"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

75 Anos de Clara Nunes

Homenagem da Portela em sua fanpage oficial no Facebook


Neste sábado que passou (12 de agosto), Clara Nunes, minha cantora preferida, faria 75 anos. Clara, que faleceu no dia 2 de abril de 1983 em decorrência de complicações em uma cirurgia de varizes, foi uma das mais importantes intérpretes da MPB. Embora ela fosse lembrada como cantora de samba, ela "brilhou também em xote, baião, MPB e musicais inesquecíveis" (Jornal O Globo).
Assim que meus pais conseguiram finalmente comprar o primeiro aparelho de som 3 em 1, isso em 1983, 84, por aí (na época eu ainda era bebê), o primeiro LP que eles compraram foi "Clara Nunes - Sucessos de Ouro" (EMI Music, hoje Universal Music, 1979) que era uma compilação de seus grandes sucessos. Era impressionante uma cantora com uma voz tão angelical interpretar sambas. Mais surpreendente ainda é saber que, em época que samba e mulher cantando o gênero não eram comercialmente viáveis, o álbum "Claridade" de 1975 (aquele de "O Mar Serenou") vendeu 600 mil de cópias.


💖💖💖
Houve poucas homenagens à Clara, mas só de a mídia (re)lembrá-la valeu a pena. O Vídeo Show desta sexta-feira (11 de agosto) fez uma breve homenagem à cantora. Veja no link abaixo:
http://gshow.globo.com/programas/video-show/noticia/clara-nunes-ganha-homenagem-do-video-show.ghtml

Veja também a reportagem do Jornal O Globo:
http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/clara-nunes-brilhou-em-sambas-xotes-baioes-mpb-musicais-inesqueciveis-21670658

Homenagem do programa "Ponto do Samba" apresentado por Rubem Confete na Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (ao entrar no site, clique no player para ouvir o especial na íntegra)
http://radios.ebc.com.br/ponto-do-samba/2017/08/ponto-do-samba-estreia-em-novo-horario-homenageando-clara-nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil