"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

"Como vou ser triste esse ano se"...







Todo final de ano, muitos usuários de redes sociais fazem sua retrospectiva de momentos felizes em suas páginas através de fotos e vídeos como forma de gratidão. Lembra da trend* do ano passado "Como vou ser triste esse ano se..."? Um fenômeno internético que dividiu opiniões e com toda a razão. Enquanto para alguns é uma forma de celebrar e agradecer, para outros pode gerar comparações desconfortáveis e até certa negação da tristeza (Revista Capricho), fomentando a positividade tóxica, ou seja, a obrigação de ser feliz, bem alinhado ou motivado o tempo todo. Ficar triste se tornou proibido. 

Ao olhar aquele rosário de momentos felizes e inalcançáveis registrados em fotos e vídeos em redes sociais, dá aquela impressão de que a vida do dono da página é só sucesso e felicidade plena. Sabe aquela frase que diz que "a grama do quintal do vizinho é sempre mais verde do que a nossa"? Exatamente isso. Quem assistiu ao filme "Ingrid Vai Para O Oeste" ("Ingrid Goes West", Star Thrower Entertainment, 141 Entertainment e Mighty Engine, 2017) sabe a referência. (clique aqui para ver a minha postagem sobre o longa-metragem).

Vale lembrar que isso não é julgamento e nem desmancha-prazeres, e sim uma reflexão. A felicidade faz parte da nossa vida, mas ser triste também. Tristeza e fraqueza não são e nunca foram crimes. Celebrar a vitória é tão importante quanto reconhecer a derrota. Vida perfeita não existe. 

A jornalista e apresentadora Cris Guterres, em um vídeo de dezembro do ano passado para a sua coluna do Universa, a plataforma do canal UOL, só falou verdades sobre a famosa trend da "retrospectiva de gratiluz". Faço minhas as palavras dela e sua reflexão merece engajamentos. Vale a pena ver o vídeo.

*Trend: fenômeno cultural ou de conteúdo que viraliza rapidamente nas redes sociais


Desejo um 2026 com boa saúde mental e maturidade pra reconhecer que tristeza e felicidade são fundamentais na nossa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil