas As Rádios 




Para começar este post, relembro de uma fala do apresentador Fausto Silva no programa "TV Ano 50", um especial comemorativo dos 50 anos de televisão que foi ao ar pela Rede Globo no ano de 2000, antes de exibir os momentos inesquecíveis _e ao mesmo tempo engraçados_ da TV em um episódio sobre programas de auditório: "para quem viveu a época, é um momento para matar saudade. Para a galera mais jovem, é o momento para dar risada. A moda é um elemento pendular. Portanto, o que você está usando hoje pode parecer ridícula no futuro ou pode parecer momento de saudosismo".
E foi bem isso mesmo que eu senti ao ver um dos vídeos do "Canal 90" comandado pelo Nogy no YouTube do qual eu falarei aqui. Uma mistura de sensação de saudade e de muito humor. Sem falar que eu ri pra caramba! Se você ficou com aquela cara meio de ponto de interrogação ao ler a tradução da música "Coco Jamboo" (de Kai Matthiesen, Delroy Rennalls e Rainer Gaffrey, 1996) do grupo alemão Mr. President no post anterior da série "Relembrando a Adolescência" no meu blog (clique aqui), veja mais 7 músicas citadas no vídeo do "Canal 90". Quase todos os artistas mencionados aqui são one-hit wonders, ou seja, sucessos com uma música só.
Nogy, o dono do canal, na conclusão desse vídeo, deixou claro que a intenção não foi criticar no tom sério e sim "tratar com bom humor de um tempo maravilhoso que infelizmente ficou pra trás e deixou muitas saudades". Verdadeiríssima! Um tempo em que a minha única obrigação era passar de ano no colégio. Aqui o menino fez uma lista de sete músicas inesquecíveis e, simultaneamente, bizarras que tocavam nas rádios de todo o Brasil, tipo Band FM, Jovem Pan, etc. Vamos viajar! Logo depois de ler a postagem, assista ao vídeo , relembre e sorria.

1- "É o Bicho" - Iran Costa
(de Ricardo Chaves, 1993)

Eu sinceramente não me lembro dessa releitura da música do Ricardo Chaves com roupagem de eurodance, pelo que eu lembro a versão do Iran Costa não chegou a tocar aqui em Santa Catarina. Mas dizem que chegou a fazer sucesso internacional, certamente graças a levada dance europeia que era a tendência musical mundial. Mas repare no videoclipe produzido com técnica ultra bizarra de chroma key! Alguns takes até lembram o do icônico "Pump Up The Jam!" (de Manuela Kamosi "Ya Kid K" e Thomas de Quincy, 1989) do projeto musical belga Technotronic.

2- "Dança do ET" - Rodolfo e ET
(Rick Bonadio, 1998)

A dupla formada pelos repórteres humorísticos Rodolfo Carlos de Almeida e Cláudio Chirinian (1963-2010), o ET, que a princípio trabalhavam para o Ratinho no programa "Ratinho Livre" da Rede Record em 1997, fizeram tanto sucesso no ano seguinte como assistentes do Gugu no programa "Domingo Legal" do SBT que resolveram gravar um CD lançado pela Virgin Records (Universal Music) para impulsionar ainda mais. Não, não é piada! Sem falar que aconteceu o mesmo naquele ano com a Tiazinha, personagem de Suzana Alves, do programa juvenil de auditório "H" apresentado por Luciano Huck na TV Bandeirantes. O único grande sucesso radiofônico foi "Dança do ET" que seguia a mesma tendência musical do grupo É O Tchan. Revirando a minha memória, eu lembro de como eu e meus parentes nos divertíamos ao som pagode 90 na primeira comunhão do meu irmão, inclusive com um CD [pigarreando envergonhada] pirata emprestado da dupla. E como nos divertíamos! Imagine uma música com um verso desse: "pegue o seu amiguinho e chame ele de trocinho [?]/ Empurra, puxa pra lá e pra cá segurando..." pelo bigolinho???? Eu, hein... Risos!

3- "No Te Preocupes" ("Break My Stride") - El Símbolo
(Greg Prestopino e Matthew Wilder, 1983/  1994)

A única música internacional da lista que foi um sucesso no verão de 1995/1996 no Brasil. Em quase todas as rádios lá estava a música mais estimada do grupo argentino. Inclusive eu já fiz uma postagem sobre a música (clique no link seguinte) para quem quiser saber mais sobre "No Te Preocupes", o que abriu a série "Relembrando a Adolescência" no meu blog.
https://jotadejeane.blogspot.com/2018/08/relembrando-adolescencia-01-no-te.html

4- Pot- Pourri "Samba Duro" (1994) - Tonho Matéria
a)"Maria Gasolina"
(Reny Veneno, Nego do Surdo e Nilton Teixeira)
b)"Melô do Tchaco"
(Neivaldo Sales, Baúla e Tonho Matéria)
c)"Feijão de Maria"
(Tonho Matéria)
d)"Cara de Tola"
(Neivaldo Sales, Baúla e Tonho Matéria)
e)"Beco de Gal"
(Tonho Matéria)
f)"Pega Pra Capá"
(Deni/Sinho)

Pouco antes do grupo É o Tchan (primeiramente chamado Gera Samba) se ascender ao sucesso, o cantor, compositor e músico baiano Tonho Matéria já emplacava com o chamado "samba duro", um gênero musical da Bahia com esse pot-pourri simplesmente conhecido pelo refrão "tchaco, eu tô em cima, tô em baixo". Um dos trechos mais engraçados da música foi citado pelo dono do Canal 90: "A menina da ladeira não tem cara de tola / Tem um beijo maldoso, com gosto de cebola". Aliás, a música é inteiramente bem humorada. Outro trecho que eu destacaria:"Cadê o feijão? Tá na casa da Dona Maria / O feijão dela é gostoso, mas dá 15 dias de dor na barriga". Risos.

5- "Rebola na Boa" - Mr. Jam
(Fabianno Almeida e Rodrigo Sto. Anastácio, 1998)

Esse funk balançadinho do grupo Mr. Jam é "chiclete" do início ao fim. É uma levada que realmente lembra as músicas do cantor Vinny, outro que também estourava na época. A princípio, Mr. Jam era formado somente pelos irmãos Fabianno e Laura Almeida em 1996, porém, foi só em 1998, com Dudu Marote (produtor musical que já trabalhou com Skank, Pato Fu e Jota Quest) e Ricardo Pinda como mais dois integrantes, que Mr. Jam emplacou com "Rebola na Boa" que, no ano seguinte, fez parte da trilha sonora da fracassada novela "Vila Madalena" da Rede Globo. Com o fim da banda em 2002 em razão de projetos individuais, Fabianno Almeida se torna produtor musical e passa a se identificar com o mesmo nome do antigo grupo, Mr. Jam.

6- "Relaxa" - Banda Vagabundos"
(Rogério Chemeli de Arruda "Banana", 1999)

Com o sucesso dos saudosos Mamonas Assassinas, surgiram várias bandas com propósitos humorísticos, não necessariamente no estilo rock 'n' roll. A banda Vagabundos, por exemplo, seguia a tendência do pagode 90. O grupo carioca integrado por Adriano, Carlão, Fernando e pelos irmãos Banana e Ronald fizeram sucesso com  música "Relaxa" que virou tema da competição da banheira do Gugu no programa Domingo Legal do SBT. Nesta primeira formação, o quinteto gravou o primeiro CD que leva o nome da música que foi produzido pelo renomado Rick Bonadio (outra menção a ele nesta lista) e lançado pela Virgin/Universal Music.

7- "Morango do Nordeste" - Lairton dos Teclados
(Fernando Alves e Walter de Afogados, 2000)

Quer dizer que eu não sou a única gostar da parte das "batatas da terra" na letra? Gargalhadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil