"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 22 de agosto de 2017

52 anos de Jovem Guarda


Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos: jovens tardes de domingo.

Hoje eu vou falar de um gênero musical do qual eu gosto muito e foi através da descoberta da existência desse movimento que eu aprendi a gostar de Roberto Carlos, isso em 1995: a Jovem Guarda. Hoje o movimento faz 52 aninhos!
Dia 22 de agosto de 1965, às 16:30h, foi ao ar pela TV Record em São Paulo o programa "Jovem Guarda" apresentado pelo trio Roberto Carlos (o rei e "o brasa"), Erasmo Carlos (o "Tremendão") e a Wanderléa, (a "Ternurinha").
O programa "Jovem Guarda" foi uma criação da agência de propaganda Magaldi, Maia e Prosperi para a grade de programação da TV Record. A demanda veio com a proibição das transmissões ao vivo das partidas de futebol nas tardes de domingo. A princípio, surgiu a ideia de contratar Roberto Carlos e Celly Campello (1942-2003) para apresentarem o programa, mas Celly, casada, recusou-se a voltar à carreira artística. Chamaram então Erasmo Carlos, cantor da música "Festa de Arromba" (de Roberto e Erasmo Carlos, 1965) e Wanderléa para fazerem companhia ao Roberto. "Festa de Arromba" seria o nome do programa inspirado na música do Erasmo, mas o trio alertou que o sucesso da canção iria passar e o título perderia a força. Daí os idealizadores do programa lhe batizaram com o nome "Jovem Guarda" baseado em uma frase do revolucionário russo Vladimir Lenin (1870-1924) na qual dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada".
O programa foi gravado no Teatro Record, na Rua da Consolação em São Paulo. Centenas de jovens que não passavam dos 20 anos lotavam o auditório e foram ao delírio com o trio Roberto-Erasmo-Wanderléa, além de artistas convidados. Em menos de três meses, só em São Paulo a audiência do programa era de três mil espectadores! Roberto Carlos na época já era o fenômeno. Frases como "ei, ei, ei! Roberto é o nosso rei!" ou "asa, asa, asa, Roberto é uma brasa" são entoadas aos gritos pelos fãs.
😍😍😍


Muito além da televisão, um movimento!

Erasmo Carlos, Martinha, Wanderlei Cardoso, Wanderléa, Eduardo Araújo e Roberto Carlos: a turma de arromba.


A Jovem Guarda foi o primeiro maior movimento juvenil do Brasil. Suas principais influências eram o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960 e o soul da Motown. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época. Sem falar também na inspiração nos Beatles, a febre internacional. Inclusive Roberto e Erasmo se apresentavam com terninhos sem gola como o fab-four britânico. Os mais intelectuais até hoje torcem o nariz e acusam diversas vezes a Jovem Guarda de se manter afastada das discussões políticas que sacudiam o Brasil durante os primeiros anos da Ditadura Militar e de desviar a juventude dessa situação. Era considerada música alienada pelo público engajado e setores da crítica mais afeitos primeiramente à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais da emergente MPB.
Querelas à parte, a Jovem Guarda impulsionou o lançamento de discos, roupas e diversos acessórios. Todo um comportamento jovem daquele período foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. O modo de se vestir (calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto) bem como as gírias e expressões ("broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?") viraram referência para muitos adolescentes do período. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa também lançavam seus bonequinhos. Com o mega sucesso e apelido de "rei da juventude", Roberto grava seu primeiro filme, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" dirigido por Roberto Farias.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo (1951-2008), Wanderley Cardoso, Jerry Adriani (1947-2017), Martinha, Vanusa, Leno e Lílian, os grupos Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps,  Os Incríveis, Os Vips, The Fevers... eram tantos!

O fim

Dia 17 de janeiro de 1968 foi o último programa com Roberto Carlos. Este havia acabado de ganhar o Festival San Remo 1968 defendendo a música "Canzone Per Te" de Sergio Endrigo (1933-2005).  "Jovem Guarda" prosseguiu com Erasmo e Wanderléa, mas não teve o mesmo impacto de quando "o brasa" Roberto Carlos estava com os dois. O programa saiu do ar definitivamente em junho de 1968. 😢

Jovem Guarda para sempre!!

Fonte: Wikipédia


Saudade Não tem Idade

O site oficial do "brasa" Roberto Carlos relembra esses "velhos tempos e belos dias" com curiosidades bem interessantes. Veja!
http://www.robertocarlos.com/novidades/parabens-jovem-guarda/


Ouça esta playlist "brasa" da Jovem Guarda no Spotify idealizada pelo site oficial de Roberto Carlos!
(na versão gratuita, recomendado ouvir pelo computador ou pelo notebook)
https://open.spotify.com/user/robertocarlosoficial/playlist/33wybzbYrAsMtU1LLoybLC

YOUTUBE: Ouça "Os Grandes Sucessos da Jovem Guarda" (volumes 1 e 2), Discos CBS (hoje Sony Music), 1975

Volume 1:
https://www.youtube.com/watch?v=OLl-2Lz5bVw

Volume 2:
https://www.youtube.com/watch?v=4ESkrQSLv4U

"Jovem Guarda" (da coleção "Acervo Especial") - BMG Ariola (hoje Sony Music), 1994
https://www.youtube.com/watch?v=hbhjUsPpn5c



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil