"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"Meu Refrigerador Não Funciona" - Os Mutantes



Capa do LP "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado" de 1970.

O meu refrigerador não funciona
O meu refrigerador não funciona
Eu tentei tudo
Eu tentei de tudo
Não funciona
Não, não, não
O meu, o meu
O meu refrigerador não funciona


Eu sempre gostei dessa música d'Os Mutantes, muito mais por causa da Rita Lee representando a Janis Joplin (eu que adoro a Janis) no início dela, mas eu nunca entendi o sentido da letra, até que eu fui procurar no Google e encontrei um texto em um arquivo em PDF que por sinal é um trabalho universitário sobre a representação da juventude dos anos de 1968 a 1971. E esse texto também faz uma citação a canção bilíngue "Meu Refrigerador Não Funciona" dos Mutantes, uma crítica velada ao consumismo que "é realizada com gritos de lamento por conta de um aparelho eletrodoméstico quebrado. Aproveitando a fama da cantora Janis Joplin e do exagero tipicamente tropicalista, o trio compõe uma faixa, com duração de 6 minutos, para tratar de uma relação “doentia” com os bens de consumo. Tal grande febre consumista é resultante das relações estreitas com os Estados Unidos da América durante os chamados 'Anos Dourados' " (clique aqui para o texto na íntegra).
Para descontrair: hoje em dia, ao cantarolar a música, dá pra trocar o "refrigerador" da letra por smartphone , as coberturas 3G e 4G e aplicativos como Whatsapp.


Meu Refrigerador Não Funciona
escrita por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias
interpretes:Os Mutantes
(P) 1970 Polydor Discos / Universal Music Brasil

4 comentários:

  1. na verdade essa música se trata de uma broxada .. "eu tentei de tudo não funciona" "você precisa dar amor a alguém" kkk até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que ela não conseguia reesfriar o corpo depois de uma noitada daquelas😂🤣

      Excluir
  2. ah, pelo amor de deus, né!?
    todo mundo sabe que esses caras usavam ácido como se bebe água
    isso é só uma música non-sense, não há critica velada a nada que você possa conceber

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil